Inbound Marketing: como transformar leads em clientes

Ok, consegui os leads qualificados e agora o que eu faço?! É muito comum empreendedores e empresas não saberem a melhor forma de entrar em contato com os leads gerados pelas suas ações de Inbound Marketing. 

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre este momento e como transformar leads em clientes, ou seja, Inbound Marketing: o que fazer no momento da venda. Mas antes, vamos ver a definição de Inbound Marketing.

O que é Inbound Marketing?

Quando falamos sobre Inbound Marketing, é possível usar parte da apresentação da empresa HubSpot como definição. Pois bem, ela diz o seguinte:

“Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.”

Além disso, é importante reforçar que muitas das definições vistas por aí falam que o Inbound Marketing tem como pilar três vertentes, que são: o SEO, o conteúdo e as mídias sociais. 

Pensando nisso, criar uma limitação quando falamos do conceito, certamente é uma atitude falha, isso porque o limite se dá na criatividade. O Inbound Marketing, nada mais é do que uma ação que visa atrair, converter e encantar os clientes.

O Marketing de Atração, como também é chamado o Inbound, afasta-se do conceito tradicional da publicidade e possibilita a conexão com o público-alvo.

De uma forma ou outra, o marketing sempre se baseou em interrupções. As empresas tiravam a atenção das pessoas de suas tarefas diárias para mostrar como o produto X ou o serviço Y seria vantajoso em suas vidas.

Para piorar, não eram raros os casos em que a qualidade das soluções vendidas deixava a desejar, e o consumidor pouco poderia fazer para se valer dos seus direitos. Mas os tempos mudaram.

A transformação digital e as mudanças radicais no comportamento do consumidor, mudaram as regras do jogo para sempre. Diante disso, as empresas precisaram criar novas formas de conquistar e manter seus clientes, e o Inbound Marketing foi a melhor delas.

Mas vamos falar da etapa decisiva do Inbound Marketing que consiste justamente no momento mais esperado para qualquer negócio: a venda e geração de receita. 

Entretanto, assim como nas etapas de atração de desconhecidos e conversão em leads, o momento da venda também exige planejamento estratégico para ser bem-sucedido. 

Como transformar leads em clientes?

Já sabemos que nem todo lead quando chega no topo do funil de vendas, está preparado para receber contatos ou até mesmo converter em vendas pela sua equipe. 

Quando falamos do topo e meio do funil de vendas, muito provavelmente, ele quer simplesmente receber informações iniciais e um conteúdo rico. Para em um segundo momento, tomar a decisão de compra. 

Por isso, é recomendado continuar trabalhando esse lead para que ele conheça mais sobre sua empresa, serviços e produtos. E logo após esse momento, o lead estará qualificado e pronto para receber uma oferta de fundo de funil, para aí sim, ser estimulado a fazer a compra.

No meio do funil, é muito importante nutrir o seu lead, oferecendo conteúdos relevantes e alinhados com o material ou filtro feito no topo do funil de vendas, isso ajudará a aumentar sua vendas online.

Estas ações estratégicas irão aumentar a confiança do seu lead em sua marca, e elevarão a autoridade de sua empresa. 

Desta forma os leads que chegarem ao final do funil de vendas serão aqueles com o real interesse pelo seu produto/serviço e a taxa de conversão em venda tende a ser muito maior e eficaz.

Treinamento e inclusão da sua equipe de vendas

Ações de Marketing Digital que aumentam a probabilidade de conversão no processo de vendas dos seus produtos e serviços são sempre recomendadas, por isso, incluir o departamento de vendas e novos negócios é crucial para obter bons resultados. 

Integrar a equipe de vendas nesse processo de inbound marketing resulta no aumento das vendas, assim como, seguir as dicas no momento de criar conteúdo relevante. Sempre pensando nas dores e dificuldades do seu público alvo. 

O objetivo é que tais dificuldades sejam resolvidas com o conteúdo relevante e útil oferecido nas etapas anteriores. No final do funil de vendas, o trabalho não acaba. Muito pelo contrário, começa agora, o processo de fidelizar o cliente. 

Pois, ninguém melhor do que quem já comprou seu produto ou serviço para divulgá-lo a outros possíveis clientes, além da possibilidade de oferecer outros produtos a esse mesmo cliente.

Conclusão

Gerar leads é uma das principais metas de praticamente todas as empresas que começam a investir no Inbound Marketing, porém, falta pensar no passo seguinte, ou seja, como transformar o lead em cliente, com:

  • Ações;
  • Estratégias;
  • Campanhas;
  • Promoções;
  • Entre outras frentes.

Em muitos casos, o lead fica parado na base, recebendo materiais de vez em quando, mas nunca se tornando uma oportunidade para o time comercial. E sua equipe de vendedores precisa desses leads para bater metas.

Como no Inbound não existe sucesso sem conversões, é preciso entender bem conceitos como nutrição de leads e a condução deles pelo funil de vendas. Afinal, são essas ações que transformarão boas oportunidades em negócios de verdade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela Agência de Marketing Digital BlackHauz, onde você pode encontrar conteúdos focados em Marketing, Inbound, Growth e Design. Somos uma Agência de Marketing Digital que combina Design e Tecnologia de forma equilibrada, inovadora e comprometida com resultados.