O inbound marketing vem se tornando cada vez mais difundido entre grandes e pequenas empresas no país. Com esse crescimento, é comum que surjam dúvidas sobre os processos e, principalmente, sobre a responsabilidade de execução da estratégia.
Para uma empresa média ou grande, quais são as melhores formas de executar o inbound marketing? Através de um departamento interno ou terceirizar com uma agência especializada? Veja a visão de alguém que trabalha em uma agência, buscando ser o mais imparcial possível.
Inbound marketing com departamento interno
A principal vantagem de realizar o inbound marketing com departamento interno está diretamente relacionada ao fato de uma equipe interna ter mais acesso ao conhecimento sobre o próprio negócio do que uma agência terceirizada tem.
É claro que em uma agência, os profissionais buscam entender o máximo possível sobre a realidade do cliente. Mas é um cenário diferente, quando comparado à facilidade de acesso a informações que a equipe interna tem.
Não somente se tratando de acesso à informação, mas à membros importantes da equipe. Um exemplo muito claro disso é a possibilidade que a equipe interna tem de entrevistar um responsável por determinada função na empresa, para, em seguida, produzir um conteúdo que aborde temas relevantes e que fazem sentido, afinal, foram escritos com a colaboração de quem entende do assunto.
Independente da forma de execução, para sua empresa fazer inbound marketing, precisa ser autoridade em um assunto.
Inbound marketing com uma agência terceirizada
Uma agência terceirizada é importante pelo fato de que os especialistas se dedicam o tempo todo para estudar e aprender sobre inbound e marketing digital.
Na yard., por exemplo, além de trabalhar com ferramentas e estratégias de inbound todos os dias, estamos sempre estudando, procurando novidades, novas metodologias, lendo livros e até mesmo visitando eventos sobre o tema, enfim, é uma busca constante por absorver ideias, conceitos, estratégias, tudo para melhorar e aprimorar o trabalho, alcançando mais resultados para o cliente.
Outro ponto importante é a experiência que uma agência de marketing de resultado oferece. Por trabalhar com diversos segmentos, inúmeros testes são feitos todos os dias, novas descobertas são feitas e, assim, possíveis erros podem ser evitados. Erros que uma equipe interna de inbound pode não ter informação suficiente para evitar. Portanto, terceirizar o inbound marketing pode valer a pena.
Estratégia mista
Basicamente trata-se de mesclar a execução do inbound marketing entre o departamento interno e a agência terceirizada. Existem diferentes formas de se fazer isso: a agência planeja e o departamento interno executa (escreve os artigos pensando em SEO, cria os materiais ricos, etc), ou o contrário, a agência produz os materiais enquanto as estratégias são definidas pelo departamento de marketing.
Assim como pode dar muito certo, também pode dar muito errado, por isso, é muito importante que haja um alinhamento entre a agência e a equipe interna, para que possam pensar, criar em harmonia e agregar uma à outra.
Independentemente do método que a sua empresa utiliza, ou vai passar a utilizar, lembre-se que o mais importante é realizar um trabalho de qualidade, pensando de fato em dores reais de personas que fazem sentido, ofertando recompensas de qualidade nas landing pages e, o mais importante, gerar oportunidades comerciais de verdade.
Não faça inbound apenas para dizer que está fazendo, se não estão gerando leads qualificados. E claro, se você quer fazer inbound marketing de qualidade, fale com a gente.
Produzido por Felipe Ecco, content manager da Agência yard.