As datas sazonais são épocas propícias para aumentar sua carteira de clientes e vender mais. O motivo é que, no geral, representam um aumento na procura por diversos tipos de produtos (inclusive, os virtuais, como cursos).
Entretanto, é importante se atentar não apenas para atender à alta na demanda, mas também para preparar o seu calendário de vendas personalizado e, desse modo, focar nas datas mais relevantes para os seus objetivos.
Para ajudar nessa tarefa, apresentamos o artigo a seguir. Nas próximas linhas, você aprende o que é data sazonal, confere as principais de 2025 e, para finalizar, vê as melhores dicas para vender mais. Está preparado?
O que é data sazonal?
Datas sazonais são dias ligados a comemorações ou períodos específicos do ano que acontecem com regularidade, como o Dia das Mães em maio ou as festas juninas. Esses períodos representam uma ótima oportunidade para aumentar o faturamento, já que costumam apresentar um forte apelo comercial.
Porém, não é apenas chegar, sem nenhum preparo, e esperar vender 20% a mais, por exemplo, só porque é uma data sazonal. Na verdade, você precisa se planejar para maximizar as oportunidades que essas ocasiões trazem.
Até porque, as campanhas de vendas não ocorrem apenas no dia. Pelo contrário, começam algumas semanas antes para já atrair e preparar o público.
Para começar, é necessário saber quais são as principais datas sazonais para venda em 2025. Vamos conferir a lista completa no próximo tópico?
Quais as principais datas sazonais para venda em 2025?
As principais datas sazonais para venda em 2025, e quando cada uma acontece, são:
- janeiro: liquidações de queima de estoque;
- fevereiro (ou março, a depender do ano): Carnaval;
- maio: Dia das Mães;
- junho: Festas Juninas e Dia dos Namorados;
- agosto: Dia dos Pais;
- outubro: Dia das Crianças e Dia dos Professores;
- novembro: Black Friday e Cyber Monday;
- dezembro: Natal.
Vale ressaltar que determinados nichos de atuação têm datas sazonais diferentes. Por exemplo, se você trabalha com cursos na área de tecnologia, os meses em que ocorrem eventos geeks são uma ótima oportunidade para vender.
Como maximizar suas vendas em datas sazonais? Melhores estratégias
Para maximizar as vendas em datas sazonais é importante entender seu público-alvo, ter um bom planejamento estratégico, investir no marketing digital, fazer promoções e personalizar a abordagem.
Veja mais detalhes sobre como colocar cada uma dessas estratégias em ação logo abaixo!
Entenda seu público-alvo
O primeiro passo para maximizar as vendas nas datas sazonais de 2025 é saber para quem você quer vender. Em outras palavras, delimitar quem é seu público-alvo. A ideia é entender seus hábitos de compra e como se comunicam.
A partir daí, é possível definir quais datas sazonais são mais relevantes e, portanto, apresentam mais oportunidades de retorno.
Uma maneira de mapear esse público é por meio da análise da sua carteira de clientes a fim de identificar as características em comum entre eles, como mulheres entre 30 e 40 anos que querem aprender sobre finanças.
Você também pode estudar a concorrência direta ou enviar formulários para compreender as necessidades desses consumidores.
Monte um planejamento estratégico
Outra dica do tutorial de como maximizar as vendas em datas sazonais é se preparar com um planejamento estratégico bem estruturado. “Coloque no papel” todos os detalhes importantes da operação de vendas, como as datas relevantes para o ano, campanhas de marketing e a logística de entrega.
O objetivo dessa ação é preparar o seu negócio para atender ao aumento das demandas e até mesmo antever certas tendências de consumo. Portanto, não negligencie esta etapa.
Dica extra 1: use os dados do seu sistema de gestão do relacionamento com o cliente (CRM) e ferramentas como o Google Trends na criação do seu planejamento estratégico.
Estes mecanismos permitem mapear os períodos de aumento de demanda (conforme o número de vendas nos anos anteriores) e as principais tendências de consumo em 2025 (pelo volume de buscas online) para montar um documento mais alinhado ao público e a realidade do seu negócio.
Dica extra 2: a EAD Plataforma te ajuda a montar um planejamento estratégico do zero com um calendário sazonal do infoprodutor gratuito que facilita as preparações para aproveitar as datas comemorativas de 2025!
Invista no marketing digital
Hoje em dia, é até difícil encontrar uma pessoa sem, pelo menos, uma rede social ativa, concorda? Por esse motivo, sua marca precisa estar presente no mundo digital, especialmente quando se trata de datas sazonais.
A principal razão é simples: você pode alcançar uma parcela maior do seu público pela internet por meio de anúncios, postagens compartilhadas ou e-mails marketing como uma forma de preparar sua audiência.
Aliás, as redes sociais também são úteis para entender as tendências de consumo em 2025. Portanto, se certifique de manter um perfil ativo (e atualizado) e acompanhar o que “rola por lá”, sobretudo nos perfis do seu segmento de atuação, para se inspirar.
Faça promoções
A quarta dica para aproveitar as datas sazonais para vendas em 2025 é investir em promoções tentadoras. Você pode, por exemplo, fazer ofertas relâmpago ou oferecer descontos progressivos nos seus infoprodutos.
Uma ótima opção para infoprodutores é montar combos promocionais, como um pacote com dois ou mais cursos com temas semelhantes e preços mais baixos.
Personalize a abordagem
A quinta e última dica é personalizar as abordagens para que se adequem a cada data sazonal. Seja criativo e evite divulgar ações “genéricas”. Deixe as campanhas mais generalistas para o resto do ano.
Nos dias especiais você pode ir além. Por exemplo, dar um “presente do Papai Noel” com um e-book exclusivo para cada compra no período do Natal.
De qualquer forma, alinhe sua comunicação com a data e seus objetivos de negócios para aumentar as chances de sucesso nas vendas!
Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.