Consumidor 4.0 e como conquistá-lo

O mundo todo mudou, e muito rapidamente! As tecnologias deram saltos de muitos anos em muito pouco tempo e, junto com elas, mudanças em nossa forma de viver, de trabalhar, e claro, de consumir.

O consumidor que antes tinha um papel passivo, torna-se ativo no momento de comprar. Ele pesquisa, conhece e compara. 

Vai para o ato da compra munido de informações, valores e pronto para negociar. É esse comprador conectado e informado que damos o nome de consumidor 4.0.

Não só isso. Além de estar mais consciente e ter as informações na palma da mão, ele agora interage e influencia outros consumidores. 

Ou seja, além de consumir a informação, o cliente também a produz e distribui. Ou seja, ela pode ajudar você a construir a reputação da sua marca, por isso, é tão importante conhecê-lo e tê-lo ao seu lado.

Como é o perfil do consumidor 4.0?

O primeiro passo antes de vender para este novo consumidor é entender quem ele é e, principalmente, o que ele mais valoriza.

Já sabemos que a conectividade é a principal característica desse consumidor, mas ela não trouxe somente acesso à informação na hora de comprar. 

Esse consumidor também passou a valorizar outros requisitos, como um serviço humanizado e, sempre que possível, cada vez mais personalizado.

Ele gosta de acompanhar de perto todos os passos do processo de compra e deseja ser atendido em qualquer canal de comunicação disponibilizado pela empresa. 

Ou seja, é necessário um canal de atendimento omnichannel, onde os dados do cliente e de sua relação comercial estejam disponíveis para quem for fazer o atendimento e não se limite a apenas um canal. Ou seja, é um banco de dados integrado.

O consumidor 4.0 também dá preferência para empresas que possuem os mesmos valores e, para ele, agora é muito fácil acompanhar as ações das marcas.

Como conquistar o consumidor 4.0?

O grande segredo para conquistar o consumidor 4.0 está na relação com ele. A boa relação é o princípio, o meio e o final de tudo. 

Ela vai ditar não só a boa experiência de compra tão valorizada por esse consumidor, mas também vai moldar produtos e serviços, formas de venda, o pós-venda e até mesmo a reputação e o valor da empresa.

Não podemos menosprezar jamais esse ponto. Afinal, para começar a se relacionar bem é preciso, antes de mais nada, conhecer bem o outro lado. Entender seus anseios, suas dores, a forma como espera encontrar as soluções. 

Além disso, sabendo de todos esses pontos, fica mais fácil e viável não só atender às expectativas do público, como também surpreendê-lo.

Da mesma forma, é conhecendo bem seu público que vai ficar mais fácil estabelecer, finalmente, a comunicação com ele.

Outro ponto bastante importante é a integração do online com o offline. Por exemplo, é fundamental que o cliente possa comprar pela internet, mas consiga retirar o produto em uma loja física. 

Assim ele tem uma economia de tempo tanto no processo de compra – que ele pode fazer de onde desejar – e também na hora de usufruir do produto, já que não precisa aguardar o tempo de entrega do transporte do objeto.

Claro que, para empresas da área de serviços, pode não ser tão simples assim, mas isso não quer dizer que não há possibilidades de se integrar o online e o offline. 

O ramo imobiliário, por exemplo, consegue ótimos resultados com pouca tecnologia, mas conhecendo mais a fundo os desejos e dores do seu público.

Vamos pegar o caso de uma pessoa que esteja querendo ver casas a venda em campo grande ms, por exemplo. 

Ao invés dela precisar sair pela cidade, investindo tempo e dinheiro para ver as opções disponíveis, ela pode começar sua pesquisa pela internet tendo acesso aos dados completos do imóvel, assim como fotos e vídeos.

Assim, só depois de selecionadas as que mais lhe interessam, ele sai para a visita física.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Mais Empresas, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.