Não há como negar que a internet fortaleceu as marcas e fez com que elas pudessem se expandir como nunca antes havia acontecido.
Porém, vimos também o crescimento de fraudes, principalmente no que se diz respeito aos comércios eletrônicos.
Portanto, para que trabalhe como uma espécie de acoplamento flexível e tenha estabilidade nos processos, saiba que há formas para se prevenir desses ataques. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então vem com a gente!
Use modelagem de risco específica do setor
Diferentes setores têm diferentes padrões de fraude. Por isso, é de vital importância que entenda qual delas têm a ver com seu nicho. Revise seus dados para encontrar padrões e tendências relevantes em vez de apenas confiar em padrões gerais.
Devemos lidar com isso como se usássemos um selo mecânico para bloquear a entrada e as permissões desses hackers, e assim dar maior confiança e tranquilidade aos clientes. Fique atento, também, com todas as vertentes ligadas à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Evite erros referentes a compras via cartão de crédito
Estima-se que de 20% a 40% dos cancelamentos de compras por cartões de crédito ocorrem devido a erros do comerciante. Portanto, tente inserir descrições de cobrança claras e políticas de devolução assertivas, pois, caso contrário, poderá frustrar os clientes.
Esses pequenos detalhes farão toda a diferença no momento em que você verificar os lucros que foram, de fato, processados, e aqueles que poderiam ter sido fechados. Isso é tão fundamental quanto uma dobra de chapa para o setor de serralheria.
Cuidado com malware
Os fraudadores geralmente incorporam os malwares em links via e-mail. Essa prática é conhecida como “phishing”. De acordo com pesquisas recentes, 1% dos e-mails enviados têm a ver com esse tipo de tentativa.
Ao mesmo tempo, as plataformas de e-mail como Gmail, Hotmail e tantas outras, não fazem o suficiente para nos proteger. Os funcionários nunca devem responder a um e-mail solicitando dinheiro, informações confidenciais e etc.
Busque ferramentas dentro dos servidores
Seu e-commerce deve ser tão fortalecido no que diz respeito a essas ações quanto uma broca para aço. E, para isso, verifique os serviços da empresa que contratou para ser a servidora do site, elas podem ajudá-lo nesse quesito.
O Shopify, por exemplo, tem uma linguagem que verifica e se baseia em caminhos que já foram usados pelos fraudadores anteriormente. Desta forma, os clientes ficarão tranquilos ao adquirir produtos e inserir todas as informações em seu site.
Mantenha registros detalhados de pedidos
Os comerciantes podem lutar contra os cancelamentos de compras feitas via cartão de crédito. Para isso, mantenha os registros detalhados de pedidos e envie tudo referente ao pedido de forma clara e correta, portanto:
- Mantenha os registros de envio em arquivo;
- Exija que os clientes assinem os pacotes ao receber encomendas;
- Forneça a descrição de faturamento, item por item;
- Documente cada ponto de contato com os clientes.
Essas são apenas algumas estratégias que você pode utilizar para evitar problemas futuros.
Consulte os serviços de verificação de endereço e o CVV
Isso tem a ver com a verificação do endereço de cobrança do cartão de crédito e se ele corresponde ao endereço que o banco emissor do cartão possui. Se for positivo, as chances de fraude são menores.
Já aquele código de valor de verificação do cartão (CVV) tem o mesmo intuito. Exija que o cliente forneça o CVV, que é composto por três ou quatro dígitos apresentados em algum lugar do cartão. Lembrando que é ilegal para os comerciantes manterem os dados CVV em arquivo.
Entenda os códigos de motivo de estorno
Os estornos quase sempre ocorrem por motivos diferentes e cada um tem um código diferente. Essas diferenças são importantes ao contestar esse caminhos. Pode ser que não conheça todos, mas tente se lembrar de alguns ou tê-los ao alcance das mãos.
Com a diminuição das fraudes, as chances de retenção de clientes, aumento de leads e lucros se tornarão exponenciais e totalmente naturais.
Agora é hora de fazer esses investimentos, pois só assim trilhará um bom processo de amadurecimento da empresa, tendo sempre a Lei Geral de Proteção de Dados como uma aliada.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.