Na hora de começar o projeto de desenvolvimento de um site, umas das maiores dúvidas dos clientes é “Qual plataforma devo usar?”. Neste post, vamos explorar as vantagens de ter um site em WordPress, o CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) presente em mais de um terço dos sites do mundo.
Muita gente, principalmente programadores, fala mal desse sistema, mas sendo o mais utilizado do mundo, algo de bom ele deve ter, certo?
1. Custo-benefício
O WordPress é disponibilizado gratuitamente pela empresa criadora, dessa forma o custo de licença da plataforma é zero. Por este motivo, muitos desenvolvedores se interessam em aprender essa tecnologia, consequentemente há muita mão-de-obra, aumentando a concorrência e baixando o preço de criação de sites usando o WordPress.
Mas cuidado, nem todo site com este CMS é barato. Depende muito do tamanho e complexidade do projeto. É um erro bastante comum achar que todo site em WordPress é igual e que todos os projetos são baratos.
2. Milhares de plug-ins disponíveis no mercado
Plug-ins são extensões do WordPress, que adicionam recursos técnicos ao site, de maneira bastante simples. Muitos deles são disponibilizados gratuitamente pelos desenvolvedores, e você pode criar funcionalidades incríveis em seu site, sem precisar saber programar.
Os plug-ins tornam seu projeto extremamente escalável e modular, podendo adicionar e remover funcionalidades no site separadamente.
Deve-se ter especial atenção a este ponto, pois plug-ins em excesso podem tornar seu site lento e até impactar na segurança, se não forem geridos e atualizados corretamente.
3. Facilidade de encontrar profissionais e agências especializadas em WordPress
Já foi comentado no primeiro tópico, mas este item é muito importante explicar com mais detalhes.
Imagine que você compre uma ótima televisão, por um preço justo, de um novo fabricante. Após 5 anos, essa televisão deixa de funcionar e você quer realizar uma manutenção para continuar utilizando seu aparelho. Mas você se dá conta de que essa nova marca não teve tantas vendas. Por este motivo, não há grande quantidade de empresas e profissionais que prestam suporte para essa marca/modelo. Consequentemente, os poucos profissionais/empresas disponíveis cobrarão um preço mais alto, pela mão-de-obra especializada que possuem.
Isso acontece com sites também. Tecnologias mais “exclusivas” tendem a gerar um custo de manutenção mais alto do que o WordPress, pela lei da oferta e demanda.
Ao realizar seu projeto em WordPress, você não só terá mais facilidade de trocar de fornecedor (agência ou profissional), como também pagará menos por isso.
4. Sites extremamente escaláveis
Nada te impede de começar um site com algumas páginas e funcionalidades e ir crescendo conforme seu negócio demandar. Com a plataforma WordPress isso é fácil, dependendo de como o site estiver estruturado.
O site pode ter “templates” (modelos) e você mesmo ir criando novas páginas para produtos ou serviços, conforme sua empresa crescer. Além disso, com a utilização dos plug-ins, você pode ir adicionando novas funcionalidades.
Para isso, é necessário escolher um tema para o seu site WordPress que ofereça essa possibilidade. Mas pode ficar tranquilo(a), pois existem muitos ótimos temas disponíveis gratuitamente e com preços acessíveis, além da possibilidade da sua agência/profissional criar um tema personalizado para o seu projeto.
5. Temas WordPress
Os temas são “modelos” de sites, que você mesmo pode personalizar, de acordo com o que o desenvolvedor oferece dentro da estrutura. Existem temas gratuitos, temas vendidos em marketplaces (como o Theme Forest, por exemplo) e ainda existe a possibilidade da criação de um tema do zero, exclusivo para o seu projeto.
Essa decisão estratégica é extremamente importante para o futuro do seu negócio digital. Temas gratuitos tendem a ser menos escaláveis e disponibilizar menos recursos que os demais. É o famoso “barato que sai caro”, mas pode atender perfeitamente a sua necessidade num primeiro momento.
Os temas desenvolvidos sob demanda costumam ser os melhores, mas não os recomendo para quem não tenha um escopo exato do projeto e do futuro do projeto, pois o crescimento pode ser caro, uma vez que toda customização terá que ser desenvolvida do zero (e você terá que pagar por isso). Além disso, caso seja desenvolvido por uma agência ou profissional sem os devidos cuidados, a tendência é ficar muito ruim.
Os temas pagos (que podem ser encontrados nos marketplaces ou vendidos online no site do desenvolvedor), por sua vez são ótimas opções para projetos que querem crescer no futuro. Eles dão ótimas referências de layout e funcionalidades e costumam ter uma boa documentação e suporte, caso você tenha dúvidas técnicas. O ponto negativo que vejo nessa escolha, é que muitas vezes eles disponibilizam mais recursos do que você precisa, o que deixa o seu site mais “pesado” do que ele poderia ser, se tivesse apenas o necessário. E isso é ruim para a performance do site para o Google – SEO.
6. Otimização do site para o Google – SEO
Já que toquei no aspecto negativo de SEO dos temas pagos, vou aproveitar para explorar os benefícios em ter um site em WordPress para os buscadores:
Velocidade do site (tempo de carregamento)
Sites em WordPress bem estruturados, mesmo com temas pagos, podem ser extremamente rápidos. Esse fator é fundamental para um bom SEO, sem contar o benefício para quem está navegando em seu site.
Muita atenção a hospedagem que vai contratar para o seu site, pois não há milagre que resolva uma hospedagem de baixa performance. Veja algumas dicas para otimizar a performance de um site em WordPress.
Não custa caro contratar uma boa hospedagem para o seu site…
Customização
A estrutura do site é muito importante para os projetos de SEO. O WordPress te dá essa flexibilidade de estruturar o site da forma que for melhor para seu usuário e para o Google, consequentemente. Sem contar que com essa liberdade, você podem fazer correções de percurso periodicamente, sempre que avaliar que há melhorias a serem realizadas.
Blog (conteúdo dinâmico)
Originalmente, o WordPress foi criado como uma plataforma de blog. Portanto, essa é uma função nativa da plataforma e extremamente importante para que você possa publicar conteúdo periodicamente, aumentando a visibilidade do seu site para o Google e outros mecanismos de busca.
Conclusão
Tentei passar pelos principais pontos que tornam o WordPress uma ótima escolha para o seu projeto. Não posso afirmar que é a melhor, mas me inclino a dizer que é a melhor escolha pensando em custo-benefício.
Atualmente, cerca de 34% dos sites do mundo são desenvolvidos com este CMS, o que o torna, de longe, o sistema mais utilizado.
Portanto, ao realizar o seu próximo projeto, converse com empresas e profissionais e considere o WordPress na sua escolha. Um site bem feito com essa plataforma pode te render muitos leads e muita tranquilidade.
Este artigo foi escrito por Bruno Lamattina, Diretor da interatividade na Agência Lamattina Digital, especializada em criação e manutenção de sites em PHP e WordPress, com mais de 500 projetos concluídos nos últimos 6 anos.