Uma maneira de garantir a motivação dos funcionários que entram para sua equipe está numa prática muito comum da sociedade: as boas-vindas.
Parece pequeno, mas é uma ação tão necessária nos dias atuais que garante não só uma valorização dos funcionários, mas também, o reconhecimento de tê-lo junto do seu negócio.
Por isso, separamos algumas dicas de boas-vindas a novos funcionários para você, empreendedor, colocar em prática depois de assinar o contrato admissional de um profissional. Confira!
Novos funcionários: como receber?
Fazer com que os novos funcionários se sintam parte da empresa é uma missão e tanto para qualquer gestor, porém, é importante que isso seja bem-feito para que o colaborador vista a camisa e produza melhor.
Antes de mais nada, para fazer gestão de pessoas é de suma importância se colocar no lugar do outro. Trabalhar a empatia é a primeira regrinha, por isso, coloque-se no lugar do outro e analise como você gostaria de ser recebido numa empresa.
1 – Comunicado de boas-vindas
A dica número 1 para receber novos funcionários é fazer um comunicado oficial de boas-vindas. Cabe à gestão, comunicar aos demais membros da equipe que um novo funcionário está chegando.
Independentemente de ter uma equipe trabalhando de forma remota, é importante manter todos informados, seja por e-mail, chat ou algum canal oficial de comunicação da empresa.
2 – Pense numa integração de funcionários
A integração é nada mais do que um tour dentro da empresa. Assim que os novos funcionários chegam, vale a pena tirar um momento para apresentação deles com colaboradores veteranos e mostrar toda a instalação da empresa.
3 – Kit boas-vindas a novos funcionários
Um kit boas-vindas é um mimo carinhoso que a gestão organiza para poder receber novos funcionários. Ele pode ser personalizado e ter a logomarca da sua empresa. Isso tudo para ambientar os recém-contratados à cultura da empresa.
Algumas opções são bem bacanas quando se pensa em como agradar um novo funcionário. Entre as principais ideias estão:
- Squeeze de água personalizado;
- Cartãozinho assinado pelo CEO;
- Canetas, mouse pad e caderneta de anotações;
- Adesivos.
Você também pode pensar em itens que sejam mais voltados ao seu segmento.
4 – Integrá-lo aos canais de comunicação corporativa
Colocar os colaboradores nos canais oficiais de comunicação da empresa é uma prática que não deve ultrapassar o primeiro dia, por isso, peça com antecedência, o nome completo com todos os dados para formalizar o e-mail corporativo dos novos funcionários.
Essa é uma prática bastante comum entre muitas empresas para poder separar o profissional do pessoal de cada colaborador.
Por que dar boas-vindas é fundamental?
Porque é um motivo a mais para integrar novos funcionários dentro da sua empresa, ou seja, isso é fundamental para que você valorize o profissional que vai representar sua empresa e faça ele reproduzir não apenas a cultura organizacional, como também, compreender valores e missão do seu negócio.
Além disso, ajuda na:
- Relação entre colaboradores;
- Produtividade e engajamento;
- Confiança entre a equipe;
- Remoção de algum obstáculo de comunicação;
- Adaptação da empresa;
- Chance de obter melhores resultados.
É importante saber que, quando há uma pessoa nova chegando ela deve saber tudo da empresa. Como:
- Conhecer seus valores e cultura;
- Saber das regras de saúde e segurança;
- Conhecer todas as instalações e setores;
- Conhecer a gerência e supervisão .
Manter as dicas de boas-vindas a novos funcionários ativas é uma forma de ter um Recursos Humanos eficaz.
Sem contar que quando se é bem recebido, as chances de rotatividade e absenteísmo são poucas e faz com que os novatos se sintam bem acolhidos para poderem produzir mais.
Caso ainda precise explorar melhor o assunto, confira as dicas do Sebrae, por exemplo, lá eles oferecem todo o suporte necessário para o empreendedor conseguir executar uma melhor gestão e ter sucesso em todo o seu negócio.