Não é novidade para ninguém o quanto as redes sociais são importantes dentro de uma estratégia de marketing, então é aí que entra o social selling.
De acordo com pesquisas, o brasileiro é o terceiro povo do mundo inteiro que passa mais tempo navegando pelas redes sociais, a média de navegação é de 3 horas e 42 minutos, ficando atrás apenas de Filipinas e Colômbia.
Além do seu acesso constante, o Brasil é um país que costuma consumir muito os produtos vindos da internet, inclusive das redes sociais, já que cerca de 37% dos usuários compram algum item através dessas mídias de forma mensal.
Todos esses dados só reforçam o quanto as redes sociais acabam sendo impactantes dentro de qualquer empresa, quebrando o paradigma de que essas mídias não serviam para vender.
Muitos acreditavam que, ao usar as redes sociais, você conseguia apenas divulgar os seus serviços de caldeiraria, mas nunca chegava nos “finalmentes”, concluindo uma conversão.
Mas é claro que isso não passa de uma suposição, e esses canais podem ser bem mais eficientes para as vendas do que você imagina.
Em pesquisa realizada pelo LinkedIn, 78% dos vendedores que usam as redes sociais vendem bem mais que seus colegas. Coincidência? Com certeza não.
Mas é claro que existe uma denominação para abordar as vendas nas redes sociais, conhecida como social selling. No texto de hoje iremos falar tudo sobre esse conceito, e mostraremos para você como ele funciona e todos os seus detalhes.
O que é o social selling?
Social selling é um termo em inglês que, traduzido para o português, poderia ter um significado próximo como venda social.
Ele nada mais é do que um conceito que aborda o processo no qual os vendedores utilizam as redes sociais para criar um relacionamento mais próximo com seus principais clientes com o intuito de gerar uma venda.
Porém calma, ao contrário de um hard selling, no qual as mensagens tendem a ser mais diretas e a abordagem mais invasiva, com o social selling tudo ocorre com calma e é muito bem pensado e planejado.
Todos os passos são dados um de cada vez, e por mais que você tenha o objetivo de vender, não precisa deixar isso explícito durante a sua abordagem.
Sendo assim, são utilizadas as redes sociais para gerar conteúdos de valor, engajando com os consumidores e estabelecendo um contato próximo entre a sua marca e o cliente final, fazendo com que os prospects se sintam atraídos e se conectem com a sua marca.
Dentro desse conceito, dois termos são fundamentais: o conteúdo de qualidade e os seres humanos, então a empresa sempre coloca isso como prioridade.
Entenda o que o público quer consumir e como falar com ele através das redes sociais, priorizando a qualidade da informação.
Todo detalhe é importante no social selling, e qualquer coisa pode fazer a diferença, assim como um motor para portão eletrônico que se não estiver em pleno funcionamento, muda totalmente a entrada do carro dentro da garagem.
Por que ele é tão importante para os negócios?
Falar sobre a importância das redes sociais é como “chover no molhado”, todo mundo já sabe o quanto esses canais de comunicação são importantes no nosso dia a dia, e pudemos observar mais sobre isso acima.
Sendo assim, usar as redes a seu favor para as vendas é mais do que um diferencial, é uma forma inteligente de aproveitar os recursos disponíveis, sendo uma ação quase obrigatória.
Mais do que vender, você consegue construir uma relação. Através dessas mídias é possível interagir, engajar e se aproximar do público, o que gera mais do que uma simples conversão, mas uma experiência completa.
Não existe nenhum outro canal de comunicação que forneça velocidade, escalabilidade e eficiência maior do que as redes sociais, e quanto mais você as utiliza a seu favor dentro da sua empresa, mais o seu negócio acaba crescendo e impactando o mercado de forma geral.
Sendo assim, mais do que apenas uma simples venda, o social selling é essencial para a construção do relacionamento entre marca e consumidor, sendo tão importante quanto uma porta corta fogo em edificações.
Quais são seus 4 pilares principais?
Para que o social selling funcione de forma eficiente, ele sempre precisa seguir 4 pilares básicos que ajudam a definir bem sobre essa ação, que são:
- Marca pessoal;
- Geração de leads;
- Engajamento positivo;
- Construção de relacionamentos.
O primeiro é a sua marca pessoal, para atrair mais clientes e estabelecer uma comunicação assertiva é preciso se posicionar no mercado, mostrar quem você é, para o que veio, quais seus pontos fortes e como você quer que as empresas te enxerguem.
O segundo pilar é a geração de leads, e aqui é quando o selling é colocado em prática, onde você deve agir e se movimentar, procurando e encontrando potenciais clientes dentro das suas redes.
O terceiro é o engajamento positivo, o foco deve ser em agradar e construir uma relação, e não usar seu perfil como vitrine virtual. Você deve sempre procurar engajar e estabelecer um diálogo próximo com seu público.
Por fim, o último pilar é justamente a construção de relacionamentos, não existe espaço melhor para interagir, conversar, dialogar e construir uma relação do que nas redes sociais.
Manter essa interação social é um desafio, mas que quando dá certo, pode ser extremamente satisfatório.
Quais os benefícios do social selling?
Acredite, não são poucos os benefícios que o social selling fornece para qualquer empresa.
Primeiro que ele consegue reduzir o ciclo de vendas, afinal, através de postagens e conteúdos nas redes sociais, a sua empresa já resolve algumas dúvidas e soluciona alguns questionamentos.
Isso faz com que o usuário já se sinta muito mais informado. Entenda melhor sobre alguns requisitos e evolua mais rápido dentro do funil de vendas, entendendo mais sobre o seu regulador de pressão de gás e ficando pronto para efetivar a compra.
Também podemos destacar o aumento das vendas tanto online quanto offline. Marcar presença nas redes sociais e usá-las como canal interativo ajuda você a se destacar tanto dentro da web quanto fora dela, alcançando um público maior e de forma mais eficiente.
Por fim, você ainda consegue criar uma certa autoridade em relação a sua marca, melhorando a sua reputação e marcando uma presença muito mais positiva dentro do seu mercado.
O que achou do social selling? Já utilizou essa estratégia alguma vez? Conte para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.