O home office veio para ficar, e isso é inquestionável. Combinado com o modelo de trabalho híbrido, a gestão remota tem sido uma opção positiva tanto para as empresas quanto para os funcionários.
É importante saber que o home office não deve substituir o escritório, e as empresas já perceberam isso. Não é por acaso que elas têm investido em infraestrutura, mantendo os ambientes com cadeiras de escritório confortáveis, espaços dinâmicos e convidativos.
Embora muitas pessoas estejam trabalhando em casa, os ambientes corporativos seguem sendo utilizados. Em grande parte, os profissionais podem trabalhar alguns dias em casa e outros no escritório.
Com todas essas transformações, além de manter a gestão e a organização dos espaços físicos, as empresas precisam de inteligência e estratégia para executar uma gestão remota eficiente.
De olho na produtividade
A primeira preocupação dos gestores quando se fala em trabalho em home office é a produtividade. Existe uma ideia de que o trabalho no escritório é mais produtivo.
Entretanto, essa percepção pode estar errada, já que muitos colaboradores se mostram mais eficientes e produtivos trabalhando de casa.
Para avaliar a produtividade dos funcionários em trabalho remoto, a empresa deve trabalhar com prazos e metas. Por meio dessa prática é possível acompanhar a produtividade e avaliar o nível de comprometimento do time.
A dica é criar um sistema de monitoramento de metas individuais e um sistema coletivo. Além de acompanhar o desempenho, é recomendado conversar individualmente com os colaboradores para saber como é feito o gerenciamento do trabalho em home office.
Daí, podem surgir insights interessantes a serem compartilhados com os demais membros do time.
No decorrer dos últimos três anos de pandemia, já aprendemos muito sobre produtividade em home office. Entre as boas práticas recomendadas por uma grande parte dos profissionais, destacam-se:
- Necessidade de manter o espaço de trabalho sempre organizado;
- Importância de estabelecer uma rotina de trabalho e pausas;
- Recomendação de se desconectar das redes sociais durante o trabalho;
- Valor das pausas no resultado da sua produtividade;
- Importância de ter um bom ambiente de trabalho.
E com bom ambiente de trabalho nós estamos nos referindo a um lugar bem iluminado, ergonômico, silencioso e confortável.
O valor da comunicação
Com uma equipe alocada em home office, o gestor precisa dar uma atenção especial à comunicação. Sem dúvida essa é uma das chaves para enfrentar os desafios da distância.
A comunicação deve ser clara e compartilhada entre todos. Para facilitar, você pode usar ferramentas específicas de compartilhamento de informações, já que existem várias na internet e de forma completamente gratuita.
A realização de reuniões periódicas também é importante, visto que permite alinhar as metas e os objetivos, esclarecer eventuais questões, compartilhar feedbacks, além de aproximar as pessoas.
A necessidade de feedbacks
A questão do feedback é um ponto-chave na gestão de equipes, estejam elas alocadas no escritório ou em home office.
Para que as pessoas se sintam à vontade em dar e receber feedbacks, a empresa deve criar uma cultura de valorização da comunicação e da troca de conhecimento.
Por isso, os gestores devem investir no desenvolvimento de uma cultura de feedback, os funcionários devem se sentir à vontade para avaliar a gestão e, ao mesmo tempo, estarem receptivos para receber comentários sobre o seu desempenho.
O feedback ajuda no desenvolvimento das pessoas e da empresa, favorece a construção do conhecimento individual e coletivo e ajuda no desenvolvimento do negócio como um todo.
O poder do incentivo
Por fim, os gestores precisam estar atentos à sua postura com relação ao desempenho e à motivação dos colaboradores. Na gestão remota, o incentivo constante é uma prática indispensável.
Pense em maneiras de incentivar os colaboradores, estimule o senso de pertencimento, aposte na comunicação e na troca entre as equipes e deixe claro a importância de cada indivíduo dentro dos projetos e atividades da empresa.
Com atenção à comunicação, feedbacks, incentivo e colaboração é possível criar um ambiente de gestão remota acolhedor, que traga resultados reais tanto para a empresa quanto para os profissionais.
Comece a colocar em prática essas dicas e confira os benefícios.