Para qualquer empresa que faz entregas, é necessária a presença da gestão de riscos, que quase sempre é feita pelo setor de logística, que é responsável pelo transporte de mercadorias.
É um assunto extremamente importante, afinal, a gestão de logística não é apenas usar uma caixa de papelão ou caixa personalizada para embrulhar um produto, mas verificar toda a movimentação de cargas de operações internas e externas e, para que isso funcione, é necessário estar bastante atento aos elementos.
Para que ocorra o transporte da mercadoria, a logística precisa atender diversas demandas, como as intempéries que podem ocorrer nas estradas e, para que isso melhore, é importante que a empresa invista em inovação, automatização e também no controle de todas as etapas para evitar riscos, além do uso de caixa de papelão para correio.
Este artigo falará sobre alguns elementos importantes para a segurança nos transportes de mercadorias.
A segurança no transporte das mercadorias
Os transportes são uma das grandes preocupações nas operações de logística, e é preciso considerar diversos tipos de fatores, internos e externos para que os riscos sejam administrados.
Para isso, é preciso conhecer todos os possíveis processos para que o planejamento ocorra de maneira eficiente, afim de que, dessa forma, haja integridade em todos os elementos participantes do processo logístico como:
- Motoristas;
- Veículos;
- Mercadorias;
- Processos da empresa.
Motoristas
Os motoristas são um dos mais importantes colaboradores do processo logístico, pois são eles que cuidam e também fazem a condução da mercadoria ao destino. Eles também são um dos que mais estão expostos a riscos de acidentes, assaltos e outros problemas.
Por isso que, para garantir que a mercadoria funcione de forma efetiva, a empresa deve usar processos para cuidar desse motorista e de sua jornada. Afinal, não adianta a mercadoria estar com abraçadeira nylon e etiquetada se não conseguir chegar ao destino final.
Processos operacionais
Para que a mercadoria chegue ao local adequado, é preciso que a empresa consiga fazer uma gestão proativa, inteligente e que consiga atender a diversos problemas como despesas inesperadas ou entregas que não chegaram.
Um dos elementos usados para controlar os processos é a etiqueta para código de barras, a automatização de fretes etc.
Como aumentar a segurança no transporte de cargas?
Uma empresa que depende de entrega de produtos, ou uma transportadora, deve atentar-se a diversos aspectos para que a segurança das mercadorias seja efetivada.
Claramente, o transporte de mercadorias envolve compra em loja de embalagens assegurando qualidade, e também em processos logísticos. Confira algumas medidas para aumentar a segurança das mercadorias a seguir.
Investir em treinamento dos motoristas
Motoristas bem treinados significam menos riscos para os colaboradores e também para as mercadorias. O treinamento tem relação com técnicas de condução modernas e também com noções de manutenção de modo a evitar contratempos e postergar a chamada de mecânicos não autorizados.
Além disso, os motoristas precisam passar por treinamento 8100 com relação a abordagens suspeitas, e, para isso, passam por palestras e workshops sobre consciência no trânsito e legislação.
Contratar um seguro
Um dos aspectos que garantem que as cargas tenham maior segurança é a contratação de um seguro de cargas, que tem como objetivo o cobrimento dos valores da carga, ajudando a guardar a empresa de prejuízos financeiros.
Cada seguro possui cláusulas e cada uma atende as necessidades da empresa. Por causa do valor do seguro, por muitas vezes, é repassado para o frete.
Sistemas de planejamento de rotas e monitoramento de transporte
A tecnologia no ramo de transporte evoluiu bastante, e é uma grande aliada para que o setor seja altamente eficiente.
Uma dessas tecnologias é o rastreamento veicular, que permite, em tempo real, o acompanhamento dos caminhões e carros da frota por meio de um GPS (Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global) e permite a identificação de qualquer objeto via satélite.
Isso permite um maior controle das cargas e dos elementos para o controle da frota. Em razão disso, é possível fazer uma rota predefinida, o que garante maior eficiência. Desse modo, a empresa pode traçar:
- Pontos de carga;
- Paradas programadas;
- Percursos rápidos;
- Rotas mais seguras.
Sendo assim é muito importante lembrarmos que, sem esses tópicos, as mercadorias não conseguem chegar de forma adequada e rápida. Assim, atendendo a todos esses procedimentos, os produtos chegarão com agilidade e qualidade.