Em 1995 surgiram dois grandes sites que marcaram o início das lojas online no mundo, ou seja, o famoso termo e-commerce: Amazon e e-Bay. A Amazon focava seu negócio em uma livraria online, e o e-Bay conectava pessoas que queriam comprar ou vender produtos pela internet.
De lá pra cá, esse modelo de negócio só cresceu e confirmou sua importância, principalmente após a pandemia 2020. Vejamos então, o que de fato é um e-commerce, qual sua importância e como funciona na prática este negócio!
E mais, confira também algumas dicas para você se destacar neste modelo de negócio. Siga a leitura!
O que é e qual a importância de investir em um e-commerce?
O termo ‘e-commerce’ se refere a um espaço online onde são realizadas compras e vendas de produtos físicos ou infoprodutos.
Ou seja, seus pilares são as vendas e o atendimento ao cliente (no pré e pós-compra), sendo necessário a realização de automações, cadastramento de produtos, controle financeiro e gestão de estoque.
Existem vários tipos de e-commerce, sendo os principais: B2B, B2C e C2C.
No B2B, temos uma plataforma de vendas criada geralmente por fabricantes ou distribuidores, que comercializam seus produtos a outras empresas e estas, vendem para um consumidor final, como é o caso de equipamentos laboratoriais ou industriais.
Já no B2C, temos empresas que vendem diretamente para o consumidor final, como a grande maioria das lojas virtuais. Por fim, temos o modelo C2C, venda de um consumidor diretamente para outro, o que acontece em sites variados.
Independentemente de qual modelo seguir, é impossível deixarmos de mencionar os benefícios em possuir uma loja virtual, e entre esses temos:
- Baixo custo inicial;
- Maior facilidade de vender seus produtos;
- Aumento do volume de vendas;
- Baixa necessidade de infraestrutura;
- Funcionamento integral 24 horas/7 dias por semana;
- Melhoria de relacionamento com o cliente.
Mas não para por aí, se todos esses motivos não fossem suficientes, a pandemia confirmou a importância de investir em uma plataforma de vendas online.
Segundo um relatório do eMarketer, a América do Norte teve um aumento de 34,6% nas vendas online em 2020, e analisando os países da América Latina, destaca-se o Brasil, com um crescimento interno de 50,1%, o que significou cerca de R$ 87 bilhões movimentados em vendas.
Desde a possibilidade de obter mais informações sobre os produtos sem precisar contactar um vendedor, até a facilidade e rapidez em comprá-los no conforto da sua casa, tudo se tornou uma mais-valia para o consumidor e para o seu empreendimento.
Como funciona um e-commerce? Teoria + prática!
Na prática, costuma-se dizer que um e-commerce movimenta diversos departamentos de uma empresa.
E para administrar todo esse negócio online, surge a importância de uma plataforma de CRM adequada. CRM ou “Customer relationship management” é uma ferramenta de gestão de relacionamento com cliente que permite que uma empresa analise todas as interações dela com um consumidor.
Assim, sempre que uma empresa interage com o cliente ela sabe com quem está falando, e qual o estágio dele na jornada de compra. As mais famosas no Brasil são: Zoho CRM, RD Station CRM, Hubspot CRM e Salesforce.
Entretanto, para garantir o sucesso da sua loja online também é importante seguir um plano estratégico, o qual você deve revisitar de tempos em tempos, certificando-se de:
- Compreender qual o seu público-alvo;
- Possuir um bom sistema de logística;
- Analisar seus resultados e analisar as métricas;
- Investir em redes sociais e UI e UX.
Mas nenhum planejamento adianta, se não colocarmos em prática, certo? Então como de fato montar um e-commerce?
Bem, de forma fácil e rápida, o primeiro passo é escolher um nome para o seu domínio e um servidor – no Brasil, os mais famosos são: WooCommerce, PrestaShop, Magento, OpenCart e Nuvemshop.
Em seguida, desenvolver o design do seu site e escolher os sistemas de pagamento que estarão disponíveis para seus clientes. Por fim, então, administrar o relacionamento com seus clientes a partir de uma ferramenta CRM.
3 estratégias para alavancar seu e-commerce
A essa altura você já entendeu a importância que planejar e investir em uma plataforma e-commerce tem para o seu negócio, mas vamos além.
Em pesquisa realizada pelo PayPal Brasil e BigDataCorp, o Brasil registrou cerca 1,59 milhão de lojas online em 2021, ou seja, se por um lado o mercado está aquecido, por outro, torna-se bem difícil enfrentar a concorrência.
E pensando nisso, há algumas estratégias que não podem faltar para garantir o diferencial na sua loja online:
- Invista na fidelização de seus clientes;
- Produza conteúdo sobre seus produtos;
- Aprimore as funções e experiências do usuário do seu site;
Desta forma, concluímos que o modelo de negócio das plataformas E-commerce é uma poderosa ferramenta de crescimento para a sua empresa, principalmente por facilitar a jornada de compra e acesso dos clientes aos seus produtos.
Gostou do conteúdo? Para mais dicas sobre o mercado digital, marketing e vendas, acesse o SebraeMS !.