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Como criar campanha e ficar em primeiro lugar no Google Ads

No marketing digital para advogados existem dois tipos de estratégias que os profissionais utilizam, sendo elas as estratégias de curto e longo prazo. Um bom exemplo de ação de longo prazo seria o SEO, que demora até trazer um bom resultado para o profissional. Agora, falando sobre as ações de curto prazo, podemos resumi-las em duas palavras: Tráfego Pago (ou Google Ads).

O tráfego pago é uma estratégia utilizada por profissionais do marketing, empresários e também advogados para conseguir gerar retorno rápido, muito utilizado por profissionais que estão no início da carreira.

A prospecção de clientes é um processo mais complexo dentro do marketing, principalmente quando não há muito capital para investimentos a longo prazo, por isso recomenda-se a utilização de estratégias pagas para um retorno mais imediato.

Hoje iremos falar do Google Ads e as estratégias que envolvem a criação de campanhas e o ranqueamento do seu site jurídico no Google, um sonho de todo profissional que quer se tornar um sucesso em sua área de atuação.

O que é e como funciona o Google Ads?

Você provavelmente já fez uma pesquisa no Google e se deparou com links em destaque, ou já acessou um blog e encontrou alguns banners de anúncios espalhados pela página.

Ou, da forma mais comum, se deparou com anúncios enquanto assistia um vídeo no YouTube, por exemplo.

Pois bem, esses três exemplos são bem diferentes um do outro, já que um se trata de uma pesquisa, o outro se trata de um site e o outro é uma plataforma de vídeos.

Mas, apesar de serem distintas, esses três exemplos têm algo em comum, no caso, todos podem ser criados e gerenciados pelo Google Ads.

Essa ferramenta já teve muitos nomes, sendo um dos principais deles o Google AdWords, uma plataforma de anúncios do Google. Teve o lançamento da sua primeira versão nos anos 2000 e até hoje é um dos maiores destaques no mercado.

E todo o destaque e popularidade dessa ferramenta se dá por sua função, que é por meio do serviço onde empresários e demais profissionais pagam ao Google para se destacarem na internet.

Apesar de ser mais um em um mundo de tráfego pago, o Google Ads se diferencia dos demais por possibilitar que seus clientes criem campanhas super segmentadas, ou seja, não se destaca só por pagar mais.

Se trata de um investimento em audiência qualificada e que tenha relação com a área de atuação dos profissionais que investem nessa estratégia, e esse é um grande benefício para os profissionais do direito, já que o meio jurídico se divide em diversas áreas.

Desta forma, com base na escolha de palavras-chave e cookies os anunciantes conseguem determinar onde e quando os anúncios serão exibidos.

Agora, falando de suas funcionalidades, a plataforma possui 4 principais formas de anúncio, sendo elas:

Rede de pesquisa

Essa metodologia de anúncio é referente aos resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave.

Eles ficam em destaque no início e fim da SERP (Search Engine Results Page) e se destacam com uma pequena legenda informando “anúncio”, que indica os links patrocinados.

É um formato ótimo para alcançar usuários que pesquisam por produtos, serviços ou soluções específicas, como nos casos jurídicos em que algumas pessoas pesquisam sobre “advogados criminalistas”.

A grande vantagem dessa metodologia é que os anunciantes apenas pagam quando a pessoa realmente clica nos links patrocinados. 

Rede de display

Esse tipo de anúncio é mostrado em websites, páginas de notícias e blogs, que juntas formam uma rede de display do Google, tal qual atinge mais de 90% de todos os usuários da internet em todo o mundo.

No caso da rede de display, ela pode ser trabalhada de quatro formas, sendo elas: Banners, Textos, Gmail e também Aplicativos.

Anúncios no YouTube

Se você assiste vídeos no YouTube já se deparou com anúncios antes ou durante cada vídeo exibido na plataforma. E, como anunciante, você também pode utilizar campanhas para serem vinculadas aos vídeos na plataforma.

Já que o Youtube possui bilhões de usuários, ao criar uma campanha dedicada a plataforma, você selecionar seu público-alvo desejado com base na idade, sexo, local, interesses e muito mais.

Ah, um detalhe importante. Segundo o YouTube, você só paga pelo anúncio quando os usuários interagem com a campanha, ou seja, caso o anúncio seja pulado antes de 30 segundos (ou antes do fim) você não pagará nada.

Anúncios em aplicativos

Esse tipo de anúncio é focado para quem possui aplicativos e quer um jeito de aumentar o seu alcance junto a plataforma do Google.

