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Fintech: o que é e como essas empresas impactam o mercado?

Uma fintech pertence ao tipo de empresa que utiliza a tecnologia para que possa oferecer serviços financeiros de forma inovadora, ágil e acessível.

O termo remete à junção das palavras “financial” e “technology”. As fintechs revolucionaram a maneira com que transações de finanças realizam-se, porque proporcionam soluções inovadoras que dizem a pagamentos on-line, por exemplo.

Aqui vamos explorar o conceito de fintech, suas principais características e o modo com essas empresas impactam significativamente o mercado financeiro e a forma com a qual as pessoas lidam com suas finanças.

Fintech o que é?

Fintech, que é uma combinação das palavras “financial” e “technology”, remete a um modelo empresarial que ganha destaque hodiernamente.

As fintechs são empresas as quais se servem da tecnologia para que possam oferecer serviços financeiros de forma inovadora, ágil e acessível. 

Essas empresas surgiram com o objetivo com vistas a revolucionar o modo com que transações financeiras são realizadas, porque trazem soluções disruptivas ao mercado.

Dizem respeito a uma ampla gama de serviços financeiros, vide pagamentos online, empréstimos peer-to-peer, gerenciamento de investimentos, câmbio de moedas, seguros.

Diferenciam-se de instituições de finanças tradicionais porque tem uma abordagem mais ágil, eficiente e orientada em direção ao cliente.

As fintechs conseguem simplificar processos, reduzir custos e oferecer serviços personalizados de forma rápida e conveniente quando se servem de uso da tecnologia.

Quais a atribuições de uma fintech?

A sua capacidade de oferecer soluções financeiras acessíveis para um público mais amplo é uma das principais características das fintechs.

Têm elas, como objetivo, a democratização do acesso aos serviços financeiros de a fim de que possam eliminar barreiras e entraves tradicionais.

Exemplificando, as fintechs de pagamento facilitam transações online e móveis de tal modo que permitem, assim, que pessoas sem acesso a contas bancárias tradicionais realizem pagamentos de forma fácil e segura.

Como criar uma?

É empreendimento desafiador saber como criar uma fintech. Mas, também, é recompensador, ainda que requira um planejamento cuidadoso e uma compreensão profunda do setor financeiro e da tecnologia. 

Começando, identificar uma oportunidade de mercado e definir o nicho em que a fintech se concentrará é essencial.

Isso pode dizer respeito à análise das necessidades dos consumidores, à identificação de lacunas no mercado e à compreensão das tendências e regulamentações do setor financeiro.

A formação de uma equipe talentosa e multidisciplinar é, entre outras, um aspecto basilar. A fintech deve contar com profissionais especializados em:

  • Finanças;
  • Tecnologia;
  • Marketing;
  • Jurídico;
  • Entre outras áreas relevantes. 

Cada membro da equipe deve, sem dúvidas, trazer habilidades complementares e estar comprometido com a visão da empresa independentemente de que esta seja.

Em consequência, é necessário que se desenvolva um modelo de negócios sólido e sustentável. Tal passo diz respeito à definição de fontes de receita, estratégias de precificação, análise de custos e projeções financeiras realistas. 

Que se considerem também os aspectos regulatórios e de conformidade é essencial. Faz-se isto ao se levar em conta as leis e regulamentações aplicáveis ao setor financeiro.

A tecnologia é basilar à criação de uma fintech. Investir em infraestrutura tecnológica robusta e segura, além de desenvolver ou adquirir soluções tecnológicas adequadas às necessidades da empresa, faz-se necessário.

Portanto, envolver, nisto, o desenvolvimento de aplicativos móveis, plataformas de pagamento, sistemas de segurança avançados e integração com APIs de terceiros, pode ser uma etapa crucial.

Importante é, também estabelecer parcerias estratégicas. Desse modo, incluem-se colaborações com instituições financeiras estabelecidas, provedores de tecnologia, empresas de análise de dados e outros players relevantes no setor.

