Parte da estratégia de marketing digital de qualquer marca de sucesso envolve a implementação cuidadosa de um plano de compra de anúncios na Internet.
Por esse motivo, quase todas as empresas, de todos os tamanhos e setores, em algum momento de sua trajetória, pensam em contratar uma consultoria de links patrocinados, e essa realmente pode ser uma excelente opção para o seu negócio.
Embora o entendimento sobre o que são links patrocinados e o mapeamento de um plano de compra de “espaços publicitários” na Internet, sejam cruciais e necessários para o crescimento de seus negócios, pode ser uma tarefa assustadora até mesmo para o profissional de marketing mais experiente.
Dessa forma, pensando na importância e na complexidade da tarefa, geralmente é mais eficiente contratar uma consultoria de links patrocinados que atenda às suas necessidades, otimize seu investimento em publicidade e maximize seu retorno sobre investimento, do início ao fim de sua campanha.
Leia também: Como calcular ROI do Google Adwords: ROI REAL X ROI Padrão
Pensando em te ajudar a definir se realmente você precisa contratar uma consultoria de links patrocinados, fizemos um levantamento de situações pelas quais você pode estar passando. Se você se identificar com elas, é realmente hora de você procurar ajuda de profissionais especializados e terceirizar o serviço.
5 sinais de que você precisa contratar uma consultoria de links patrocinados
1. Você não tem tempo para criar ou gerenciar as campanhas de links patrocinados
Dependendo do tamanho da sua equipe, você pode ser responsável por supervisionar tudo, desde anúncios no Facebook até as estratégias de e-mail marketing. No entanto, é impossível mergulhar fundo nas suas estratégias de publicidade enquanto faz malabarismos com vários canais.
Se você está trabalhando com uma equipe, sabe que eles têm um conhecimento mais íntimo de seu catálogo de produtos do que qualquer equipe de agência. Mas isso não significa que eles podem criar uma estratégia para todos os produtos.
Uma grande agência não terá apenas o conhecimento necessário para gerenciar seus canais, mas também terá estratégias e softwares para garantir que todos os produtos sejam tratados como uma linha própria de negócios.
Uma consultoria de links patrocinados irá:
- Criar estratégias
- Monitorar
- Ajustar os lances das campanhas de CPC, custo por clique.
2. Você quer crescer, mas não consegue ampliar sua equipe interna
Então você pode ter determinado que precisa de mais mão de obra. Essencialmente, você tem duas opções: contratar um profissional interno ou uma consultoria de links patrocinados.
As vantagens de contratar profissionais como um membro interno são bastante óbvias – você pode supervisionar de perto o trabalho de seu novo contratado e eles têm uma percepção realmente profunda de sua marca e seus produtos.
Já as consultorias de links patrocinados são um pouco diferentes, mas dependendo do status atual do seu negócio, poderia ser mais benéfico do que contratar internamente.
Aqui estão alguns pontos a favor da contratação de uma agência terceirizada:
Múltiplos olhos na conta
Quando você contrata uma consultoria de links patrocinados você contrata uma equipe. Em geral uma agência possui responsáveis por cada etapa da campanha, dessa forma, você possui um grupo de especialistas acompanhando seus resultados para garanti-los, entre eles, podemos destacar:
- Planejamento: profissional que irá planejar suas campanhas de acordo com os objetivos preestabelecidos
- Operacional: quem coloca as campanhas no ar
- Design: em caso de campanhas de display esses profissionais são especialmente importantes
- Analista: irá fazer ajustes durante o período da campanha e elaborará um relatório com os resultados obtidos ao longo do período.
Cada consultoria de links patrocinados possui uma estrutura, mas, em geral os profissionais acima estão presentes nessas organizações, mesmo que com nomes diferentes.
Aproximadamente o mesmo custo que uma nova contratação de marketing
Este é um fator frequentemente negligenciado, mas importante, no seu processo de decisão para fazer parceria com uma agência.
Você deve contratar um novo colaborador com salário e benefícios ou pagar a uma agência uma taxa mensal fixa ou variável?
Isso é algo que você precisa calcular internamente. No entanto, uma coisa é certa: embora não seja ideal pular de agência para agência, é mais fácil se separar de uma agência que não está funcionando do que finalizar o trabalho com um colaborador interno.
Expertise Integrada
Leva tempo para contratar novos funcionários para acelerar os processos existentes de sua equipe.
Uma agência, por outro lado, deve ter todos os sistemas e processos internos documentados desde o primeiro dia de contrato. Eles também devem saber como lidar com praticamente todos os cenários de gerenciamento por causa de sua experiência com vários clientes ao longo dos anos.
3. Você se sente como se estivesse muito atrás de concorrentes
Não é novidade que o marketing digital muda todos os dias.
A realidade é que, para ser realmente um dos anunciantes mais inovadores do seu setor, você precisa constantemente:
- Investir na participação de novos canais (se você só está no Facebook, é provável que esteja perdendo chances de negócios no Instagram, no Google, Linkedin, …)
- Participar de plataformas recém-lançadas ou projetos beta
- Estar constantemente se atualizando sobre novas funcionalidades de todas as plataformas
Quando você tem uma parceria com uma consultoria de links patrocinados está garantindo que sua empresa irá acompanhar tendências e estratégias de ponta.
As consultorias tem um relacionamento próximo com as plataformas de links patrocinados. No caso do Google, por exemplo, procure uma agência Google Partner.
