É comum vermos muitas pessoas se perguntando a diferença entre o Google AdWords e o Google AdWords Express, principalmente pela semelhança das plataformas.
Tanto o AdWords como o AdWords Express foram criados com o objetivo de criação e gestão de anúncios para auxiliar na estratégia de marketing digital de cada negócio, aumentando assim a chance de vendas convertidas.
Contudo, é importante compreender qual a diferença e função de cada uma das ferramentas, para assim aproveitar todos os recursos digitais disponíveis.
Vamos então, entender como ambas as ferramentas funcionam de maneiras distintas, mesmo que com os mesmos objetivos.
O que é o Google AdWords?
O Google AdWords é a ferramenta mais completa, devido às configurações básicas, intermediárias e avançadas. Mais do que isso, é a única ferramenta que permite uma configuração manual e personalizada para cada tipo de negócio.
Os anúncios podem ser exibidos não só na busca do Google, mas também em redes de display (programas de afiliados), redes de pesquisa (Google Shopping, Maps e e Play) e mídias sociais (YouTube e Instagram).
Todas as buscas são possibilitadas através da definição de palavras-chave, que funcionam de maneira manual e orgânica.
O que é o Google AdWords Express?
Entre as duas, é a ferramenta mais básica de se utilizar. Isso ocorre porque ao configurar um anúncio, grande parte dessa configuração é realizada de maneira automática pelo Google.
Nesse tipo de ferramenta, não é necessário ter um site nem grande conhecimento em configuração.
O AdWords Express atua como uma fusão entre o AdWords e Google Meu Negócio, ou seja, voltado para micro negócios que não querem ousar na configuração, que vendem apenas um tipo de serviço e apenas para a região onde atua (por exemplo: barbeiros, chaveiros e padarias).
Exploraremos melhor as diferenças nos tópicos abaixo.
As diferenças nas configurações do anúncio
Quando o assunto é configuração de anúncios, a distinção entre ambas as plataformas fica óbvia: o AdWords Express automatiza tudo, enquanto o AdWords permite a configuração manual e personalizada.
Adwords Express
A criação de anúncio no AdWords Express leva menos de 10 minutos e sua manutenção é bem simples, visto que as palavras-chave e exibição de anúncio são realizadas automaticamente de acordo com o título do site e produto selecionado.
Adwords
No AdWords, a escolha de palavras-chave e exibição são realizadas manualmente, podendo negativar termos específicos e deixar a busca mais detalhada e assertiva também.
As diferenças para o site da sua empresa
AdWords
No AdWords, é obrigatória a existência de um site da empresa com os produtos detalhados, endereço e contato. Além disso, o site passa por uma aprovação pela equipe do Google para que o anúncio seja publicado.
AdWords Express
Já no AdWords Express, o site não obrigatório: muitas vezes, micro negócios colocam apenas o link do Google Plus.
As diferenças em relação aos lances e cliques
AdWords
Existe um simulador de lances no AdWords, que permite uma estimativa de orçamento para um clique competitivo em relação aos concorrentes.
Além disso, há três opções de investimentos: custo por clique (CPC), custo por mil visualizações do anúncio (usado para redes de display) e custo por taxa de conversão (vendas efetuadas).
AdWords Express
Já no AdWords Express, o investimento só ocorre via custo por clique (CPC).
As diferenças em relação ao orçamento
AdWords
No AdWords, é possível definir um orçamento diário e mensal, que em dias de grande procura pode ser ultrapassado em até 10% e compensado depois em dias de baixa procura.
AdWords Express
No AdWords Express, existe apenas o orçamento mensal, ou seja, não há orçamento diário: ainda que valor mensal seja respeitado, ele não será dividido igualmente para todos os dias do mês.
Por conta disso, muitas vezes o valor colocado para o mês inteiro acaba antes do previsto, caso o anúncio esteja rodando bem.
As diferenças em relação a geolocalidade
AdWords
No AdWords, as campanhas podem ser segmentadas para aparecerem desde em regiões específicas até no território nacional.
AdWords Express
O AdWords Express não conta com a mesma abrangência e muitas vezes automatiza a geolocalidade do anúncio configurada por um raio de até 100 km, cidades específicas ou pela região do DDD do telefone.
Mas afinal, qual a melhor opção?
Após os tópicos explicados acima, é possível concluir que o AdWords é uma plataforma avançada que oferece diversas ferramentas e configurações para garantir a assertividade no anúncio, desde que as estratégias de marketing estejam bem definidas.
Já o AdWords Express é uma plataforma básica e que automatiza as configurações, o que pode ser prejudicial para alguns negócios que não sejam locais nem específicos por conta de não permitir que os anúncios atinjam todo seu potencial.
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Texto: Migre seu negócio