A tecnologia chegou em todos os segmentos de mercado e no turismo não seria diferente.
Empresas do segmento turístico estão apostando alto na tecnologia como o chatbot para potencializar seus atendimentos, pagamentos digitais para assegurar e agilizar transações financeiras, o uso de Inteligência Artificial para proporcionar experiências, antes do turista sair do seu local de origem.
Já imaginou “experimentar” um salto de paraquedas em um destino incrível antes mesmo de comprar o passeio? Ou, “conhecer” de antemão dois destinos através de uma experiência imersiva para decidir para qual deles você quer ir?
Pois bem! A tecnologia pode ser uma grande aliada das empresas turísticas que desejam escalar seus negócios e fidelizar a nova geração de turistas cada vez mais exigentes e digitalizados.
Por onde começar?
Talvez seja necessário começar revendo a forma de pensar e de gerir sua empresa.
A tecnologia pode ser um alto investimento com retorno significativo, mas para ser bem utilizada, será preciso rever processos já enraizados, estratégias ultrapassadas e, até mesmo, regras de negócio!
O comportamento do consumidor mudou e isso se refletiu na forma como vem consumindo viagens e entretenimento. Os turistas estão mais críticos, pesquisam mais antes de efetivar a compra e tem se utilizado cada vez mais da tecnologia para adquirir suas viagens e serviços.
A sua empresa também precisa acompanhar essas mudanças para conseguir atender ao novo perfil do turista.
Confira o que há de mais eficiente, busque referências com empresas que já se utilizam de sistemas e recursos tecnológicos que possam servir para o seu negócio, realize testes com ferramentas e, se necessário, peça ajuda especializada em uma consultoria.
O quanto investir?
Quando falamos em tecnologia de ponta, nos referimos ao que há de mais avançado no mercado. Mas, comece pelo básico bem-feito.
Alguns sistemas integrados que automatizem processos totalmente manuais, registrem e criem banco de dados e tornem suas transações (e as dos seus clientes) mais seguras, já é um passo.
As áreas financeiras, administrativas e de atendimento são as que merecem maior atenção inicialmente. A tecnologia pode te ajudar a:
- Proporcionar maior segurança para os dados sensíveis dos seus clientes, com as regras do LGPD;
- Automatizar rotinas financeiras, como pagamento de taxas;
- Adição de valores extras de acordo com as configurações de regras de negócio etc;
- Agilizar o atendimento ao cliente, buscando no banco de dados as informações referentes.
E muitas outras tarefas que poderão ser integradas e automatizadas.
Por que começar?
E, por que não? Além das ferramentas tecnológicas que ajudam na gestão, empresas que não contam com um site institucional estão praticamente fora do mercado.
E, na verdade, só isso não basta! O seu site institucional precisa ser mais do uma vitrine. Ele precisa ser a extensão da sua empresa, onde o atendimento e as vendas continuam mesmo após o horário comercial.
Por isso, investir em tecnologias que proporcionem um website completo e funcional é fundamental..
Como a tecnologia me ajuda a atender?
O uso de chatbots para realizar o atendimento remoto tem feito sucesso entre as empresas de turismo. A Inteligência Artificial usada nessas soluções consulta seu banco de dados, “aprende” as principais informações e consegue solucionar alguns atendimentos de baixa e média complexidades sem a necessidade de nenhum auxílio humano.
Isso permite ampliar seu atendimento, proporcionando maior agilidade no tempo de resposta e satisfação dos seus clientes.
Além disso, atua na urgência do seu cliente, principalmente quando acionado em um momento de crise. Por exemplo, se seu cliente perdeu o voucher de uma reserva realizada, pode conseguir uma reemissão facilmente utilizando o chatbot.
Como a tecnologia me ajuda a vender?
Com e-commerces especializados em serviços e experiências, as vendas das empresas turísticas podem ser potencializadas com o uso da tecnologia.
Sites que oferecem a venda online de ingressos, vouchers e reservas podem ter um alcance muito maior, afinal, não estão limitados a vender apenas para a região em que atuam, muito menos vendem somente quando os turistas chegam à localidade.
Com um e-commerce é possível romper fronteiras e realizar as vendas antecipadas para os turistas de qualquer localidade, antes mesmo deles saírem dos seus locais de origem.
Essa estratégia de vendas traz maior previsibilidade para as empresas que passam a trabalhar com antecipação e podem perceber melhora no fluxo de caixa, já que a venda antecipada traz consigo o recebimento do pagamento antecipado também.
Além disso, traz planejamento ao longo do ano, dando visualização mais assertiva das vendas entre a alta e baixa temporadas e maior controle para tomadas de decisão mais inteligentes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela Planne, onde você pode encontrar centenas de novos conteúdos informativos.