Muitos empresários e equipes de marketing querem iniciar uma estratégia de marketing digital ignorando esse pilar fundamental que é o conteúdo.
Na minha opinião, a grande maioria das estratégias e redes sociais como Facebook, Linkedin, Youtube, entre outras, tendem a falhar se não houver uma base de conteúdo que guie a criação de posts.
Quando falamos em SEO – Otimização para Mecanismos de Busca, torna-se quase impossível obter resultados sem pensar em criação de conteúdo relevante.
Benefícios do marketing de conteúdo
1. Vai ajudar a gerar mais visitas ao site
Uma boa estratégia de conteúdo levará muitos visitantes ao seu site ou blog por meio do rankeamento orgânico do Google (e outros buscadores) e também pelas redes sociais.
Bons conteúdos tendem a ser compartilhados.
2. Construção de marca
Se uma empresa ou profissional é especialista em uma determinada área, a criação de vídeos, infográficos, posts e artigos sobre o tema farão os potenciais clientes terem provas que isso realmente é verdade.
Uma coisa é alguém afirmar ou fazer publicidade dizendo: “Somos especialistas em campanhas de Google Ads”, por exemplo.
Outra coisa é criar tutoriais e dicas sobre “como otimizar sua campanha de Google Ads” ou “como criar sua primeira campanha de Google Ads”.
3. Geração de contatos qualificados
Uma vez que o conhecimento é compartilhado por meio de um blog, um site ou nas redes sociais.
Naturalmente os leitores ou seguidores da marca ou profissional criarão uma confiança e entrar em contato caso precisem de algum serviço ou produto.
É muito importante ter em mente (e no planejamento também), que conteúdo não é feito de um dia para o outro.
Será preciso estabelecer uma estratégia e segui-la, pois os resultados não são de curto prazo.
Quais ferramentas usar para o marketing de conteúdo?
Existem diversas formas de colocar a estratégia em prática.
Recomendo que as empresas ou profissionais comecem com uma ou duas, integrando posteriormente novas formas de trabalhar de maneira consistente, com o passar do tempo.
Digo isso, pois aparentemente tudo é grátis, mas será preciso tempo e conhecimento.
Contratar uma agência de marketing digital, na maioria das vezes é a melhor opção.
Em primeiro lugar, porque os profissionais possuem mais experiência para colocar as idéias em prática de maneira profissional.
Em segundo lugar, porque ao dedicar tempo para essas tarefas, a empresa ou profissional pode deixar o core business de lado.
1. Blog
Geralmente eu recomendo aos meus clientes que comecem com a criação de um blog em WordPress, mas isso pode variar de acordo com o ramo de atuação da empresa ou profissional.
Gosto da idéia de criar um blog, pois este pode ser um alicerce para a estratégia de redes sociais, além de impactar positivamente o SEO do site WordPress.
No blog será possível compartilhar textos, imagens, infográficos, vídeos, e-books e muitos outros tipos de conteúdo.
2. Redes Sociais
Atualmente, as redes sociais que nosso clientes mais buscam são: Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter e Youtube.
Antes de escolher em quais redes vai incluir em sua estratégia, defina os objetivos.
Cada uma delas possui particularidades e não devem ser trabalhadas de uma única forma e copiada para as demais. Isso é um tremendo engano que muitas marcas cometem.
Conteúdo de rede social não deve ser planejado e executado em um único dia, apesar de ser possível fazer isso.
3. E-mail Marketing
O e-mail marketing é muito mal utilizado pela maioria das empresas. O principal erro é não segmentar os clientes e fazer uma comunicação de uma via só, geralmente tentando vender algo.
Ao contrário, o e-mail marketing deve ser usado como uma ferramenta de comunicação pessoal e conhecer o seu público, enviando conteúdo de qualidade, que ele escolheu receber é a melhor forma de obter sucesso.
Portanto, só envie mensagens para quem realmente quer receber o seu conteúdo.
Segmente seu público, não envie um único e-mail para toda a sua lista. Crie artes e textos atrativos. Mensure resultados e otimize a cada envio.
Principais motivos que levam ao fracasso na estratégia e desistência das empresas e profissionais
1. Achar que é fácil e rápido
Os resultados não vêm no curto prazo e muito menos são fáceis de atingir.
Tenha um equipe especializada trabalhando nesta frente e principalmente, tenha paciência.
Se quiser resultado de curto prazo, invista em campanhas.
2. Falta de regularidade
Antes de começar um trabalho de conteúdo, estabeleça um calendário editorial e trabalhe sempre com uma semana de antecedência.
Evite ao máximo fazer hoje o que precisa finalizar amanhã, porque muitas vezes não será possível executar o que precisa e deixará sua audiência sem conteúdo.
3. Falta de análise de resultados (Web Analytics)
Tudo que se faz em marketing digital precisa ser monitorado, analisado e otimizado.
Com marketing de conteúdo não é diferente. A única maneira de atingir bons resultados é replicando e otimizando o que estiver funcionando e corrigir o que estiver errado.
Conclusão
Criar uma estratégia de marketing de conteúdo que traga bons resultados não é tarefa simples, muito menos rápida.
No entanto, os resultados podem ser surpreendentes e elevar uma empresa ou profissional a um novo patamar na internet.
Para isso, é preciso de um bom planejamento, equipe qualificada para execução das tarefas e muitas métricas tanto quantitativas como qualitativas.
Pronto para realizar a sua estratégia de marketing de conteúdo?
Este post foi escrito por Bruno Lamattina, Diretor de Interatividade da Agência Lamattina Marketing Digital. Localizada na região da Grande São Paulo, há 7 anos oferece os serviços de desenvolvimento de sites em WordPress e PHP, além de serviços de Google Ads, otimização e hospedagem de sites.