Podem trazer conhecimentos especializados essas parcerias, além de acesso a recursos e uma base de clientes existente.

Como saber se sua empresa é uma?

Como saber se sua empresa é uma fintech concerne à análise de certas características e atividades que estão alinhadas com o conceito e o escopo desse tipo de negócio.

Primeiro é necessário, precocemente, avaliar que sua empresa faça a adesão à tecnologia de um modo expressivo com vistas a fornecer serviços financeiros inovadores e disruptivos. 

São conhecidas por adotar soluções tecnológicas avançadas as fintechs. De entre estas destacam-se aplicativos móveis, plataformas online e algoritmos inteligentes, com o fim de que se possa oferecer serviços financeiros de forma eficiente.

Sem quaisquer sombras de dúvidas, considerar que sua empresa esteja atuando em um nicho específico do setor financeiro é bom.

Geralmente, fintechs concentram-se em áreas nas quais há a presença de coisas como pagamentos, empréstimos, investimentos, seguros, câmbio de moedas ou outras atividades financeiras. 

Oferecem, muitas vezes, soluções inovadoras nesses nichos para desafiar as instituições financeiras de tradição

Outro ponto em que deve haver observação é que a sua empresa busque a democratização e a inclusão financeira. 

Têm como objetivo tornar os serviços financeiros mais acessíveis as fintechs, porque eliminam barreiras e alcançam públicos que, anteriormente, eram, entre outras coisas, excluídos do sistema financeiro convencional. 

Podem ser direcionadas a atender pequenas empresas, consumidores não bancarizados ou pessoas em regiões subatendidas.

A agilidade e a capacidade de adaptação são características fundamentais de uma fintech. Tais empresas estão constantemente em um contexto em que se buscam novas maneiras de melhorar seus serviços.

Nós a conhecemos por terem elas sua cultura de inovação e por adotarem elas tecnologias emergentes com a meta de aprimorar a experiência do cliente.

Também as fintechs costumam buscar parcerias estratégicas com outras empresas do setor financeiro ou de tecnologia. 

Essas parcerias podem incluir colaborações com instituições financeiras estabelecidas, provedores de serviços de pagamento, empresas de análise de dados ou outras fintechs complementares. 

Essas parcerias visam fortalecer as capacidades da empresa, expandir sua base de clientes e aumentar sua competitividade no mercado.

A conformidade com as regulamentações financeiras também é um aspecto importante para determinar se sua empresa é uma fintech

As fintechs devem estar cientes das leis e regulamentações aplicáveis ao setor financeiro em que operam e tomar medidas para garantir a conformidade. 

Envolve obter as licenças e autorizações necessárias e adotar medidas de segurança e proteção de dados para garantir a confiança dos clientes e a integridade das transações financeiras.

Adicionalmente, é relevante, também considerar que, se sua empresa estiver focada em oferecer uma experiência do cliente excepcional, conseguirá ter mais êxito. 

As fintechs geralmente se destacam por fornecer serviços personalizados, atendimento ágil e interfaces intuitivas. 

Buscam criar uma experiência financeira mais conveniente e transparente para os clientes para que aproveitem a tecnologia com vistas a simplificar processos e a melhorar a usabilidade.

Aplique isso tudo à sua empresa e torne-a uma fintech

As fintechs são conhecidas por sua cultura de inovação. Elas estão de modo constante buscando novas maneiras de melhorar e simplificar os serviços financeiros, muitas vezes quando utilizam tecnologias emergentes, como inteligência artificial.

Essas tecnologias permitem que as fintechs ofereçam soluções mais eficientes, seguras e personalizadas para atender às necessidades dos clientes, seja à gestão de estoque, seja à aplicação de processos empresariais internos.

Logo, porque conhecem esses aspectos, que são indispensáveis às empresas, os empreendedores estão cada vez mais objetivando investir em tornar os seus empreendimentos em fintechs.