Se você já conferiu o nosso post sobre guest post, mostrando todo o conceito da técnica, é hora de conhecer a importância no link building.
Afinal de contas, dominar todos esses termos da internet bem como entender a relação entre eles é fundamental para os negócios.
Pensando nisso, não perca mais tempo e comece agora mesmo a encontrar todas as respostas que estava procurando!
Link Building – Conceito prático
Para dar início a esse post, é importante dizer que a estratégia de links está longe de ser uma ideia perigosa, ultrapassada ou mesmo confusa.
O que pode acontecer no meio do seu caminho, é que você ainda não tem todas as armas e informações que deveria ter para aproveitar melhor a técnica.
Em termos simples, a estratégia é definida como uma seleção de links que são qualificados, de alta qualidade.
Assim, o principal objetivo da técnica é aumentar a ligação entre sites e páginas, mas aumentando a classificação nos mecanismos de busca.
Como resultado, a chance de estar entre os principais resultados de uma pesquisa, nas primeiras páginas.
Afinal, o algoritmo dos motores de busca também avalia a presença de links de uma página bem como a qualidade dos links apresentados.
Em um conceito prático, sempre que pensar em link building pense não apenas em interligar um site/página a outro, mas em escolher links que realmente sejam interessantes.
É importante destacar ainda que o termo é usado para definir links que direcionam usuários para o seu site. Ou seja, o público está em outro site, mas descobre que o seu negócio existe.
Importância no link building com o guest post
Caso você esteja um pouco perdido em meio a todos esses termos, vale a pena anotar esse resumo simplificado para entender melhor como uma estratégia auxilia a outra:
- Link Building: links utilizados em sites/páginas focados em direcionar o tráfego/público para um outro site/página;
- Guest post: posts de autoridades ou posts do seu negócio na página de outra pessoa.
Portanto, dá para dizer que são duas estratégias que se complementam na otimização de conteúdo. Principalmente agora, com as diversas atualizações de SEO e mudanças que estão sendo notadas nas últimas semanas.
Neste cenário, é preciso pensar em alguns fatores que influenciam no uso dessas duas estratégias.
Em primeiro lugar, os links têm como principal função direcionar o público para outra página ou site, a fim de complementar a compreensão, vender e assim por diante.
Em segundo lugar, os guest post são uma das principais iniciativas para ganhar autoridade, aumentar o público e relevância, etc.
Já em terceiro lugar, as duas estratégias já foram utilizadas de maneira equivocada e em excesso, o que é prejudicial para os negócios.
Por fim, os fatores de impacto incluem qualidade, regularidade, motivo da relevância e conhecimento de uso.
Importância no link building
Sabendo que o guest post são conteúdos postados em outros sites, que não o seu, mas falando sobre o seu negócio, faz sentido pensar que o uso de links seria algo natural não é mesmo?
Pois então, em teoria, a ideia é exatamente essa, direcionar o público e gerar relevância, melhorando o ranqueamento.
Vale lembrar que, quando outro site usa links do seu site, o Google entende isso como uma indicação, melhorando o seu posicionamento nos motores de busca.
Ou seja, a importância no link building em relação ao guest posts, é a chance de ter um espaço focado para esse tipo de ação.
Na prática, quando você cria um post que será colocado na página de outro usuário, você já está apontando vantagens do seu negócio e mostrando para o público que tem alguma importância.
Afinal, outra pessoa está “falando” de você no site dele.
Mesmo isso sendo uma parceria, os posts não são diretos e podem ter um aspecto de “dica”, como se tudo fosse muito natural.
Assim, o guest post pode ser o seu principal tópico de links naquela página, já que é um espaço dedicado a você naquele local.
Logo, o guest post permite que você faça uso dos links em um espaço reservado, que está educando o público e que tem foco na apresentação e informação.
Cuidados ao escolher a estratégia
Os posts e links são estratégias de SEO definidas como essenciais para todos os negócios online, sendo o ponto de partida para o público criar uma relação com uma página.
Entretanto, essas técnicas precisam ser usadas com cuidado e sabedoria.
Em primeiro lugar, o uso excessivo de links em outras páginas pode ser nocivo para os negócios.
Já que o público fica com uma sensação de “força bruta”, como se você estivesse tentando forçar os usuários a clicarem nos links a todo custo.
Em segundo lugar, a importância no link building não quer dizer que essa deve ser a sua única estratégia de negócio.
Além dos links e posts, você pode aproveitar as atualizações de SEO para melhorar artigos antigos, usar as ferramentas de divulgação online, redes sociais e linkagens internas.
Um exemplo disso é a técnica do link quebrado, onde você encontra páginas com links quebrados, entra em contato e dá a dica de colocar um conteúdo seu ali.
Inclusive, existe uma extensão do Chrome para fazer essa pesquisa, chamado de Broken Link Checher.
Em terceiro lugar, é sempre bom ficar de olho nos números e relatórios, para entender melhor o seu público e como os guests posts e links estão funcionando.
Afinal, pouco adianta ter uma série de links e posts por aí se eles não geram nenhum tipo de conversão.
Importante
Em 2020, um escândalo envolvendo os temas desse post caíram na internet devido a um serviço do SEMrush.
Basicamente, o software de SEO lançou um serviço focado em links e guest post, fazendo com que muitos especialistas apresentassem diferentes pontos de vista sobre as estratégias.
Diante de todo o debate, é importante lembrar que todas as técnicas sempre devem ser usadas de maneira consciente, com cuidado e qualidade.
Se quiser saber mais sobre o assunto, deixe o seu comentário aqui embaixo que produzimos um conteúdo completo para você.
Aproveite para comentar a sua experiência com diferentes estratégias, como vê a importância no link building para os negócios e muito mais.
Grande abraço e até o próximo post!