Nosso cotidiano é cercado por métricas e resultados que devem ser mensurados sendo o ROI um deles, afinal, é através desse entendimento que você consegue entender melhor o caminho que está seguindo e se o seu planejamento está sendo como você quer.
Entre os principais indicadores para entender os desempenhos, temos justamente o ROI, ou Return On Investiment (Retorno sobre o investimento), assim como falamos no início.
Esse é um dos, se não o indicador mais utilizado, principalmente em campanhas de marketing de maneira geral. Ele ajuda a decifrar se as suas estratégias estão gerando resultado e se você está conseguindo ter um bom retorno financeiro.
Afinal, precisamos saber se é algo positivo ou negativo para o nosso bolso para tudo em nossas vidas, seja um investimento em nossa casa ou a contratação de serviços de caldeiraria para a sua empresa.
No texto de hoje iremos mostrar para você tudo sobre o ROI, o que ele significa e como você pode calculá-lo de maneira simples e eficiente. Pronto para conferir mais sobre ele? Então vamos lá!
O que significa o ROI?
Como citamos acima, ROI nada mais é do que uma sigla que representa o Retorno Sobre o Investimento.
Como o próprio nome já indica, é uma das principais métricas financeiras para calcular o quanto a empresa está ganhando e qual o retorno esperado em relação a uma nova campanha de marketing, lançamento de um produto ou qualquer ação que precise investir.
Dessa forma, o ROI ajuda entender se aquele investimento está realmente valendo a pena, colocando na balança os valores gastos, os ganhos e estipulando uma média para entender melhor se tudo aquilo está ou não valendo a pena.
Essa é uma métrica fundamental justamente por ajudar a entender melhor o que vale ou não a pena para uma empresa em relação a seus investimentos, além de metrificar as campanhas e auxiliar em tomadas de decisões mais assertivas.
Afinal, por mais que investir seja algo extremamente benéfico, é necessário entender se você está conseguindo ter os resultados esperados ou se é necessário realizar algumas mudanças.
Isso é crucial dentro de qualquer segmento, investir em novos equipamentos de combate a incêndio pode ser uma excelente ideia, mas é sempre necessário acompanhar o seu retorno, principalmente para:
- Ter ideia do lucro;
- Saber se o item está compensando;
- Conseguir equilibrar as finanças;
- Entre outros pontos.
Lembre-se: é crucial ficar de olho para saber se você está ou não tendo resultados naquilo que está investindo, ainda mais quando falamos de campanhas e de marketing digital, que é justamente onde é aplicado o ROI.
Qual a fórmula do ROI?
Agora que você já sabe melhor o que é ROI, chegou a hora de aprender qual é a fórmula para você calculá-lo, e por mais que possa parecer complicado, acredite, ela é extremamente simples.
Basta tentar encontrar a diferença entre o seu investimento e o quanto você ganhou através daquela campanha. Dessa forma, a fórmula do ROI funciona da seguinte maneira:
ROI = Receita – Custo / Custo.
Como calcular o ROI?
Ainda está complicado? Bom então vamos a um exemplo prático: vamos supor que você tenha gerado uma receita de R$ 1.500 com uma campanha e tenha gastado R$ 500,00 como investimento inicial.
Sendo assim, você vai fazer 1.500 – 500 / 500, o resultado será igual a 2. Dessa forma, em nosso exemplo acima seu ROI será igual a 2, você pode multiplicar esse valor por 100 para obtê-lo em porcentagem, o que daria um total de 200% de retorno.
Simples, não? Sendo assim, para calcular o ROI basta colocar a fórmula que ensinamos acima e fazer uma simples conta de subtração e divisão. Através disso você vai ter o valor exato do seu Retorno Sobre o Investimento.
O que é um ROI bom?
Agora que você já sabe como calcular o ROI, sempre surge aquela dúvida de como saber se o seu ROI está bom ou ruim, mas acredite, essa também é uma resposta bem simples.
Para descobrir se você está se dando bem ou não com a sua campanha de vendas ou vai ter que reforçar o seu lacre de segurança, basta ver se o número final é superior a zero.
Se o seu ROI for positivo, significa que você já está tendo algum tipo de lucro, e que no mínimo as suas estratégias já estão se pagando. Caso ele dê zero ou seja inferior, isso representa prejuízo, e ninguém quer ter isso, certo?
É claro que só ter um lucro pode não ser o suficiente, por isso um ROI maior que 2 já começa a ser bem mais interessante para muitas pessoas.
Você já conhecia o ROI? Como anda o cálculo dele dentro do seu negócio? Conte para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo. Até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.