Indicadores

Conheça os Melhores Indicadores de Vendas para sua Empresa

Conhecer e investir nos Indicadores de Vendas certo para sua empresa é essencial para o Processo de Vendas.

Isto porque, a partir dos dados oferecidos por tais indicadores é possível investir em estratégias de vendas que garantirão maior sucesso da sua empresa.

Além disso, os indicadores permitem entre outras coisas estudar e oferecer melhorias para o Time de Vendas.

Neste artigo você terá acesso aos melhores Indicadores de Vendas para potencializar os resultados de sua Empresa.

Primeiro, entenda o que são Indicadores de Vendas

Indicadores de Vendas são os chamados KPI’s (Key Performance Indicator) que em tradução direta são: Indicadores Chave de Performance.

Esses Indicadores de desempenho não são exclusivos da equipe de vendas, mas sim, uma ferramenta para todos os setores empresariais.

Ou seja, todo e qualquer setor da sua empresa pode possuir KPI’s para ajudar na análise dos dados e melhoria nos processos.

Ter uma listagem dos principais Indicadores de Vendas é essencial para todas as empresas.

Contudo, um grande problema é que muitas vezes cai-se na tentação de fazer uma enorme listagem de indicadores.

Por este motivo é muito importante analisar e escolher os indicadores que mais se adequa à realidade da sua empresa.

Mas, independente de qual for escolhido, o importante é que possua indicadores de vendas que devem ser acompanhados com frequência.

Isto porque, sua empresa e vendedores só atingiram a alta performance quando deixarem de percorrer somente o grande número de vendas, e pensar na qualidade.

Números são bons e todas as empresas os buscam, mas é preciso pensar se há qualidade no processo de aquisição de novos clientes.

Melhores Indicadores de Vendas

Para auxiliar então os empresários, acompanhe aqui os melhores Indicadores de Vendas. Analise e escolha os mais indicados para sua empresa.

Número de Leads Gerados e Número de Leads Qualificados

Os leads são contatos consideradas potenciais para se tornarem clientes da sua empresa.

São então, o público alvo atingido pelas propagandas e que se interessou pela sua solução e assim se tornou um contato.

Dessa forma, eles são contatados pela equipe de vendas ou por materiais específicos com o intuito de fechar as vendas.

Acompanhar então, o número de leads gerados para a empresa é um excelente indicador para avaliar os resultados das estratégias de Marketing e Publicidade aplicadas.

Lembrando que para uma melhor análise destes fatores é essencial que se confronte com o Funil de Vendas.

Ou seja, verificar se as estratégias adotadas no Topo, Meio e Fundo de Funil estão sendo efetivas.

Consequentemente ao analisar o número de leads gerados é preciso acompanhar o número desses leads que foram qualificados.

Como dito, os leads são aqueles potenciais clientes, contudo, nem todos podem realmente serem qualificados à consumirem sua oferta.

Por este motivo é preciso trabalhar este lead fornecendo-o informações referentes ao seu produto e serviço, para que ele tome a decisão de compra.

O número de leads qualificados é acompanhado por meio do cálculo de número de propostas e orçamentos enviados.

Número Total de Vendas Fechadas

É um dos indicadores mais importantes para acompanhar o sucesso das estratégias de vendas e marketing adotadas.

Contudo, o número de negócios fechados ou vendas oferecerá maiores informações quando analisado em conjunto com outros indicadores.

Mas a análise do mesmo de maneira isolada possibilita ao gestor estabelecer metas para o time de vendedores.

Ticket Médio de Vendas

O Ticket Médio é um indicador que fornece ao empresário dados acerca do gasto médio dos clientes por período.

Para calculá-lo basta aplicar a seguinte fórmula:

Ticket Médio = Faturamento Total / Número de Pedidos de Vendas

Este indicador tem ligação direta com o faturamento, pois, a partir de seus dados é possível aplicar algumas estratégias comerciais, como:

  • Descontos progressivos;
  • Política de Frete Grátis a partir de um certo valor gasto;
  • Combos de Produtos;
  • Promoções Exclusivas, etc.

Taxa de Conversão

Este seja talvez um dos principais indicadores e o mais utilizado, pois avalia a eficiência dos vendedores de forma direta.

Isto porque é a conversão é o ato de fazer com que aquele lead torne-se cliente, ou seja, finalize a compra.

Seu valor em percentual pode ser encontrado a partir do seguinte cálculo:

Taxa de Conversão = (Número de Pedidos / Número de Oportunidades) X 100

Além disso, é bom que se realize os chamados Teste A/B para avaliar as estratégias e assim saber o que deve e o que não deve continuar.

CAC – Custo de Aquisição por Cliente

Enquanto o Ticket Médio analisa o valor que o seu cliente gasta na sua empresa, o CAC acompanha o valor que a sua empresa gasta para adquiri-lo.

Aqui se levanta todo o Investimento realizado desde as campanhas de Marketing até os Gastos na Venda.

Com o valor total dos investimentos aplique a seguinte fórmula: CAC = Valor total do Investimento / Número de Novos clientes.

A partir dos dados adquiridos o empresário consegue analisar a eficácia da estratégia de captação de clientes.

Isto porque, sendo o CAC maior que o Ticket Médio, isto significa que você está gastando mais do que ganha.

Ciclo de Venda

O objetivo deste indicador é a acompanhar o tempo que se leva para vender todo e qualquer produto.

Deve-se apontar o período que se estende entre o primeiro contato até o fechamento da venda.

O essencial é que o ciclo de venda seja o menor possível para se garantir o lucro desejado.

Se houver um aumento exponencial do ciclo é porque, as atividades de Marketing não estão sendo tão eficientes para o fechamento da venda.

Acompanhe os Indicadores de Venda de forma Eficiente

Para facilitar e simplificar o acompanhamento dos Indicadores de Vendas da sua empresa, é essencial contar com ferramentas eficientes.

A melhor opção é um Software especializado em Controle de Vendas Integrado ao controle administrativo.

Tais sistemas possibilitam o acompanhamento total e eficiente dos resultados de vendas, assim como das suas estratégias.

Para isto, conte com a Soften Sistemas que oferece dois modelos de softwares: Soften SIEM, aplicativo desktop e GerencieAqui, sistema online.

Acesse o site da empresa e conheça mais dos sistemas de gestão empresarial e garanta a eficiência dos processos de sua empresa.