SEO é uma das principais e mais eficientes estratégias de marketing digital para impulsionar os resultados de uma empresa na internet.
A grande questão deste tema é: dá para fazer essa técnica por conta própria ou preciso de um profissional?
Existe sim a possibilidade de aplicar essas estratégias sozinho, mas sem o apoio de um profissional, temos certeza de que os resultados não serão tão interessantes. Sabemos que isso soa papo de vendedor, mas acredite, não é.
Google SEO é um conjunto de métodos complexos que exigem diferentes tipos de habilidades. Agências de marketing digital, por exemplo, contam com diversos profissionais de várias áreas para colocar essa estratégia em prática.
Isso demonstra o quanto SEO é trabalhoso e exige dedicação, conhecimento e habilidade. Caso contrário, estará investindo tempo na estratégia e não verá retorno algum.
Para compreender melhor a necessidade dos profissionais de marketing digital para colocar SEO em prática, é preciso entender o que é essa técnica e quais são seus principais métodos.
Outro detalhe importante para analisar antes de começar este método sozinho ou contratar uma agência: SEO está em constante evolução. A Google sempre faz atualizações no algoritmo que impactam diretamente esta estratégia.
Além de saber como fazer esses métodos, é importante estar sempre atento às novidades. Então, explicaremos a seguir o que é SEO, quais os métodos aplicados e como colocá-los em prática.
O que é SEO?
Você sabia que mais de 60% das pessoas clicam apenas nos 3 primeiros sites que aparecem como resultado de suas pesquisas no Google? De fato, um número bastante expressivo.
Existem milhões de sites disponíveis neste buscador sobre todo e qualquer tema. Então, você deve estar pensando, como fazer a página da minha empresa se destacar entre tantas e estar nas primeiras posições?
Este é exatamente o objetivo de SEO. Esta estratégia conta com diversas técnicas que tornam um site mais atraente para o Google para que seja ranqueada melhor.
Basicamente, este buscador criou algoritmos – robôs – para classificar e organizar este tanto de sites. Estas ferramentas são responsáveis por ranquear as páginas das melhores para as piores. Da primeira posição à última.
A Google estabeleceu diversos critérios para um site ser considerado bom e poder estar entre as primeiras posições dos resultados de pesquisas.
SEO então, é uma estratégia que visa seguir todas essas orientações e agradar os robôs do buscador.
Simples, concorda? É mais fácil na teoria do que na prática, acredite!
Quais as técnicas de SEO?
O principal objetivo da Google ao classificar os sites é proporcionar a melhor user experience possível às pessoas. Desta forma, um dos critérios mais importantes de SEO é a produção de conteúdos relevantes.
Ao fazer uma pesquisa neste buscador, os usuários querem respostas rápidas, completas e relevantes. A empresa que quer estar entre as primeiras posições então, deve começar a produzir conteúdos que respondam às principais perguntas de seu público-alvo.
No site ou em um blog, ter sempre bons conteúdos é fundamental para essa estratégia. Uma pesquisa realizada pelo HubSpot, inclusive, aponta que 72% dos profissionais de marketing afirmam que um conteúdo de qualidade é a técnica mais eficiente de SEO.
Mais do que fazer, é ter constância. É preciso ter sempre novos conteúdos para não perder espaço nas primeiras posições. Por isso, é um trabalho que exige bastante dedicação.
Agências de Marketing Digital contam com uma equipe de jornalistas para escreverem bons conteúdos com relevância e manter o site sempre atualizado. Existe um número mínimo de palavras para ser considerado um bom texto, geralmente, está entre 800 e 900.
Ou seja, são conteúdos complexos, completos e que tiram todas as dúvidas do leitor – consequentemente, não são tão fáceis de produzir.
Link building
Em um cenário acadêmico, quanto mais referências um autor tiver, mais relevância ele tem sobre o tema, concorda? Em SEO a lógica é a mesma. Por isso, link building se tornou uma das estratégias de conteúdo mais importantes para o ranqueamento.
Essa técnica nada mais é do que conseguir backlinks, ou seja, links de outros bons sites apontando para a sua página de maneira natural ou não. O intuito deste critério é entender se o site tem relevância no assunto ou não.
Conseguir esses backlinks de forma natural é um pouco mais complexo, exige que seu site seja realmente um expert no tema. Mas, ao entrar em contato com páginas parceiras e fazer um acordo, é mais fácil.
Desta forma, enviará os conteúdos já com os links direcionados ao seu site e o parceiro postará. Mas lembre-se: o Google exige que seja sites bons, confiáveis e de relevância. Não ter backlinks de páginas desconhecidas.
É uma técnica mais complexa que exige contatos, entendimento sobre o mercado e outros meios de comunicação, além da expertise de fazer os conteúdos.
Com uma agência, não precisará fazer absolutamente nada. Por conta própria, terá que criar os conteúdos e entrar em contato com outros sites e chegar em um acordo para que eles coloquem seus textos no ar.
Otimização do site
Otimização de site é um tópico amplo. Os conteúdos, por exemplo, devem ter as palavras-chave, que são os termos pelos quais os usuários buscam o tema. Assim, os robôs identificam o assunto do conteúdo e conseguem ranqueá-lo.
Exemplo: “O que é SEO?” é uma das palavras-chaves para o Marketing Digital. Então, devemos usar este termo várias vezes ao longo do conteúdo, no título, nos subtítulos e grifá-los.
Nestas palavras-chaves, coloque links redirecionando para outras páginas do seu site. No caso de link building, é preciso selecionar uma palavra-chave e colocar o link do seu site nela. Assim o leitor será redirecionado para seu site.
Como dissemos, a Google quer que o usuário tenha uma boa experiência. Desta forma, os sites que desejam estar em primeiro lugar devem seguir algumas exigências.
O site não deve demorar mais que alguns segundos para carregar, deve ser responsivo, adaptado para mobile, ser intuitivo e fácil de acessar. Assim, o usuário terá as respostas que deseja rapidamente e de forma fácil.
São critérios mais técnicos que envolvem a plataforma do site e algumas configurações. Mas são extremamente importantes para um bom ranqueamento.
Como colocar essas estratégias em prática?
Como dissemos, pode ser feito por conta própria ou com a ajuda de profissionais. Fica evidente a complexidade destes serviços e por isso, recomendamos que procure uma agência de marketing digital especializada em SEO.
Estas empresas contam com uma equipe de profissionais de diversas áreas para oferecer uma solução completa de SEO, atendendo todos os critérios da Google. É preciso de um investimento, mas o retorno financeiro é certo.
Caso queira fazer por conta própria, as dicas são: use ferramentas para descobrir as palavras-chave do seu segmento, produza conteúdos de qualidade em cima delas, faça parcerias de backlinks com textos de qualidade e melhore as qualidades técnicas do seu site.