Quem investe em imóveis, além de garantir um patrimônio sólido para o futuro, também pode garantir uma fonte de renda.
As razões para esse investimento são várias, mas quando se escolhe investir em imóveis para renda mensal, a dúvida é outra: destinar essa propriedade para locação residencial ou comercial?
Não existe uma única resposta definitiva para essa pergunta, tudo vai depender dos seus interesses, disposição de tempo e até de dinheiro. Vamos abordar esses fatores com detalhes durante esse post.
A grande verdade é que imóveis residenciais e comerciais possuem facilidades diferenciadas e variáveis que envolvem qualquer outra aplicação financeira: risco, volatilidade e retorno.
Abordamos as características de ambas as modalidades para que você entenda qual é mais vantajosa diante das suas necessidades.
Vamos lá?
Qual tipo de imóvel se aluga mais rápido
A resposta para a pergunta é rápida: o residencial.
Hoje, o tempo médio de espera para alugar um imóvel para morar é de menos de três meses, quando o preço está dentro do mercado. Se o imóvel tem boa localização, próximo de ponto de ônibus, supermercado, avenidas e regiões centrais, o tempo é menor ainda. O lugar ideal pode melhorar consideravelmente a qualidade de vida dos moradores e possibilitar um dia a dia muito mais tranquilo e feliz. Mobília, vaga de garagem e bom estado de conservação são outras características que aceleram o aluguel e valorizam o imóvel. Veja algumas dicas que podem valorizar o seu imóvel aqui.
Já um imóvel comercial, por se tratar de contratos mais longos e, muitas vezes, com investimentos mais altos, acaba aumentando a vacância (o tempo em que o imóvel fica desocupado).
Em um imóvel comercial, outros fatores entram em jogo: é preciso saber se atende às necessidades da empresa que está em busca de um novo local, se o espaço é um bom ponto para o ramo de atuação da empresa e se está em bom estado de conservação.
No tópico abaixo, separamos algumas ações que você pode tomar, caso você tenha um imóvel comercial e esteja querendo alugá-lo com mais velocidade e rentabilidade.
Qual imóvel acaba sendo mais rentável?
Salas comerciais possuem contratos mais longos, garantindo uma renda fixa e estável ao proprietário por períodos maiores que os residenciais.
As lojas e salas que ficam em centros ou locais de grande movimento são as que possuem menor índice de vacância e ainda contam com a vantagem de cobrar valores mais altos que o mercado costuma cobrar. Porém, no ramo de aluguel de imóveis comerciais, a principal desvantagem é o tempo que as salas ficam desocupadas, como falamos acima. Para diminuir esse tempo de desocupação e aumentar ainda mais a sua rentabilidade, existem algumas ações que você pode tomar, confira abaixo:
- instalação de ar-condicionado para manter o ambiente ventilado;
- regularização de toda a documentação da propriedade;
- reparos e reformas que garantem um bom estado de conservação do imóvel;
- identificação do nicho de mercado que mais se adapta com a estrutura da sala comercial que você possui;
- proximidade de serviços e comércio.
#Dica extra
Independentemente do tipo de imóvel que você possui ou deseja investir, se você está buscando aumentar a sua rentabilidade, uma ótima opção é garantir um imóvel ainda na planta. Além disso, outro fator relevante é que você deve ter no radar quais são os principais fatores que desvalorizam o imóvel, fazendo com que você precise cobrar por um valor muito mais baixo do que o mercado oferece. Alguns deles são:
- má conservação;
- decoração excessiva ou ultrapassada;
- área externa descuidada;
- falta de segurança;
- garagem descoberta ou sem garagem;
- documentação irregular ou incompleta.
Você pode conferir o conteúdo completo sobre os 6 fatores que desvalorizam um imóvel clicando aqui.
Para ajudar a decidir qual imóvel vale mais a pena para você, procure uma imobiliária especializada em aluguéis de imóveis comercial e residencial.
A Ibagy, por exemplo, tem especialistas espalhados pelas suas 6 unidades na Grande Florianópolis que podem orientar você de acordo com o seu perfil de investimento, localização do imóvel e objetivo de rentabilidade.
No final das contas, você precisa responder algumas perguntas:
- Qual é o seu perfil de investimento?
- Você tem pressa?
- Está buscando investir a curto, médio ou longo prazo?
- Você tem dinheiro para manter um imóvel vazio por quanto tempo?
Esses questionamentos vão dar o direcionamento que você precisa na hora de decidir em qual tipo de imóvel você vai investir com segurança e pés no chão.
Texto: Ibagy