A Global Money Week – Semana Mundial do Dinheiro (tradução livre), é uma campanha global feita pela OCDE para viabilizar a educação de crianças e jovens.
Em 2022, em sua 10ª edição, o evento aconteceu entre os dias 21 e 27 de março, atingindo, até essa edição, 40 milhões de jovens, em 175 países.
A atual edição contou com o tema: “Construa seu futuro: use seu dinheiro de forma inteligente”.
O objetivo é que jovens possam ter educação financeira de maneira que possam tomar decisões financeiras consistentes e possam, no futuro, obter o bem-estar e a resiliência financeiros.
Tecnologia, juventude e fintechs
As novas gerações estão totalmente inseridas nesse contexto tecnológico, sua vida financeira, não poderia ser diferente.
A preferência é por serviços remotos por meio de seus smartphones, ao invés de contas tradicionais em banco com serviço presencial e burocrático.
Por isso, as soluções financeiras que as fintechs oferecem são tão atrativas à juventude. Com certeza, juventude e fintech deram match.
As contas digitais são a maioria entre os jovens adultos. Um estudo da Mambu registrou que 54% dos brasileiros entre 18 e 35 anos preferem contas digitais.
Além de mostrar que 12% dos jovens brasileiros não possuem banco, o que é uma porta aberta às fintechs. Veja abaixo as fintechs que oferecem soluções especiais destinadas aos jovens:
PULPA
Começando com em torno de cem reais ao mês, é possível guardar dinheiro para os pequenos que podem crescer junto com os mesmos. Para assim:
- Comprar coisas que queiram;
- Entendam a importância das finanças;
- Saibam como valores monetários funcionam;
- Aprendam a economizar.
Além disso, é possível convidar familiares e amigos para contribuir.
BANCO INTER
Na conta Kids, que é gratuita e completa, conta com cartão de débito, investimentos e ensinamentos sobre educação financeira. Os responsáveis podem planejar e investir no futuro dos seus filhos.
NEXT
Aventura, personagens da Disney e educação financeira podem estar unidos, a conta é gratuita e possibilita gerenciar os gastos.
Na NextJoy, a conta digital da Next, pais e filhos podem contar com mesada programada, cartão de débito, benefícios exclusivos e educação financeira.
NG.CASH
Carteira digital focada no público jovem e gratuita. A conta tem cartão pré-pago virtual, cartão físico, mesada programada, descontos em lojas parceiras e transferências via Pix.
SUPERDIGITAL
Com foco em menores de 18 anos, sua conta digital tem cartão mesada, funcionando como um cartão pré-pago. O controle das finanças do cartão pode ser feito através do aplicativo.
YOURS BANK
Sua conta digital voltada ao público jovem permite simulação de investimentos, envio e recebimento de dinheiro, colocar metas e cartão de crédito pré-pago. Outros benefícios são o gift card, recarga de celular e cartão virtual.
Z1 e MOZPER
Na Z1 a conta digital para adolescentes oferece cartão pré-pago, é gratuita.
Na Mozper conta com controle por meio de aplicativo, a conta digital auxilia os pais na educação financeira dos filhos. É possível escolher os locais e o valor que os filhos podem gastar. A conta possui cartão pré-pago.
TINDIN
Inovando, a startup traz um aplicativo que “gamifica” a educação financeira e permite que as crianças aprendam, na escola ou em casa.
PRAVALER
Plataforma digital de soluções financeiras para a educação. Fintech de financiamento estudantil privado.
PROVI
Solução de acesso à educação, possibilita o financiamento de cursos por meio de sua plataforma.
EUTBEM
Oferece consórcios e suas modalidades que enquadram nos sonhos dos jovens são festa de 15 anos, faculdade e intercâmbio.
Por meio do consórcio é possível fazer contribuições mensais, até ser possível a utilização da carta de crédito.
BANCO BS2
A conta Blu é voltada para os adolescentes, integra educação financeira, por meio de gamificação e desafios que incentivam o jovem a poupar dinheiro, e conta digital, com cartão pré-pago gratuito, transferências e mesada programada.
PREVKIDS
Por meio da plataforma, é possível investir em uma previdência privada, para o futuro da garotada, sendo viável que familiares e pessoas próximas possam ajudar.
Este artigo foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog da Fincatch. Lá você encontra diversos conteúdos sobre o universo das fintechs.