Palavras-chave são o principal instrumento de uma pesquisa na internet. É com as palavras-chave que se comunica de forma clara e concisa, com o público-alvo, não só para encontrá-lo, mas também para fornecer o melhor conteúdo a este.
Palavras de Long Tail & Head Tail
Palavras Long Tail são pequenas frases. Estas frases contêm diversas palavras com termos específicos/detalhados. As Long Tail trazem mais tráfego orgânico e qualificado, têm menos competição e o investimento destas é mais baixo.
Por exemplo, o utilizador pesquisa “Palavras-chave nos Artigos com SEO”, este faz uma busca mais específica e detalhada a determinado assunto. Um profissional de SEO pode segmentar desta forma, para chegar a um nicho de público-alvo, sem investir tanto num único anúncio.
As palavras Head Tail são curtas e não tão específicas, são termos mais gerais sobre determinado assunto, por exemplo, “SEO”. Estas palavras não resolvem o problema do utilizador, mas fornecem informações ao profissional de SEO, sobre quantas pessoas pesquisam determinado tema.
Como defino a melhor Palavra-chave
Para sites mais antigos, com uma boa autoridade e bem estruturados de links internos e externos, é impossível competir por todas as palavras-chave relacionadas ao negócio. Para sites pequenos e recentes, ainda mais difícil é este processo.
Por isso é importante saber encontrar as melhores palavras-chave, para poder criar estratégias de conteúdo e melhorar o posicionamento orgânico no Google. É importante escolher quais são os termos de busca pelos quais quer que o seu site ou publicação esteja associado.
Existem diversas estratégias para se realizar uma pesquisa de palavras-chave, e pode-se utilizar diferentes ferramentas que encontram a palavra-chave ideal:
- SEMRush: têm o indicador de volume de pesquisa mensal, custo por clique, análise de concorrentes e sugestões de conteúdo.
- Keyword Discovery: esta plataforma dá acesso às palavras que derivam dos mecanismos de pesquisa e traz os termos que geram tráfego aos concorrentes.
- Google Trends: é uma plataforma do Google que mostra os termos mais populares pesquisados na internet.
Existem diversas formas de se chegar à palavra-chave certa para cada publicação, a primeira é conforme o tema onde este se insere, as Head Tail. A partir daqui já se percebe quais palavras-chave são do ramo, mas deve-se estar atento a outras variáveis.
Por exemplo, o “volume”, que são as buscas mensais por determinada palavra no Google. Com este indicador, pode garantir se determinada palavra-chave têm muita procura pelos utilizadores, nas páginas de pesquisa, e assim aproveitar a oportunidade.
Outra variável é a “dificuldade” da palavra, aqui percebe-se, se a palavra já está a ser utilizada por sites com bastante autoridade ou não. Se sim, dificilmente irá chegar ao topo do Google com esta. “Competição” é indicador que muitas empresas compram determinada palavra, mas esta pode não ter dificuldade de rankeamento.
Antes de se debruçar sobre as palavras-chave certas para o seu negócio, conheça a perspetiva do cliente, as suas intenções, problemas, e tente resolvê-los. Escolhida a palavra-chave é o momento de colocá-la no seu site/publicação e acompanhar o seu progresso.
Palavras-chave no Site/Publicação: SEO On-Page
Após definida a palavra-chave escolhida, coloca-se esta por todo o site ou publicação, como técnica de SEO. As palavras-chave devem ser usadas de forma estratégica. Dentro das publicações, têm de corresponder aos seguintes parâmetros:
- Estar contida na “Focus Keyword” do artigo;
- Estar contida nos Títulos e Subtítulos do artigo;
- Estar contida na “Meta Description” do artigo;
- Estar contida no URL do artigo;
- Deve aparecer nos primeiros 10% do conteúdo e ao longo do artigo;
- Deve estar nas imagens utilizadas no artigo;
- Deve ser utilizada por todo o site, nomeadamente no header e no footer.
Porque as Palavras-chave são importantes
Se tivermos um funil de vendas, com etapas definidas sobre o público-alvo, percebemos que quem começou a jornada ainda quer saber sobre itens básicos referentes ao tema (Head Tail) em que o produto/serviço se insere.
Mas quem já está no meio do funil fará uma pesquisa entre várias marcas para decidir quais os benefícios de uma sobre a outra. E quem já está no fundo do funil, está decidido a comprar o produto/serviço, e precisa de segurança na sua decisão.
Cada um desses grupos de utilizadores têm as suas determinadas palavras-chave, que escolhem para digitar nos motores de pesquisa, portanto, é preciso reconhecer bem as palavras-chave do negócio, para fazer o melhor uso delas na hora de produzir cada publicação.
Palavras-chave são o primeiro contato entre a marca e o cliente, e provavelmente vão decidir se este vai continuar com, ou seguir para outro melhor. Os especialistas em SEO sabem que a escolha das palavras-chave é de extrema importância e qualificam as publicações e os sites para melhor.