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Como empreender com sucesso no comércio eletrônico

O e-commerce brasileiro está em alta nos últimos anos e segue com previsão de ótimos índices em 2019. O momento positivo tem atraído diversas pessoas para este meio, sejam elas empreendedoras experientes ou não. A oportunidade de ser dono do próprio negócio em um meio tão promissor chama bastante atenção.

Vender online tem uma série de benefícios, como a própria facilidade para criar uma loja virtual e divulgar os produtos para um público muito amplo, diferentemente do que acontece com lojas físicas. Os custos são menores e as possibilidades muito maiores.

Mas empreender, seja um negócio grande ou pequeno, requer alguns cuidados e exige muito planejamento. Apesar de todos os aspectos favoráveis, centenas de lojas virtuais encerram suas atividades pouco tempo após iniciarem no mercado, como demonstram alguns estudos feitos na área.

E então, como ser diferente e evitar se tornar mais um nesta estatística? O que devo fazer para prosperar com meu negócio online? Conheça agora 4 dicas para criar uma loja virtual de sucesso!

 

  • Conheça seu público e o mercado

O primeiro passo antes de iniciar seus negócios no mundo virtual é conhecer seu potencial público-alvo e as características do mercado no segmento em questão. Ações muito genéricas atualmente já não surtem mais o mesmo efeito. É preciso saber conversar com as pessoas que você quer atingir.

E para que isto seja possível, é fundamental ter conhecimentos mais aprofundados. Antes de empreender, você precisa saber de fato quem são seus consumidores. O que eles valorizam, como eles costumam procurar pelas informações, o que é diferencial para eles ou não.

Pesquisas de mercado podem ser uma ótima solução para ter as respostas desejadas. Dessa forma você já iniciará suas vendas online sabendo como se comunicar com seu público. Você terá nas mãos a possibilidade de ofertar exatamente aquilo que eles estão procurando.

Por isso também é tão importante saber como está mercado. O momento econômico do país é um contexto que nunca pode ser ignorado. Existem boas perspectivas? As pessoas estão voltando a ter condições de investir em lazer, em luxo, em viagens?

Avalie todo esse conjunto de fatores. Quando você conhece seu público e está antenado ao mercado, certamente saberá adotar as melhores estratégias!

 

  • Capriche no plano de negócio

Já fez o dever de casa, pesquisou e levantou todas as informações possíveis sobre o seu público e o mercado? Ótimo, então você pode avançar para o próximo passo que é definir um plano de negócio bem completo. Planejar é a chave para se dar bem em qualquer área da vida, até mesmo pessoal.

Para empreender não seria diferente e no mundo online o plano de negócio segue tão importante quanto nas áreas mais tradicionais. Por meio do plano de negócio você terá um estudo que abrangerá suas atividades, o mercado, metas a curto, médio e longo prazo, os objetivos e uma análise de riscos.

Munido destas informações você dificilmente será surpreendido. O mercado online, embora esteja em alta, pode ter muitas variáveis, existe muita concorrência e nem todos os segmentos apresentam o mesmo desempenho positivo.

Ao se planejar, você estará preparado para evitar turbulências, ou mesmo sobreviver a elas caso sejam inevitáveis. Faz parte do mercado, e com o e-commerce não é diferente.

 

  • Faça uma boa gestão financeira

Administrar bem as finanças é uma dificuldade para milhões de brasileiros. Seja no âmbito pessoal ou profissional, muita gente se perde na hora de gerir o próprio dinheiro. Para ter sucesso com sua loja virtual, você precisará fazer uma boa gestão das finanças do seu e-commerce.

Em primeiro lugar esteja atento a todas as obrigações contábeis legais do negócio. Não seja pego de surpresa por nenhum tipo de cobrança e nem por eventuais irregularidades, isso já poderá acarretar em prejuízos que vão prejudicar seu caixa e sua gestão financeira.

Antes de iniciar seu empreendimento, levante quanto você tem para investir e quais os custos você poderá ter para colocar sua loja virtual no ar. Mas lembre-se: nem sempre buscar o caminho da redução total de despesas será uma boa solução. Se sua loja tiver muitas limitações estruturais e de recursos, mais difícil será emplacar seu e-commerce.

 

  • Divulgue a loja com sucesso

Criou, montou e colocou sua loja no ar? Não pense que a parte mais complicada já passou. Levar seu e-commerce ao sucesso é tão desafiador quanto todo este processo anterior que abordamos nos tópicos anteriores.

E no primeiro momento após sua loja estar ativa, seu foco deve se voltar para divulgar a loja e os produtos que você oferece. Explore as redes sociais, faça impulsionamentos e alcance o maior público possível em cada ação.

Você também pode explorar o Google Ads, já que o Google é o principal meio de pesquisa em todo o mundo. São milhões de pessoas que buscam por todo o tipo de informação diariamente. Criando anúncios bem direcionados que levem as pessoas para sua loja, você certamente fará mais vendas.

Aproveite que as redes sociais hoje oferecem muitas possibilidades gratuitas ou com baixo custo para divulgação. Você consegue alcançar milhares ou até mesmo milhões de pessoas com investimentos bem acessíveis. E mais, você ainda pode trabalhar na personalização do público para o qual os anúncios serão direcionados, ou seja, você amplia as chances de assertividade.

Seja você também um empreendedor de sucesso no e-commerce. Quer vender online e ser dono do seu próprio negócio? Siga nossas dicas, coloque seus conhecimentos em prática e mãos à obra!