A taxa de engajamento Instagram é uma medida da eficácia do seu conteúdo. Ele permite que você meça quantitativamente se e como seus seguidores estão se envolvendo com o que é postado no Instagram e ajuda você a ter uma ideia da qualidade do seu conteúdo.
Ela, normalmente, leva em consideração todas as interações em seus posts: curtir, comentar, salvar e compartilhar.
Por que você deve se preocupar com sua taxa de engajamento
Sua taxa de engajamento Instagram deve ajudá-lo a ter uma ideia mais clara do interesse do público em seu conteúdo.
Se ninguém está interagindo com sua postagem, ninguém está comentando, vinculando, salvando e compartilhando, seu conteúdo é realmente adequado para o seu público?
É o que eles querem ouvir de você? Está realmente ajudando a resolver seus pontos fracos? Se você notar um envolvimento baixo, pode ser hora de repensar sua estratégia no Instagram e o valor que seu conteúdo está trazendo.
A taxa de engajamento Instagram é uma ótima medida para sua empresa, mas também é um indicador sutil para novos seguidores em potencial que podem descobrir sua conta.
Você confiaria em uma conta com muitos seguidores, mas apenas alguns comentários? Talvez não. As interações e, principalmente, os comentários, ajudam a mostrar ao seu cliente ideal que você pode ser uma fonte confiável de informações.
Engajamento Instagram: 8 estratégias para gerar engajamento
Acompanhe, a seguir 8 estratégias capazes de promover mais engajamento no seu perfil:
1. Crie conteúdo envolvente
Já estabelecemos que curtidas não são a única medida do desempenho de suas postagens no Instagram.
Comentários, salvamentos e compartilhamentos agora são ainda mais importantes. O que significa que você deve criar conteúdo que incentive esses tipos de interação.
Conteúdo “salvável” significa postagens que seu público vai querer salvar para lembrar e voltar mais tarde. Geralmente, é um conteúdo valioso ou inspirador.
Carrosséis com dicas e informações podem ser bons impulsionadores de economia, e as citações também são interessantes.
Ao criar conteúdo “salvável”, pense sobre o que seu público gostaria de lembrar ou ser lembrado.
Conteúdo compartilhável são postagens que seu público deseja compartilhar em suas histórias (o que também o ajudará a melhorar seu alcance). Memes, citações e GIFs são bons exemplos de conteúdo compartilhável.
Novamente, criar conteúdo divertido e usar memes ou GIFs de situações relacionáveis ou pensamentos/sentimentos comuns ao fazer certas coisas, é outra ótima maneira de criar engajamento.
2. Use conteúdo de vídeo
O conteúdo de vídeo tem obtido cada vez mais força nos últimos anos. 2020 foi particularmente grande com a introdução dos Reels.
Criar conteúdo de vídeo não deve ser assustador, na verdade, pode ser muito fácil! Os Reels são uma ótima maneira de testar conteúdo de vídeo divertido ou educacional. Seu formato curto torna muito fácil para qualquer pessoa criar.
Por serem tão novos, eles estão recebendo ainda mais tração do que outros tipos de conteúdo.
3. Incentive seu público a se envolver
Como vimos acima, você precisa estimular seu público, dizer o que ele precisa fazer e incentivá-lo a se envolver com seu conteúdo.
Para suas postagens, você pode fazer perguntas, pedir a opinião deles ou o que pensam sobre sua postagem. Em suas histórias, use os adesivos que estão disponíveis: enquetes, perguntas, quizzes.
Dê aos seus seguidores o espaço para se envolver e interagir com você.
4. Mostre sua cara, seja autêntico
Agora releia a última frase do parágrafo anterior: “Dê aos seus seguidores o espaço para se envolver e interagir com você”.
Sim, as pessoas interagem com outras pessoas. Eles não interagem com histórias e postagens sem rosto, então mostre-se regularmente. Seja autêntico, compartilhe sua história, seus sucessos, seus fracassos.
5. Dar para receber
O Instagram é uma plataforma de mídia social, então, no final, você tem que ser social.
Conecte-se e se envolva com seus concorrentes e com as postagens e histórias de seus clientes ideais, responda a DMs e comentários e simplesmente comece a construir relacionamentos.
6. Apagar seguidores
Opinião controversa aqui. Excluir seguidores pode parecer assustador, especialmente se você tiver um público pequeno. Mas, me escute. Se você tem contas inativas ou até mesmo bots seguindo você, eles não estão interagindo com suas postagens.
O que significa que a taxa de engajamento Instagram de suas postagens está diminuindo, porque quando você faz os cálculos, você terá menos interações em relação ao seu número de seguidores.
O que significa que o Instagram não mostrará isso para outras pessoas que não estão seguindo você ainda.
O que significa que você não vai crescer. Então, vá até seus seguidores, exclua as contas inativas e robôs. Isso, por sua vez, deve aumentar sua taxa de engajamento no Instagram.
7. Divirta-se
Esta é a dica mais importante: divirta-se! Sim, você tem objetivos, prazos, vendas que tem que fazer. Mas tente se divertir com o Instagram.
Novamente, o Instagram é uma plataforma de mídia social, é uma ótima ferramenta para construir uma comunidade, ajudar as pessoas e encontrar sua tribo. Portanto, tente se divertir com todas essas táticas e com a criação de conteúdo.
8. Ser consistente
Talvez esta seja a dica mais importante: consistência é a chave. Não adianta gastar 2 horas se engajando com seu público em um dia, mas não fazendo nada no resto da semana, ou postar 10 vezes seguidas, mas depois não postar nada por 5 dias.
Seja consistente com suas ações, envolva-se um pouco todos os dias, comece a postar a cada 2 dias, para começar a partir daí.