Atualmente, o marketing digital é uma das principais ferramentas na divulgação de uma empresa para um leads mais qualificado, porém de uma forma menos cara e mais assertiva que a publicidade tradicional em TV e rádio.
A principal diferença entre essas duas vertentes do marketing é que no digital a estratégia é menos agressiva. As marcas atraem o consumidor de forma lúdica, oferecendo informações e conteúdos interessantes para despertar o interesse e aumentar a autoridade da empresa no mercado.
Assim, o marketing digital para pequenas empresas é uma estratégia fundamental para competir com grandes marcas.
Então, mesmo que você esteja pensando em contratar uma agência de mídias sociais, é fundamental aprender os conceitos do Inbound Marketing, em especial o lead qualificado significado.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe esse artigo até o final. Boa leitura!
Lead na estratégia de Inbound Marketing
Leads são pessoas cadastradas na base de dados, com o objetivo de aprender mais sobre um assunto ou adquirir a solução que você oferta. Então, no Inbound marketing este é o primeiro passo na jornada para virar um cliente.
Diferença entre visitantes e leads
É bem importante entender essa diferença para não errar nas táticas da jornada de compras.
O visitante é uma pessoa desconhecida dentro do seu site. Enquanto o lead é quando você consegue coletar os dados desses visitantes (por exemplo, por um formulário ou pelo Google Analytics).
Depois dos dados coletados, é possível inserir esse contato na sua jornada do consumidor, passando a alimentá-lo com conteúdos.
Leads qualificados: o que são e como identificá-los
Conforme o lead avança na jornada de compra e no seu funil de vendas, ele se qualifica para ser um potencial consumidor.
Ou seja, mais do que receber conteúdos, eles demonstram ter necessidades que o seu produto ou serviço podem satisfazer.
Ao identificar esses leads qualificados, é possível fazer uma abordagem mais específica para que eles se tornem clientes.
Aprenda a gerar leads
Existem algumas estratégias e táticas que costumam ser extremamente eficazes para gerar leads para o seu negócio. Confira!
- Crie um blog;
- Produza infográficos;
- Faça campanhas segmentadas nas redes sociais;
- Invista em seo (Search Engine Optimization);
- Utilize palavras-chave de cauda longa (com três ou mais palavras);
- Crie landing pages de fundo de funil;
- Aposte no Linkedin;
- Faça co-marketing;
- Aposte no remarketing.
Sobre os pontos citados anteriormente, apostar na criação de um blog é um meio valioso para expressar os valores, bem como, entregar conteúdos de qualidade. Sobre a produção de infográficos, é importante fazer um conteúdo bem visual e criativo.
Além disso, as campanhas segmentadas ajudam a fazer com que a base de seguidores seja mais engajada e interaja com os seus conteúdos e postagens, até porque os anúncios são uma forma de alcançar mais leads em todas as etapas do funil.
A escolha de palavras-chave estratégicas para seus conteúdos é fundamental para subir no ranqueamento do Google, aparecendo para mais pessoas. Importante dizer que a cauda longa das palavras faz parte das estratégias de SEO, ajudando a atrair leads.
Além de produzir conteúdo no blog e redes sociais, é recomendado entregar materiais para os leads de fundo do funil, por exemplo, webinars. Sobre o tópico do LinkedIn, essa é a rede social mais importante para quem lida com público B2B.
Estabelecer uma parceria entre as empresas ajuda a alcançar mais leads. Instituições podem, por exemplo, produzir conteúdos em conjunto e “compartilhar” suas bases umas com as outras.
Por fim, é importante e necessário gerar uma oferta de anúncios segmentados de acordo com o interesse dos visitantes que saíram do seu site sem realizar a compra.
9 dicas para geração de lead qualificado
Para a atração de leads, oferecer conteúdo é a chave para o sucesso. Entretanto, não é qualquer tipo de informação que atrai leads qualificados.
Para atrair as pessoas certas é importante disponibilizar informações relevantes e do interesse do seu público.
Veja nove dicas estratégicas para aplicar no inbound marketing e gerar leads qualificados:
- Determine qual plataforma de mídia social converte mais para o seu negócio;
- Defina seu o público e crie sua persona (personificação do seu cliente ideal);
- Crie relacionamento com sua persona;
- Chame a atenção do usuário com um bom CTA (Call to Action);
- Entenda o funil de vendas e acompanhe a jornada de compra;
- Adicione um formulário curto em seus blog posts;
- Adapte sua mensagem de acordo com a sua persona;
- Acompanhe o desempenho do conteúdo frequentemente;
- Aproveite ferramentas que facilitam as estratégias de Marketing Digital.
Agora que você já entendeu o que é lead qualificado e sua diferença para visitantes comuns, chegou a hora de colocar nossas dicas em prática!
Para saber mais sobre os serviços de uma Agência de Marketing Digital, nos envie uma mensagem via e-mail ou telefone disponíveis na aba de contato!