Conhecer e investir nos Indicadores de Vendas certo para sua empresa é essencial para o Processo de Vendas.
Isto porque, a partir dos dados oferecidos por tais indicadores é possível investir em estratégias de vendas que garantirão maior sucesso da sua empresa.
Além disso, os indicadores permitem entre outras coisas estudar e oferecer melhorias para o Time de Vendas.
Neste artigo você terá acesso aos melhores Indicadores de Vendas para potencializar os resultados de sua Empresa.
Primeiro, entenda o que são Indicadores de Vendas
Indicadores de Vendas são os chamados KPI’s (Key Performance Indicator) que em tradução direta são: Indicadores Chave de Performance.
Esses Indicadores de desempenho não são exclusivos da equipe de vendas, mas sim, uma ferramenta para todos os setores empresariais.
Ou seja, todo e qualquer setor da sua empresa pode possuir KPI’s para ajudar na análise dos dados e melhoria nos processos.
Ter uma listagem dos principais Indicadores de Vendas é essencial para todas as empresas.
Contudo, um grande problema é que muitas vezes cai-se na tentação de fazer uma enorme listagem de indicadores.
Por este motivo é muito importante analisar e escolher os indicadores que mais se adequa à realidade da sua empresa.
Mas, independente de qual for escolhido, o importante é que possua indicadores de vendas que devem ser acompanhados com frequência.
Isto porque, sua empresa e vendedores só atingiram a alta performance quando deixarem de percorrer somente o grande número de vendas, e pensar na qualidade.
Números são bons e todas as empresas os buscam, mas é preciso pensar se há qualidade no processo de aquisição de novos clientes.
Melhores Indicadores de Vendas
Para auxiliar então os empresários, acompanhe aqui os melhores Indicadores de Vendas. Analise e escolha os mais indicados para sua empresa.
Número de Leads Gerados e Número de Leads Qualificados
Os leads são contatos consideradas potenciais para se tornarem clientes da sua empresa.
São então, o público alvo atingido pelas propagandas e que se interessou pela sua solução e assim se tornou um contato.
Dessa forma, eles são contatados pela equipe de vendas ou por materiais específicos com o intuito de fechar as vendas.
Acompanhar então, o número de leads gerados para a empresa é um excelente indicador para avaliar os resultados das estratégias de Marketing e Publicidade aplicadas.
Lembrando que para uma melhor análise destes fatores é essencial que se confronte com o Funil de Vendas.
Ou seja, verificar se as estratégias adotadas no Topo, Meio e Fundo de Funil estão sendo efetivas.
Consequentemente ao analisar o número de leads gerados é preciso acompanhar o número desses leads que foram qualificados.
Como dito, os leads são aqueles potenciais clientes, contudo, nem todos podem realmente serem qualificados à consumirem sua oferta.
Por este motivo é preciso trabalhar este lead fornecendo-o informações referentes ao seu produto e serviço, para que ele tome a decisão de compra.
O número de leads qualificados é acompanhado por meio do cálculo de número de propostas e orçamentos enviados.
Número Total de Vendas Fechadas
É um dos indicadores mais importantes para acompanhar o sucesso das estratégias de vendas e marketing adotadas.
Contudo, o número de negócios fechados ou vendas oferecerá maiores informações quando analisado em conjunto com outros indicadores.
Mas a análise do mesmo de maneira isolada possibilita ao gestor estabelecer metas para o time de vendedores.
Ticket Médio de Vendas
O Ticket Médio é um indicador que fornece ao empresário dados acerca do gasto médio dos clientes por período.
Para calculá-lo basta aplicar a seguinte fórmula:
Ticket Médio = Faturamento Total / Número de Pedidos de Vendas
Este indicador tem ligação direta com o faturamento, pois, a partir de seus dados é possível aplicar algumas estratégias comerciais, como:
- Descontos progressivos;
- Política de Frete Grátis a partir de um certo valor gasto;
- Combos de Produtos;
- Promoções Exclusivas, etc.
Taxa de Conversão
Este seja talvez um dos principais indicadores e o mais utilizado, pois avalia a eficiência dos vendedores de forma direta.
Isto porque é a conversão é o ato de fazer com que aquele lead torne-se cliente, ou seja, finalize a compra.
Seu valor em percentual pode ser encontrado a partir do seguinte cálculo:
Taxa de Conversão = (Número de Pedidos / Número de Oportunidades) X 100
Além disso, é bom que se realize os chamados Teste A/B para avaliar as estratégias e assim saber o que deve e o que não deve continuar.
CAC – Custo de Aquisição por Cliente
Enquanto o Ticket Médio analisa o valor que o seu cliente gasta na sua empresa, o CAC acompanha o valor que a sua empresa gasta para adquiri-lo.
Aqui se levanta todo o Investimento realizado desde as campanhas de Marketing até os Gastos na Venda.
Com o valor total dos investimentos aplique a seguinte fórmula: CAC = Valor total do Investimento / Número de Novos clientes.
A partir dos dados adquiridos o empresário consegue analisar a eficácia da estratégia de captação de clientes.
Isto porque, sendo o CAC maior que o Ticket Médio, isto significa que você está gastando mais do que ganha.
Ciclo de Venda
O objetivo deste indicador é a acompanhar o tempo que se leva para vender todo e qualquer produto.
Deve-se apontar o período que se estende entre o primeiro contato até o fechamento da venda.
O essencial é que o ciclo de venda seja o menor possível para se garantir o lucro desejado.
Se houver um aumento exponencial do ciclo é porque, as atividades de Marketing não estão sendo tão eficientes para o fechamento da venda.
Acompanhe os Indicadores de Venda de forma Eficiente
Para facilitar e simplificar o acompanhamento dos Indicadores de Vendas da sua empresa, é essencial contar com ferramentas eficientes.
A melhor opção é um Software especializado em Controle de Vendas Integrado ao controle administrativo.
Tais sistemas possibilitam o acompanhamento total e eficiente dos resultados de vendas, assim como das suas estratégias.
Para isto, conte com a Soften Sistemas que oferece dois modelos de softwares: Soften SIEM, aplicativo desktop e GerencieAqui, sistema online.
Acesse o site da empresa e conheça mais dos sistemas de gestão empresarial e garanta a eficiência dos processos de sua empresa.