Em meio a tanta competitividade no mercado, os empreendedores digitais precisam se munir de estratégias eficientes para conquistar mais clientes, e vender mais, uma delas é o e-mail marketing.
E uma das alternativas mais usadas é o e-mail marketing, por isso, vamos te dar 8 dicas sobre como fazer um e-mail marketing fenomenal e que pode fazer a sua campanha de vendas online ser um tremendo sucesso. Sendo elas:
- Lista de e-mails: monte a sua;
- Escolha uma boa ferramenta de disparos;
- Escolha o seu nome de remetente;
- A parte estratégica é essencial;
- Crie um template atraente;
- Comece um relacionamento com os contatos captados;
- Comunicação de forma segmentada;
- Análise e faça testes.
Conheça melhor as dicas valiosas sobre como fazer um e-mail marketing de sucesso e faça a sua campanha de vendas decolar.
Lista de e-mails: monte a sua
A primeira coisa que você deve pensar, antes de começar a investir em um e-mail marketing, é criar uma lista de emails de clientes em potencial.
Existem algumas técnicas de captação de emails que costumam dar certo para muitos empreendedores.
As landing pages e os pop-ups são os mais usados e acabam captando e-mails de pessoas que possam estar interessadas em seus produtos ou serviços.
Você jamais deve comprar uma lista de emails pronta, pois a sua empresa pode enviar um e-mail marketing para pessoas que não pertencem ao seu público-alvo, o que não deve acontecer.
Pode até dar mais trabalho, mas construir a sua base de e-mails traz mais chances de se fazer bons negócios.
Escolha uma boa ferramenta de disparos
Depois de construir uma boa base de emails de clientes em potencial, chegou a hora de escolher uma eficiente ferramenta de disparos de e-mails marketing.
Isso é importante para se ganhar tempo, já que você não pode ficar o dia inteiro enviando e-mails manualmente.
Você também pode fazer o uso de um ESP (Email Service Provider), para deixar mais fácil e rápido o envio e a gestão dos seus emails marketing.
Investir em um curso de PNL pode fazer a sua empresa vender mais por meio do e-mail marketing, já que essa metodologia visa o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Escolha o seu nome de remetente
Chegou a hora de escolher um nome de remetente para o seu email marketing que será enviado para os contatos da sua lista.
A dica aqui é escolher o nome do remetente usando um email que seja real, pois isso dá muito mais credibilidade e confiança para o futuro cliente que esteja disposto a comprar na sua mão.
Por exemplo, utilize seu nome @ empresa .com .br, neste caso, um consumidor que receber um email assim, provavelmente, vai clicar nele para saber do que se trata.
Usando essa estratégia, pode-se gerar muito mais empatia nos internautas.
A parte estratégica é essencial
Esse pode ser o momento de mais importância, você precisa definir toda a parte estratégica da sua comunicação com a sua base de contatos.
Por isso, defina o seu público-alvo, todas as ações que serão realizadas com o seu email marketing, o tom da linguagem que será usado e os objetivos da sua campanha.
Com todas essas variáveis bem definidas, é possível elaborar uma campanha de vendas online de sucesso.
Um bom curso de coaching pode te ajudar com essa tarefa, já que essa técnica aprimora a sua comunicação e deixa as suas ações bem mais assertivas no dia a dia.
Crie um template atraente
Quando se trabalha com e-mail marketing, o template é algo que não deve ser esquecido.
Um e-mail com um layout atraente tem muito mais chances de ser aberto do que um cujo empreendedor não se preocupou com esse detalhe.
Lembre-se de que, antes do futuro cliente ler o seu e-mail marketing, ele vai se deparar com o seu template.
E como o ser humano é muito visual, as chances de um e-mail marketing que tem um layout atrativo ser aberto, podem ser as maiores possíveis.
Dessa forma, use e abuse da tecnologia para te ajudar a criar um e-mail marketing com um template atrativo e que faça as pessoas clicarem nele.
Comece um relacionamento com os contatos captados
Se você pensa que é só enviar e-mails marketing seguindo todas as dicas dos tópicos anteriores e que vão aparecer clientes interessados em seus produtos ou serviços, está completamente enganado.
É necessário começar um relacionamento saudável com todos os contatos captados.
A dica aqui é encontrar um ponto de equilíbrio, ou seja, não enviar poucos e nem muitos e-mails marketing. Se você enviar poucos, as pessoas não se lembrarão do seu negócio.
Agora se você enviar muitos e-mails, o público pode se cansar e se sentir incomodado com isso. Uma frequência razoável seria de 1 a 2 e-mails por semana, no máximo.
Comunicação de forma segmentada
Para que a sua campanha de e-mail marketing seja um sucesso, é importante segmentar a sua comunicação.
Os seus e-mails marketing precisam ser enviados de forma correta, com a periodicidade adequada e para o público certo.
Dessa forma, é possível ter uma noção do andamento da sua campanha e se comunicar mais efetivamente.
A hipnose é uma importante metodologia que pode te auxiliar a estabelecer um diálogo efetivo com o público que interessa ao seu negócio.
Ela é usada por grandes corporações e traz resultados positivos, principalmente, no que diz respeito a aumentar as vendas.
Analise e faça testes
Por fim, a fase de análise e testes também não deve ser negligenciada.
É fundamental analisar o andamento da sua campanha de vendas por meio do e-mail marketing e fazer os testes necessários para estabelecer melhorias futuras.
Por meio dos resultados da sua campanha, você pode ter uma noção do que precisa ser mudado e o que está dando certo.
Analise todas as métricas com bastante calma, sempre testando tudo, para não correr o risco de investir em algo que não está trazendo o retorno esperado.
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