4. Você está constantemente apagando incêndios, pois seus anúncios, constantemente, apresentam erros
Você nunca sabe porque seus anúncios vivem sendo reprovados e constantemente apresentam problemas antes de rodar nas plataformas escolhidas? Esse é mais um indicador de que você precisa de uma consultoria de links patrocinados, especializada.
Os profissionais dessas agências sabem o que funciona e o que não funciona em um anúncio, seja de pesquisa ou display, por isso, talvez seja a hora de você parar de quebrar a cabeça e perder oportunidades (e vendas), por não conhecer tão bem as diretrizes de cada plataforma.
Quando uma campanha do Google Shopping tem algum problema, por exemplo, você pode perder milhares de reais até identificar esse problema, descobrir como consertá-lo e colocar a campanha no ar novamente.
Não sabe o que é Google Shopping? Além desse ser mais uma razão para você procurar uma consultoria de links patrocinados urgentemente, sugerimos que leia o artigo, “O que é o Google Shopping e como usá-lo na estratégia do seu e-commerce”.
5. Você não tem certeza de como otimizar as campanhas
Vamos dizer que você e sua equipe saibam como montar uma campanha no Google Shopping, por exemplo, você sabe quanto está gastando nelas em um determinado mês?
Você sabe qual é o retorno geral dos seus principais produtos?
Você sabe quais produtos não estão sendo exibidos e está ativamente fazendo lances para esses produtos?
Você sabia que podia segmentar os resultados por dispositivo (celular vs. desktop), por termos de pesquisa de marca versus sem marca, entre tantas outras segmentações e que isso pode melhorar os resultados financeiros de suas campanhas?
As consultorias de links patrocinados devem apresentar um relatório periódico de resultados detalhados para a empresa que contratou seus serviços, respondendo aos tópicos acima, bem como repassando os resultados das principais métricas, como:
- Custo por clique
- Custo por lead
- Número de cliques na após criação de landing page da campanha
- Número de leads de e-mail
- Número de vendas
- Valor das vendas
- Retorno sobre Investimento (ROI)
O marketing digital nos presenteia com várias métricas possíveis de serem analisadas, por isso, sugerimos que você também leia o artigo, “Métricas de marketing digital: o que você realmente precisa analisar”.
Gerenciar a mesma conta sempre como a mesma pessoa ou equipe interna pode levar ao comodismo e a sensação de que está andando em círculos, correto?
Uma consultoria de links patrocinados geralmente têm uma equipe concentrada em sua conta, o que não apenas traz uma nova perspectiva, mas também diferentes maneiras de pensar.
Isso pode dar nova vida a uma situação obsoleta e explorar novas oportunidades de crescimento e escala para um cliente (você, no caso).
As consultorias também tendem a se manterem em busca de novidades, para que possam ter previsões bem informadas sobre mudanças futuras ou novas oportunidades.
O que analisar antes de contratar uma consultoria de links patrocinados
Se depois de analisar os 5 pontos levantados acima, você vestiu a carapuça e entendeu que é hora de procurar uma consultoria de links patrocinados, deve aprender agora, o que analisar antes de assinar um contrato.
Leia também: 4 pontos que você deve cobrar de uma consultoria em Google Adwords.
Separamos alguns tópicos de que são importantes atributos para a empresa que você pretende contratar para cuidar da sua conta.
Especialização
Verifique se a consultoria tem realmente uma equipe especializada e tem conhecimento sobre seu setor ou tipo de negócio. Eles são Google Partner? São parceiros do Facebook e Instagram? Esses certificados mostram a maturidade da consultoria contratada.
Criatividade
É muito importante determinar se a agência será capaz ou não de criar estratégias inovadoras e criativas para alcançar os usuários em seu público-alvo e descobrir novos.
Comprometimento com resultados
Uma consultoria de links patrocinados não deve perguntar “quanto de dinheiro nós podemos gastar?”, mas sim “Quanto dinheiro precisamos gastar nessa campanha?”.
O objetivo total da compra de anúncios na Internet é alcançar e converter usuários. Um maior gasto com anúncios nem sempre se traduz em resultados de campanha maiores. Certifique-se de que a agência que você decidiu contratar está mais focada no desempenho de sua empresa do que no contracheque.
Transparência
É muito importante avaliar o nível de transparência que a agência pode fornecer à sua marca. Isso não só lhe dá paz de espírito para saber onde seu investimento em publicidade está sendo gasto, mas também é uma das melhores maneiras de moldar sua estratégia.
Uma consultoria de links patrocinados de nível superior deve ser capaz de oferecer a você métricas de KPI agregadas, juntamente com relatórios em tempo real exibidos em um painel para que sua equipe possa monitorar.
A Links Experts é uma agência de links patrocinados pronta para aumentar suas vendas, ao encontrar seu público-alvo e levá-lo até seu negócio.
Somos 100% focados em mídia online, nosso trabalho consiste em criar e gerenciar anúncios de empresas no Google AdWords, Facebook Ads, Instagram e outras mídias, otimizando o orçamento e o desempenho das campanhas de nossos clientes.
Somos Parceiros Google, e possuímos todas as certificações disponíveis para anunciar no Google AdWords e outras mídias, o que garante nosso alto nível de conhecimento e competência.
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Conteúdo publicado originalmente em Links Experts.