O ar-condicionado de parede está presente em diferentes ambientes, desde empresas até universidades, escolas, repartições públicas e casas, podendo ser usado para amenizar um calor intenso ou aquecer.
Embora o uso desse equipamento seja comum, a instalação e a manutenção requerem cuidados que devem ser feitos por técnicos capacitados. Confira alguns deles a seguir.
Escolha bem o local de instalação
O primeiro passo é escolher um local apropriado para a instalação do ar-condicionado, de modo que o ar seja uniformemente distribuído pelo espaço, sem sobrecarregar o equipamento.
Evite locais mal ventilados e onde não haja muita incidência de luz solar, já que, em ambos os casos, eles sobrecarregam o ar-condicionado e reduzem a sua vida útil. O lugar escolhido também deve evitar que a instalação do aparelho interfira na rede elétrica e nas tubulações de água e esgoto da casa.
A parte evaporadora do aparelho precisa ser higienizada regularmente, o que faz necessária a sua colocação em um lugar de fácil acesso. Já a parte condensadora deve ser instalada em uma área arejada, de pé e preferencialmente onde não incida Sol, já que isso ajuda a ampliar o tempo de uso do ar-condicionado. Deixe as duas partes condensadoras bem próximas para reduzir os gastos com eletricidade.
Verifique os drenos
Os drenos são elementos responsáveis pela remoção da água produzida pelo equipamento durante o processo de transformação da água líquida em vapor, evitando que a umidade permaneça no ambiente.
Quando são mal-instalados, os drenos podem liberar partículas que originam infiltração na parede e no teto próximo ao aparelho. Por isso, é preciso verificá-los preventivamente com frequência.
Cheque a rede elétrica
Por ser um equipamento que permanece em funcionamento por muitas horas, o ar-condicionado precisa de uma boa rede elétrica. O mais comum é que esses aparelhos exijam uma alimentação de 220v. Se não houver a disposição desse nível de tensão elétrica, solicite uma alteração com a distribuidora de energia responsável.
Antes de iniciar a instalação, peça a um eletricista verificar como está a rede. Uma boa dica é fazer isso antes de instalar o aparelho, mesmo quando tratar de modelos que consomem menos eletricidade.
Mantenha o compressor desobstruído
O compressor é a parte em que ocorrem as trocas de ar, o que demanda área suficiente para que esse processo seja realizado corretamente. Se o ar-condicionado é mantido em espaços apertados ou perto de objetos que obstruem a passagem de ar, ele pode ser danificado rapidamente.
Por isso, verifique com um técnico se o local escolhido é o mais adequado. Se o ar-condicionado for daquele em que uma parte dele fica dentro e a outra fora de casa, lembre-se que essas duas estruturas são conectadas por uma tubulação de cobre. Quanto maior a distância entre elas, maior será o custo com material e mão de obra.
Após a instalação, solicite que o técnico faça um teste de funcionamento para garantir que o seu ar-condicionado esteja livre de problemas. Nesse momento, ele também pode verificar se existe algum escape no líquido de refrigeração. Isso é algo que abala o funcionamento do aparelho.
Teste a refrigeração
Ao terminar a instalação, teste a refrigeração do equipamento. Se houver uma perda considerável de líquido, equivalente a, pelo menos, 10%, o consumo energético cresce, assim como os gastos. Essa testagem é importante para evitar vazamentos e prejuízos desnecessários na conta de luz.
Nesse processo, tire todas as dúvidas com o técnico que instalou o aparelho, desde orientações sobre a instalação, a limpeza e os cuidados preventivos até como evitar problemas por uso inadequado.
Texto: Gear Seo