A sua empresa já trabalhou com funil de vendas? Quais são as estratégias da organização? As suas etapas de funil estão de acordo com a jornada de compra dos consumidores? Como a metodologia de Inbound Marketing está alinhada?
As organizações que adotam as práticas do Inbound Marketing, devem, por sua vez, compartilhar esse modelo estratégico com as áreas de marketing e vendas, sendo que ambas atuam em etapas específicas do funil de vendas.
Afinal, o funil de vendas é a ferramenta fundamental para monitorar, analisar e converter leads. Além disso, essa ação é elaborada estrategicamente para encontrar a melhor forma de abordar, falar e convencer o cliente.
Pensando nisso, vamos explicar o que é o funil de vendas e como elaborar essa ferramenta para a sua empresa. Boa leitura!
O que é funil de vendas?
O funil de vendas é o processo empresarial que acompanha o cliente desde o primeiro contato com a marca. Inicialmente, o time de vendas e marketing aplica às ações de prospecção e segue até a finalização da jornada de compra do consumidor.
Em cada etapa desse processo, há uma estratégia específica para desenvolver o funil de forma efetiva. Nesse sentido, ele é composto por 4 níveis, veja a seguir:
- Visitantes: inclui o público em geral, que podem vir a ter interesse nas soluções da organização;
- Leads: são os consumidores qualificados, que já demonstram interesse na sua marca, após ter lido materiais ricos e conteúdos relevantes;
- Oportunidades: são os leads qualificados, ou seja, aqueles que estão em um estágio avançado do funil e pensando em concretizar a compra de um oxigênio medicinal, por exemplo;
- Clientes: em geral, são os consumidores que fecharam o negócio.
Essa é uma estrutura básica do funil de vendas. Em outras palavras, a ferramenta tem como objetivo dar suporte aos consumidores durante a jornada de compra.
Agora que você já sabe o que é um funil de vendas, que tal conhecer as formas de aplicá-lo? Vamos lá?!
Como elaborar um funil de vendas
Elaborar um funil de vendas não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Para facilitar, vamos ajudar você a construir a sua própria estratégia. Acompanhe!
1. Monitore a jornada de compra
O primeiro passo para elaborar um funil de vendas é definir a jornada de compra da persona da sua organização. Ou seja, antes de mais nada, você precisa conhecer o público ideal para o seu negócio.
Isto é: conhecer as características demográficas do público-alvo, como nome, faixa etária, renda, interesses, entre outros aspectos. A partir disso, você terá informações fundamentais para identificar a etapa de compra do consumidor e desenvolver o seu projeto de spda.
2. Defina as etapas de vendas
Nesse momento, é imprescindível ter muito claro as etapas do processo de vendas. Lembra quando mencionamos a estrutura básica do funil? Então, os 4 elementos que compõem essa ferramenta precisam estar detalhados dentro da sua estratégia.
Em outras palavras, é preciso identificar o público conceituado como visitantes, leads, oportunidades e clientes. Para isso, crie um meio de comunicação para entender o que os consumidores dizem, se gostam de um molde de injeção plástica, por exemplo, e esperam de você.
Dessa forma, torna-se possível mapear a jornada de compra e encontrar as respostas certas para elaborar uma estratégia eficiente.
3. Otimize o funil de vendas
Pensando no sucesso do funil, depois de elaborado e com as suas etapas bem definidas, é fundamental otimizar o processo para que ele possa ser repetido de forma contínua.
Ou seja, é preciso reduzir o processo de vendas e, de fato, aumentar as chances de conversão. Para que isso aconteça, talvez seja necessário realizar alguns ajustes, melhorias ou tentar uma estratégia de marketing inovadora.
Por fim, mantenha o foco total no cliente, ofereça conteúdos relevantes para ele, interaja com o público-alvo por meio das redes sociais e peça feedbacks. Afinal, essas são ações obrigatórias para tornar o seu funil de vendas um verdadeiro sucesso!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.