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Guia prático para converter carrinho abandonado

Não há dúvidas que um importante indicador de performance do seu e-commerce é a taxa de carrinhos abandonados. Isso pode definir muito sobre o site como por exemplo, formas de pagamento, o valor alto de frete e velocidade de entrega.

Os carrinhos abandonados são um problema que e-commerces de todos os tamanhos enfrentam. Porém, uma taxa alta de abandono pode ser preocupante, e podem haver problemas simples como os mencionados acima.

Esses itens são fundamentais para saber se a pessoa optará por comprar com você ou não, mas nesse artigo será apresentado estratégias para converter um carrinho abandonado.

Afinal, como converter um carrinho abandonado?

  •  Use as notificações

Pode-se utilizar uma notificação pop-up para quando o usuário estiver saindo da página, dessa maneira é possível trazer o carrinho para a pessoa ter a possibilidade de acompanhar tudo o que ela inseriu até o momento, sendo um atrativo para que o consumidor não esqueça do carrinho. 

Outra forma de notificação que pode ser utilizado é o “senso de urgência”, que consiste em um gatilho mental, que fará com que a pessoa sinta que não pode perder aquela promoção por tempo limitado, incentivando a finalização da compra.

Geralmente esse tipo de notificação aparece nos e-commerces como um relógio ou cronômetro, em um lugar que seja bem visível.

As notificações podem parecer indesejáveis, mas acredite, elas funcionam. Ofereça um cupom ou demais condições através dos pop-ups para incentivar a finalização da compra e ainda melhor, adquirir o e-mail do consumidor.

  •  Remarketing

Anúncios dinâmicos, seja no Google ou até mesmo nas redes sociais são uma excelente estratégia para recuperação de carrinho abandonado.

Quem nunca pesquisou algum produto em alguma rede social ou mesmo em lojas, e em seguida diversas propagandas do mesmo produtos ou similares no Instagram, Facebook ou Youtube. 

Isso é uma estratégia do remarketing, ao ver aquele produto, a chance de você voltar e concluir a compra é mais alta, afinal, aqueles anúncios ficam te seguindo.

Mas, cuidado para não exagerar. Os consumidores não gostam de propagandas insistentes e invasivas. 

Lembre-se que as vendas têm mais eficácia quando oferecidas no momento certo.

  • Enviar mensagens no WhatsApp

Quando um e-commerce ainda está no início e não possui um volume de vendas muito alto, enviar mensagens no WhatsApp para os clientes é uma ótima opção para entender as suas objeções.

Ter um canal de chat eficiente para comunicações não abre apenas caminhos para o consumidor entrar em contato com você, mas também para a loja entender melhor a jornada de consumo.

Mas, o que pode levar ao abandono de carrinho?

São 3 principais fatores que fazem o seu cliente abandonar o carrinho, sendo eles: acesso, forma de pagamento e frete.

1. Acesso

De acordo com o site e-commerce rocket, atualmente a maioria dos acessos são feitos por dispositivos mobile. Um erro crucial no desenvolvimento do e-commerce é não pensar na otimização para celulares, dificultando o acesso e não tornando o site atraente para seu cliente.

2. forma de pagamento

Ao seguir para a página de checkout e o consumidor não encontrar as formas de pagamento, a porcentagem de abandono de carrinho pode se tornar maior. Oferecer mais formas de pagamento como cartão, pix e boleto e deixar isso claro oferece transparência para o comprador. 

Entende-se que para os e-commerces mais novos, oferecer grande número de parcelamento pode ser difícil, devido às baixas condições de negociação. 

Porém, utilizar isso como estratégia para aumentar as vendas em datas específicas pode ser uma boa alternativa. 

3. frete

O brasileiro é um povo com pressa e que não gosta de pagar altos preços para receber seus produtos. Especialmente pelo tamanho do país, dependendo da onde está localizada a operação ou o consumidor, o valor do envio pode se tornar um empecilho. 

Deixar as famosas calculadoras de frete logo na página do produto, já deixa o consumidor consciente sobre o valor do envio. Dessa forma, dependendo se sua loja consegue fornecer um envio rápido ou demais diferenciais, o internauta pode decidir seguir com o carrinho. 

Os correios e transportadoras são opções que podem trazer mais variedade para seu envio e preços mais competitivos.

Utilizando essas estratégias para converter os carrinhos, e colocando em prática essas ações que impedem o abandono de carrinhos, você verá sua taxa reduzir de forma gradual, faça isso pelo seu e-commerce. 

Conclusão

Se seu site tem um alto número de visitantes, mas as vendas são poucas e há muitos carrinhos sendo deixados de lado, é importante entender a razão.

Confira os fatores que foram citados ao longo do artigo para melhorar a sua taxa de conversão. Também é possível se aproveitar destes fatores para fazer promoções e ofertas em datas específicas como frete grátis e meios de pagamento.

Utilize de ferramentas como heatmap para entender o comportamento do consumidor dentro da sua loja, e poder fazer alterações necessárias para melhorar a performance do seu e-commerce.

Artigo desenvolvido pela Doutor E-commerce, consultoria em e-commerce