Diferenças entre valuation e valor de mercado: quais são?

Entenda o quanto esses dois termos podem ser úteis para que você faça escolhas financeiras assertivas

Quem está começando a investir pode se sentir confuso com algumas expressões do mercado financeiro. Entre elas, podemos destacar o significado de valuation e valor de mercado. Apesar de expressões em inglês fazerem parte do nosso cotidiano, nem sempre uma palavra tem totalmente a ver com a outra. 

Se você é focado na renda variável e investe em ações, como a ITSA4, sabe o quanto é importante ficar por dentro de tendências e novidades do setor para tomar decisões assertivas que se adequam ao seu objetivo financeiro e perfil de risco. Nos tópicos abaixo, explicaremos a diferença entre esses dois termos para que você não se confunda. Boa leitura!

Este conteúdo não é uma recomendação de investimento.

Valor de mercado 

No mundo dos investimentos essa expressão é bastante recorrente. Tanto que muitas pessoas levam totalmente a sério essa informação ao apostar em estratégias que beneficiam o ganho de capital. 

Sendo assim, considerando a cotação atual das ações de uma determinada empresa, pode-se dizer que o valor de mercado se trata do preço integral de uma companhia. Essa informação tem como base a lei de oferta e demanda. Toda vez que uma pessoa faz negociação na bolsa de valores, leva-se em consideração esse indicador, o qual permite uma tomada de decisão assertiva. 

É importante não confundir com o patrimônio líquido que aquela determinada marca tem e, sim, o quanto as pessoas que costumam investir estão dispostas a comprar daquela empresa. Ainda assim, é necessário considerar outros fatores externos que influenciam diretamente a precificação. Como, por exemplo, as tendências econômicas e as oscilações que constantemente aparecem no setor. 

Por isso que, quanto mais indivíduos adquirem ações, mais a empresa se beneficia e fica ainda mais valorizada no mercado. Desse modo, o preço das ações sobe, atraindo novos investidores em busca de retorno financeiro.

A reputação da empresa é outro ponto que influencia bastante na tomada de decisão. Afinal, os investidores costumam se basear em suas metas de curto, médio e longo prazo. Muitos desejam apostar em empresas que estão em constante crescimento e, quanto maior o volume de compras, maiores serão as ofertas e os benefícios para quem adquiriu. 

Valuation 

Para calcular o valor de mercado de uma empresa, basta multiplicar o preço atual de suas ações pelo número de ações emitidas. Já o valuation é uma estimativa mais detalhada, que considera projeções de receita, despesas, fluxo de caixa, entre outros fatores, para determinar quanto uma companhia realmente vale.

Essa estimativa, que dá uma compreensão mais detalhada sobre o quanto aquela marca vale, é chamada de valuation. Ela é considerada uma importante fonte para que os investidores saibam como está a saúde daquela empresa, e quais as vantagens econômicas que ela oferece para se obter lucro futuro. 

É uma ótima maneira dos investidores fazerem projeções de receita, analisar a concorrência e também o mercado. Entretanto, é necessário lembrar que às vezes o valuation nem sempre é fiel ao verdadeiro valor de mercado de uma determinada empresa, pois existem motivos que dificultam chegar a uma compreensão real.

Isso pode ocorrer tanto devido a fatores subjetivos, como a confiança que acionistas depositam em uma marca específica, quanto por eventos como infrações regulatórias ou tendências de mercado que podem impactar negativamente os preços. Por isso, muitos investidores consideram interessante adquirir ações quando o valor de mercado está abaixo do valuation, pois isso pode indicar uma oportunidade de compra.

De todo modo, é muito importante usar essas duas diretrizes para que se chegue a um valor justo de uma determinada ação. É importante analisar com bastante cautela para saber se é interessante ou não realizar aquele determinado investimento. 

As ações podem oferecer boas oportunidades de crescimento, mas é fundamental que os investidores analisem cuidadosamente os indicadores financeiros e as tendências de mercado para tomar decisões fundamentadas.