Gamificação: Transformando o marketing por meio de experiências interativas

Você sabia que a gamificação está revolucionando a maneira como as empresas abordam o marketing?

Isso acontece graças às experiências interativas que são promovidas e que vão além das tradicionais estratégias promocionais. 

Com a transformação do marketing por meio de elementos de jogos e dinâmicas envolventes, as empresas conseguem conquistar a atenção e o engajamento dos consumidores de uma forma única!

Essa metodologia possui uma abordagem inovadora, aproveitando os princípios psicológicos por trás do jogo para motivar os consumidores, recompensar seu envolvimento e fortalecer a conexão emocional com a marca. 

E aí, quer entender melhor como acontece esse match da gamificação com o marketing para assim poder beneficiar a sua empresa? Então, acompanhe a leitura conosco!

O que é gamificação?

De uma maneira bem simples de explicar, a gamificação se trata do uso de elementos de jogos em contextos não lúdicos, como:

  • Educação;
  • Finanças;
  • Saúde;
  • Marketing. 

A gamificação tem por objetivo aumentar a motivação, o engajamento e a aprendizagem dos participantes, por meio de mecanismos como regras, objetivos, feedback, recompensas e competição.

Atualmente, você pode encontrar a aplicação desse método em diversas áreas, como cursos online, aplicativos de bem-estar, programas de fidelidade, campanhas de conscientização e treinamentos corporativos.

Esta é uma maneira bastante eficiente de engajar e motivar as pessoas a realizarem tarefas que normalmente seriam consideradas chatas ou difíceis. 

A psicologia na gamificação do marketing

A gamificação no marketing é baseada em princípios psicológicos que tem como objetivo motivar os consumidores de maneira lúdica a interagir com a marca.

Alguns desses princípios incluem a teoria do condicionamento operante, que enfatiza o reforço de comportamentos desejáveis por meio de recompensas.

Essa é uma forma de criar experiências cada vez mais imersivas e envolventes, sendo explicada pela teoria do fluxo.

Com a gamificação, é possível gerar um estado psicológico ótimo da consciência, em que há equilíbrio entre a dificuldade e a capacidade do indivíduo de realizar a atividade.

Uma outra teoria psicológica por trás da gamificação envolve a teoria da motivação intrínseca.

De acordo com ela, a gamificação é capaz de estimular o interesse e o prazer em realizar uma atividade, já que existe a crença na própria capacidade de realizar tarefas. 

Benefícios da gamificação no marketing

A gamificação, por meio da aplicação em diversos canais e estágios do marketing, emerge como uma estratégia que vai desde atrair novos clientes até nutrir a fidelização dos já existentes, trazendo consigo uma série de vantagens.

Ao implementar a gamificação, é viável conquistar um maior engajamento, contribuindo assim para estender o tempo de permanência dos usuários nos canais vinculados à marca.

A criação de uma experiência singular e divertida para os usuários, fomenta uma sensação de maior conexão e contentamento com a marca.

Ela estimula ativamente o aprendizado e a memorização dos conteúdos da sua empresa, empregando recompensas, desafios e feedbacks, por exemplo.

Dessa maneira, ela oferece a oportunidade de coletar dados e obter insights relacionados ao comportamento e às preferências do seu público, facilitando a personalização e otimização das ações de marketing.

Exemplos de gamificação em diferentes indústrias

A gamificação pode ser aplicada em diversos contextos e indústrias, levando ao  aumento de produtividade, a satisfação, a aprendizagem e a fidelização dos usuários. 

Veja só como alguns exemplos de empresas e como elas utilizam a gamificação de acordo com as suas realidade:

Indústria de varejo

O LuizaLabs, da empresa Magazine Luiza, é um aplicativo voltado para os colaboradores que permite aos funcionários oferecerem ideias para melhorar os processos e serviços da empresa. 

As ideias são avaliadas por uma equipe e as melhores recebem prêmios, como viagens, cursos e reconhecimento. 

Já a Sephora, uma das principais marcas de cosméticos do mundo, desenvolveu um programa de fidelidade chamado Beauty Insider, que recompensa os clientes com pontos a cada compra realizada. Os pontos podem ser trocados por produtos, serviços e experiências exclusivas.

