O marketing é fundamental para aumentar as vendas de seus produtos e serviços, então direcionar suas ações da maneira correta é essencial.
Existem diversas técnicas que trazem visibilidade e expansão para um negócio, por exemplo, o Inbound e Outbound.
Além disso, é certo dizer que vender é importante, então identificar quais são as maneiras de conseguir aumentar a lucratividade de sua marca, é capaz de direcionar você para os melhores resultados.
É preciso que antes de criar estratégias para vender mais, você saiba qual o tipo de público que o seu negócio possui, principalmente para evitar um direcionamento errado dos seus esforços e ações como um todo.
Por exemplo, pensando em uma empresa que realiza laudo spda, para que ela consiga mostrar os seus serviços, ela precisa saber qual público se interessa para não perder tempo com quem não pretende se tornar seu cliente.
Outbound: o que é e como ele beneficia o seu negócio
Outbound é uma estratégia de marketing que faz o uso de telemarketing, porém em uma quantidade pequena. Diferentemente do que muitos imaginam, ela não se limita apenas a ser feita através de um telefone.
Se a necessidade da sua empresa é lucrar mais, ela poderá realizar a amostra de seu produto também, através de, por exemplo:
- Comerciais de TV;
- Rádio;
- Links patrocinados;
- Entre outros.
Por exemplo, se uma empresa vende válvula de retenção, ela vai fazer o uso das mídias para conseguir mais engajamento para o seu negócio.
Totalmente oposto do que é oferecido pelo inbound, o outbound tem como objetivo criar estratégias de venda, focadas em prospecção ativa, e abordagem de seus consumidores.
Ou seja, seu modelo simplificado proporcionará a sua empresa que apresente a sua marca e realize abordagens que ofereçam seu serviço e produto de uma maneira assertiva.
Inbound: o que é e como fazer o seu uso em sua empresa
Agora que já falamos um pouco sobre o outbound, vamos citar o inbound. Ele é um tipo de estratégia de marketing que identifica, através do foco no mundo digital, prospecções.
Quando realizada suas técnicas, evita a dificuldade de procura por novos clientes, já que eles mesmos procuram por sua empresa.
Vamos criar uma imagem em que um site de venda de materiais como martelete de demolidor invista em inbound, com isso as pessoas acessarão com mais frequência seu site, por meio de buscas por este produto
Alguns benefícios que seu negócio terá ao investir no inbound, são: conversão dos dados inseridos em sistemas de acesso em sites para baixar seus conteúdos que se encontram disponíveis na internet, seu site e em informações para sua empresa.
O cliente será atraído para seu site ou blog, por meio de conteúdos criados para ele, de acordo com sua necessidade, evitando assim, que sejam investidos valores com marketing destinados a pessoas que não têm a necessidade de adquirir seus produtos.
Além disso, você terá os dados que foram inseridos, mesmo que a compra não tenha sido efetuada, e poderá repassá-los para sua equipe de venda entrar em contato com o cliente e buscar o porquê ele não deu continuidade e quais são suas necessidades.
Depois de vender seus produtos ou prestar um serviço, sua empresa dará seguimento ao bom relacionamento com o cliente, através de suas redes sociais, campanhas de e-mail marketing, mensagens sobre novas promoções, pesquisa de satisfação, etc.
Considerações finais
Ou seja, depois da leitura de todo esse artigo, certamente ficou claro como o inbound e o outbound são estratégias de marketing que ajudarão a sua empresa a conquistar mais clientes para o seu negócio e, assim, vender ainda mais, independentemente do ramo.
Este conteúdo foi produzido pela equipe Soluções Industriais