O que no caso, com esse tipo de anúncio, você pode promover o seu negócio ou aplicativo para usuários de Android ou IOS.

Desta forma, após um rápido processo de configuração, você estará pronto para alcançar mais de um bilhão de pessoas, seja na Rede do Google, como também por pesquisas, Google Play, YouTube e outros sites e aplicativos.

Como funciona o Ad Rank?

O Google Ads funciona como um leilão, onde os anunciantes oferecem dinheiro em troca de cliques. Mas, nem sempre é o maior lance neste leilão que realmente vence.

O Google analisa também os fatores de qualidade e o Ad Rank, o que significa que para o seu anúncio aparecer é preciso que ele seja realmente bom.

De forma simples o Ad Rank é composto por índices de qualidade (IQ) X  Lance (ICP máximo). Ou seja, mesmo que o lance dos seus concorrentes seja maior, se o seu índice de qualidade for maior você poderá se destacar.

Como anunciar no Google Ads?

Se você já está convencido de que o Google Ads é uma estratégia importante para o seu Marketing jurídico e uma ótima aquisição para o seu escritório, é hora de colocar a mão na massa e começar a criar seus anúncios.

De forma simples, um anúncio padrão no Google Ads é dividido em quatro partes principais, sendo elas:

  • URL final;
  • Título;
  • Caminho;
  • Descrição.

É um processo prático e simples, porém que precisa ser desenvolvido com atenção e de acordo com suas métricas definidas no planejamento estratégico do escritório.

Por que o advogado deve investir no Google Ads?

Como já citamos anteriormente, o Google Ads é uma das maiores e mais recomendadas estratégias de prospecção de clientes e leads para o escritório, tal qual visa um processo quase que imediato de conseguir resultados.

Agora, imagine que você acabou de iniciar a sua carreira no direito, não possui nenhum cliente ou mentor em sua área de atuação e precisa conseguir clientes mais rapidamente para se alavancar no meio jurídico. 

O Google Ads é uma das melhores estratégias para te auxiliar nesse processo. Mas não vá pensando que o Google Ads é uma estratégia apenas para iniciantes, essa estratégia é recomendada no começo e no meio de sua atuação como advogado.

E, mesclado com estratégias de longo prazo, você consegue também aumentar sua autoridade no meio digital e sempre conquistar novos clientes para o seu escritório. 

Para exemplificar melhor o porquê você deve investir nessa estratégia, separamos alguns motivos para te convencer:

Resultados a curto prazo

Como citado anteriormente neste artigo, o Google Ads é conhecido por ser uma estratégia de marketing que visa resultados a curto prazo, ou seja, caso você saiba desenvolver sua campanha e aplicá-la, você pode conseguir clientes muito rápido.

Como é uma estratégia de tráfego pago, ao dedicar um bom investimento para a mesma você acaba conseguindo se destacar mais rápido no Google, aparecendo sempre que alguém pesquisar por um termo/palavra-chave específicos.

Potencial de palavras-chave para SEO

O SEO, como você provavelmente já sabe, é uma estratégia de otimização dos mecanismos de busca, onde você otimiza conteúdos e trabalhos do seu escritório para que ele ranqueie melhor no Google.

Desta forma, ao selecionar/comprar sua palavra-chave no Google Ads e desenvolver um bom SEO em seus conteúdos no Google, você será encontrado por mais pessoas com mais facilidade.

Otimização de Landing Pages e Conversões

As landing pages são uma estratégia de marketing muito utilizada por diversos profissionais e ela serve para divulgar uma página específica com um conteúdo específico (a sua escolha, claro).

Desta forma, seu único objetivo é converter, ou seja, influenciar o usuário de forma prática a converter e se tornar um cliente do seu escritório.

Essas landing pages são muito utilizadas nas campanhas, onde o anúncio é desenvolvido com base na mesma, para guiar o usuário até o fim de sua jornada, que é a compra.

Conclusão

Investir em Google Ads é uma ótima estratégia para o advogado, não só profissionais que estão começando, mas também para profissionais que já estão atuando no direito.

E, quando sua campanha for desenvolvida e aplicada com eficiência, o processo de geração de leads do escritório vai alavancar de uma forma surpreendente.

Esse conteúdo foi originalmente desenvolvido pela 3MIND Marketing e Tecnologia, uma empresa que transforma escritórios e advogados em experts para novos negócios jurídicos. De norte a sul, somos a maior empresa de Marketing Jurídico do Brasil.