Indústria de educação

O Duolingo utiliza a gamificação para incentivar os usuários a praticar diariamente, acompanhar o seu progresso e competir com outros aprendizes. 

O aplicativo oferece lições personalizadas, recompensas, níveis, medalhas e até uma moeda virtual que pode ser trocada por benefícios.

Outro exemplo é a Khan Academy que utiliza a gamificação para estimular os estudantes a aprenderem no seu próprio ritmo, explorarem novos assuntos e superarem desafios. 

O site conta com vídeos, exercícios, feedbacks, pontos, emblemas e muitos outros elementos motivadores.

Indústria de saúde e bem-estar

A Fitbit, plataforma de monitoramento de saúde permite que os usuários estabeleçam metas, acompanhem seu progresso, recebam feedback, participem de desafios e compartilhem seus resultados com amigos e comunidades.

O Headspace é um aplicativo de meditação guiada que utiliza a  gamificação para incentivar os usuários a praticar meditação diariamente, oferecendo recompensas, lembretes, sessões personalizadas e conteúdos educativos.

Como implementar a gamificação em sua estratégia de marketing

A verdade é que se faz necessário o planejamento para implementar a gamificação na sua empresa, sempre levando em conta o público-alvo, os objetivos, os recursos e as métricas de sucesso. 

A gamificação não é apenas adicionar pontos e medalhas a qualquer atividade, mas sim criar uma experiência significativa e divertida para os participantes!

Para que a sua estratégia tenha sucesso, é necessário que, em primeiro lugar, seja definido o objetivo. Se perguntar quais resultados você espera alcançar com a gamificação? Por exemplo, isso pode ser relacionado a aumentar as vendas, gerar leads, educar o mercado.

Você também deve conhecer seu público, saber quem são as pessoas que você quer atingir com a gamificação, suas preferências, necessidades e desafios.

A escolha dos elementos de jogos é uma etapa super importante e que merece um cuidado especial, já que eles devem estar alinhados com seu objetivo e seu público. 

Depois de colocar em prática, é importante que você possa acompanhar os resultados e os feedbacks da sua experiência gamificada, para verificar se ela está atingindo seu objetivo e se está satisfazendo seu público.

Ferramentas e plataformas de gamificação

Existem diversas ferramentas e plataformas de gamificação que podem ser utilizadas em diferentes áreas, entre elas, podemos citar:

Classcraft

O Classcraft transforma a sala de aula em um jogo de aventura, onde os alunos podem criar personagens, formar equipes, ganhar pontos, missões e recompensas, e enfrentar desafios acadêmicos e comportamentais.

Kahoot!

Do mesmo segmento de aprendizado, o Kahoot é uma plataforma que permite criar e aplicar quizzes interativos, com perguntas de múltipla escolha que  podem ser respondidas em tempo real pelos participantes usando seus dispositivos móveis.

Habitica

Voltado para a criação de hábitos saudáveis e produtivos, a plataforma Habita envolve os usuários por meio de um jogo de RPG, onde eles podem criar avatares, definir metas, tarefas e recompensas.

Gamify

A plataforma gamificada “Gamify”, desenvolvida pela startup Metrópole4, permite o rastreamento de todas as publicações em redes sociais que incluem a tag da marca, independentemente de quem as tenha feito. 

Essas postagens são computadas e geram pontos para os produtores de conteúdo, incentivando a criação de materiais de alta qualidade e relevância.

Através do acúmulo de pontos, os produtores de conteúdo podem trocá-los por produtos e serviços oferecidos pelas próprias empresas e até mesmo por parceiros da Metrópole4. 

Conclusão

Como você viu até aqui, a gamificação é uma técnica poderosa para engajar e motivar seu público-alvo. Nessa realidade, ela pode ser usada em sua estratégia de marketing para atrair, reter e fidelizar clientes. 

Mas para que a sua estratégia tenha sucesso, você precisa se ater sobre a forma em que ela é implementada. Assim, é possível garantir experiências interativas e divertidas que geram valor para sua marca e para seu público.

Interessante, não é mesmo? Se você curtiu esse conteúdo e deseja conhecer mais sobre gamificação, fique a vontade para explorar o blog da Metrópole 4!