O funcionamento de um comércio depende de um ponto específico: a quantidade de fregueses. São os clientes que sustentam os estabelecimentos mediante a compra de produtos ou contratação dos serviços oferecidos.
Portanto, se torna necessário para os comerciantes encontrar ideias e alternativas para estabelecer o engajamento dos consumidores e fidelizá-los.
Há várias maneiras de se atingir esse objetivo, que vão desde a criação de um espaço confortável, de qualidade e seguro, possuir itens de comunicação visual espalhados pelos espaços dos comércios e até “presentear” os clientes com brindes personalizados com a identidade visual da empresa.
Aqui neste texto apresentaremos para você algumas soluções que podem ser usadas no seu comércio a fim de conseguir essa aproximação com os clientes, quais os equipamentos e aparatos auxiliares, e como devem ser aplicadas ideias de comunicação visual na prática de sua empresa.
A seguridade e proteção
Primeiramente, falaremos de um item essencial para qualquer ambiente, seja ele público, privado, comercial ou residencial: a segurança.
Estar em um ambiente seguro é o caminho para a aproximação com o determinado espaço. Se uma pessoa for à sua loja e se sentir, totalmente, desprotegida ela, provavelmente, não irá mais voltar.
Por isso, dispor de equipamentos de segurança como câmeras e salas de monitoramento, itens de combate à incêndio e alarmes espalhados pelo local, é uma excelente maneira de garantir a proteção de todas as pessoas presentes.
Para alcançar ainda mais a eficiência na segurança do estabelecimento, a empresa pode contratar uma equipe de segurança privada, que devem ser compostas por profissionais especializados em realizar o monitoramento, contenção de possíveis confusões, bem como tratar todas as atividades suspeitas que ocorrerem no comércio.
Conforto para o ambiente
Além da segurança, a comodidade também é um item imprescindível para atrair os consumidores a voltarem para o seu estabelecimento.
A montagem de um espaço cômodo e tranquilo para os clientes, por meio da disposição de equipamentos e móveis confortáveis, e também a contratação de profissionais qualificados para o trato com os clientes são fundamentais.
Podemos citar algumas estruturas que podem ser montadas, como poltronas, cadeiras e sofás para os fregueses se acomodarem enquanto esperam o atendimento e também a colocação de uma máquina de café e capuccino para as pessoas se distraírem nesses momentos de espera.
Oferecimento de brindes personalizados
Outro aspecto mencionado que ajuda na fidelização dos clientes, é a distribuição de brindes após a efetivação de uma compra.
As possibilidades de brindes que podem ser dados para os consumidores é diversa, e além de criar uma aproximação com as pessoas, é uma excelente forma de comunicação visual, já que os brindes devem ser personalizados com a identificação visual da empresa.
O estabelecimento pode, por exemplo, distribuir sacola de tecido personalizada. Sacolinhas de tecido personalizadas são itens importantes para exposição da marca, e são plenamente funcionais para que os clientes possam carregar os produtos comprados para as suas residências de maneira segura e protegida, já que os acabamentos das sacolas protegem os produtos postos dentro dela.
Além disso, contém o aspecto sustentável, dado que os tecidos que essas sacolas são fabricadas não prejudicam o meio ambiente quando descartadas, diferente das sacolas plásticas tradicionais.
Podemos citar outros itens que podem ser distribuídos como brindes personalizados para os clientes, tais como:
- Chaveiros;
- Necessaires;
- Adesivos ;
- Canecas;
- Garrafas;
- Calendários.
Os brindes personalizados podem funcionar também para presentear os trabalhadores das lojas. Todos os itens citados são úteis para qualquer pessoa, e é uma ótima forma de expor a marca e também manter os profissionais incentivados.
Outra opção de brinde, muito usado em vários estabelecimentos, é oferecer para os trabalhadores e também para o público, camisa polo personalizada.
Apesar de ocorrer a distribuição para ambos os públicos, tanto trabalhadores como clientes, as camisas devem ser personalizadas de maneiras diferentes, já que a utilização de camisa polo personalizada também podem servir como uma forma de identificação dos trabalhadores da empresa.
Essas são algumas maneiras de você conseguir expandir o seu negócio, e trabalhar um processo de fidelização dos clientes. Obviamente existem outras formas, já que essa discussão é bastante ampla.
O importante é entender que é necessário criar estratégias para atingir o patamar de negócios lucrativos, já que a concorrência no mercado, independente, do tipo de comércio, é muito ampla.