acidentes

Dicas para realizar a semana interna de prevenção de acidentes de trabalho

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) é um evento com o objetivo de conscientizar os colaboradores da importância da saúde e segurança no seu ambiente de trabalho.

Para que a SIPAT ocorra da melhor forma, é necessário que haja uma organização com antecedência, para que sejam definidos tópicos como temas, custos, dinâmicas e formas para engajar os colaboradores.

Pensando nisso, abordaremos nesse artigo dicas para realizar a SIPAT!

Acompanhe a leitura e descubra como fazer o evento na sua empresa ser um sucesso.

Organize com antecedência 

O primeiro passo para que a SIPAT ocorra, é ter uma organização antecipada. Eventos realizados de última hora são susceptíveis a falhas em diversos aspectos. Por isso, os assuntos relacionados a SIPAT devem ser discutidos gradativamente nas reuniões da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Dessa forma, podem ser definidos data e horário da SIPAT, temas, atividades efetuadas, patrocinadores, parceiros, além dos recursos financeiros que serão necessários para a realização do evento.

É importante formalizar as reuniões com as decisões em ATAS ou relatórios. Assim, haverá um maior controle do que foi discutido no decorrer dos encontros.

Tenha uma equipe organizadora

Para a SIPAT acontecer com sucesso, respeitando o planejamento, é necessário ter uma equipe organizadora que esteja a frente do evento.

Essa equipe responsável pleno planejamento é composta pelos próprios funcionários da empresa. Dessa forma, essas pessoas são as responsáveis por executar tudo o que foi decidido.

Geralmente, essa atividade fica a cargo dos membros da CIPA. E para ter êxito, recomenda-se a criação de subgrupos, para que as tarefas alcancem todos os participantes, alocando funções para cada membro.

Além disso, é importante definir o coordenador de equipe. Essa pessoa deve ter habilidades de liderança, afim de orientar as atividades e conseguir o engajamento dos funcionários. 

Escolha o tema da SIPAT

Na SIPAT, muitos temas podem ser apresentados, visto que a temática do evento é saúde e segurança. Por isso, é necessário que haja um delineamento do que será abordado.

Vale ressaltar que as atividades realizadas devem ter o foco no tema escolhido, contudo, outros temas como qualidade de vida e bem-estar podem ser apresentados em paralelo.

Independente da escolha dos organizadores, o tema deve ser atrativo para os funcionários. O objetivo do evento é estimular o aprendizado dos colaboradores com a participação ativa nas dinâmicas e palestras. Assim, para que essa ação ocorra, é necessário que o tema estimule o engajamento dos participantes.

Uma dica é apostar em empresas que realizam palestras interativas, com apresentações lúdicas que atraia a atenção dos colaboradores, ao mesmo tempo que apresenta uma reflexão sobre o tema de saúde e segurança. 

Faça a divulgação da SIPAT

Após planejar o evento da sua empresa, é imprescindível a adesão dos funcionários às atividades. Por isso, é fundamental uma boa divulgação.

A organização pode utilizar diversos meios para comunicar aos funcionários a programação elaborada para a SIPAT. Assim, é valido a utilização de faixas, cartazes, murais, e-mails, intranet, entre outros.

Na divulgação, as chamadas visuais são bastante atrativas. Por isso, abuse no uso de imagens, figuras e cores, para chamar atenção dos funcionários.

É aqui que percebemos como a organização é essencial para o sucesso da SIPAT. Com a programação feita de forma antecipada, a divulgação poderá ser realizada a tempo de chegar a todos os funcionários, inclusive para que estes se planejem em suas atividades de rotina, deixando um tempo para participar do evento.

Gostou das dicas? Deixe um comentário ele será de grande valia para nós e todos os nossos leitores!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Realizarte, onde você pode encontrar diversos conteúdos sobre qualidade de vida, segurança do trabalho, saúde, motivação, entre outros.