Se você tem um negócio, sabe que o sonho da maioria dos empreendedores é possuir uma extensa cartela de clientes. No marketing digital, o termo lead é quem toma o posto desse público-alvo.
Para deixar mais claro o entendimento, o lead nada mais é do que os contatos capturados através de ações na internet, principalmente visando quem está interessado nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa, independentemente do ramo.
Essas ações, geralmente, são feitas através de anúncios de tráfego pago para direcionar os consumidores ao preenchimento de formulários, cadastros em sites ou landing pages, por exemplo. Elas costumam ser a porta de entrada para conquistar leads qualificados e ideais.
Ter um atendimento personalizado, produtos com qualidade e suporte eficaz é o que pode diferir seu negócio da concorrência. Mais do que vender, é necessário estabelecer vínculos e criar relacionamento com quem escolhe seu produto.
Entretanto, não podemos negar que manter esse padrão de qualidade fica mais difícil conforme o crescimento do negócio.
Para te ajudar a gerenciar a quantidade de clientes que chega e o atendimento que você presta, surgiu o sistema CRM (Customer Relationship Management).
Você já ouviu falar no sistema CRM?
Como um dos pilares do Marketing é aproximar o consumidor de uma marca, é imprescindível que se crie um relacionamento, e ele pode ser fruto dos benefícios do CRM para a estratégia de qualquer negócio.
Em tempos de alta competição, sua equipe de vendas precisa estar preparada com argumentações de vendas e com tecnologias que facilitam o acesso aos dados do cliente. Por isso, sua empresa precisa do CRM.
O sistema CRM pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Essa gestão é conhecida por ser uma plataforma online que dá para inserir e armazenar informações importantes, com o propósito de facilitar o contato entre os profissionais da empresa e os leads.
As empresas usam ferramentas de CRM para aprimorar o processo de relacionamento com o público e o atendimento. Consequentemente, aumenta as vendas e a lucratividade.
De forma geral, podemos classificar o sistema CRM como uma agenda de contatos organizada. Ou seja, ela reúne e painéis simples e personalizados, as informações preciosas sobre o seu cliente como:
- Dados cadastrais;
- Histórico anterior de um cliente;
- Status de pedidos;
- Quaisquer problemas pendentes de atendimento ao cliente.
Os principais benefícios que você tem quando escolhe utilizar a plataforma é a otimização de tempo, o aumento da produtividade, a integração da equipe e o controle de vendas.
Por isso, você deve selecionar a equipe da área comercial do seu negócio para saber utilizar todas as funções que esse sistema disponibiliza.
Por que é importante usar CRM?
O CRM possibilita que as marcas se aprofundem e entendam as características e comportamento dos seus clientes. Isso é importante tanto para entregar melhores serviços/produtos, quanto para montar uma estratégia de marketing digital.
A construção deste relacionamento é um ótimo sinal para fazer com que seu cliente se converta em um lead ideal. Quando você entende qual é a posição do cliente no funil de vendas, você consegue traçar uma jornada ideal e estratégica.
O funil de vendas no marketing é conhecido como um modelo estratégico que tenta definir a jornada do seu cliente, desde o primeiro contato com a sua marca até a concretização da venda dentro do site da sua marca, independentemente de qual seja o produto/serviço.
Por exemplo, um cliente que acabou de descobrir seu produto está menos pronto para comprar do que um que já leu até as avaliações do seu site e, inclusive, das redes sociais da empresa. Isso porque o segundo está mais bem informado e preparado.
Ademais, existem três etapas do funil: topo, meio e fundo. Para cada uma delas, há tipos de conteúdo que são mais apropriados, e a linguagem desses conteúdos também muda – e você só descobre isso quando utiliza o sistema CRM.
Escolhendo a ferramenta ideal para sua empresa
Depois de conhecer o que é a plataforma e seus benefícios, pode surgir a dúvida de qual é o melhor software para inserir na sua empresa. Existem muitas empresas que oferecem diferentes sistemas de CRM, e cada uma delas pode ter suas vantagens e desvantagens.
Nós separamos as principais características que um bom CRM deve ter. Conheça algumas:
- Deve cumprir os objetivos que você deseja atingir;
- Deve acompanhar seu modelo de negócio;
- Deve ser fácil de usar;
- Deve gerar relatórios fáceis de serem analisados;
- A empresa fornecedora deve oferecer suporte.
Com esses pontos, fica muito mais fácil acertar em cheio na sua escolha!
Conheça as cinco melhores ferramentas de CRM
Nesta etapa do texto você já sabe a importância do sistema CRM e como ele faz a diferença para conquistar um cliente ideal. Chegou o momento de conhecer as cinco principais ferramentas para você utilizar no seu negócio.
Zoho
O Zoho é uma das ferramentas mais conhecidas em todo o mundo. Ela conta com diversas funcionalidades, como:
- Automação da força de vendas;
- Gerenciamento de contas;
- Prognósticos de vendas;
- CRM social;
- Rastreamento de vendas.
Também conta com planos flexíveis, assim você não precisa pagar por um pacote de funcionalidades que não serão utilizadas. O investimento é a partir de US$12,00 por usuário/mês.
Salesforce CRM
Outro CRM bem conhecido é o Salesforce. Ele conta com uma configuração inicial rápida e fácil, personalização prática e planos e recursos adaptados às suas necessidades.
A Sales Cloud Essentials, CRM da Salesforce para até 5 usuários, custa USD$25,00 por usuário/mês. Para equipes maiores, o preço vai para USD$75,00 por usuário/mês.
HubSpot CRM
O diferencial da HubSpot é que ele é 100% gratuito, com sistema completo e adaptável a diferentes tipos de negócio.
O app oferece todas as ferramentas que um pequeno negócio precisa para melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar as vendas e resultados do seu negócio.
FreshDesk
A FreshDesk é uma ferramenta que não requer qualquer tipo de instalação de software. O grande atrativo da ferramenta é a fácil usabilidade e a possibilidade de personalização.
Dessa forma, é possível automatizar o fluxo de trabalho e gerenciar escalações – além de todas as ferramentas de CRM. Além disso, há diversos tipos de planos para todos os tamanhos de empresa. É grátis – a depender do plano.
Agendor
CRM brasileiro, o Agendor foi desenvolvido para uso de pequenas empresas de qualquer segmento. O propósito do sistema é aprimorar todo o seu processo comercial e diminuir – ou eliminar o desperdício de oportunidades.
O Agendor é gratuito para até 2 usuários, com limite de 1000 empresas, 1000 pessoas e 150 negócios cadastrados, e 2 GB de armazenamento.
Conclusão
Se você ainda está com dúvida se deve implantar ou não a ferramenta no seu trabalho, saiba que esse sistema deve ser visto como um investimento para aumentar a qualidade de suas ações.
Por isso, o ideal é que você conheça cada uma das ferramentas e veja qual delas se adapta melhor ao seu planejamento.