Há diversas possibilidades e canais que empreendedores podem utilizar para divulgar suas soluções e atrair novos clientes e, por isso, não deve ser incomum que muitos sintam dúvidas em relação a investir em inbound ou outbound marketing.
Afinal, enquanto um modelo é mais inovador, o outro tem décadas de resultados para apresentar.
As estratégias de inbound, sem dúvidas, representam uma das abordagens mais inovadoras do marketing. Suas campanhas buscam atrair clientes, com menos custos e mais eficiência. Empresas que investem em outbound, no entanto, costumam ter mais credibilidade e vender em menos tempo.
Se você também não sabe onde investir, acompanhe este artigo e descubra a diferença entre os conceitos, as vantagens e desvantagens e se estratégias de inbound ou outbound marketing são mais indicados para seus objetivos.
Diferenças entre inbound e outbound marketing
A principal diferença entre as estratégias de inbound e outbound marketing é a maneira como as campanhas apresentam seus conteúdos ao público-alvo. Enquanto uma abordagem é branda, a outra é mais proativa, interruptiva.
O inbound marketing promove uma interatividade maior entre empresas e clientes, de uma maneira mais natural e permissiva, enquanto o outbound tem um caráter unilateral: a mensagem é comunicada sem pedido de licença.
Não por acaso, suas estratégias costumam utilizar meios tradicionais de publicidade, como anúncios na TV, outdoors e banners em revistas. Assim, conseguem atingir um público mais amplo, embora menos segmentado.
As campanhas de inbound marketing, por outro lado, utilizam, prioritariamente, conteúdos para atrair clientes. Para isso, investem na criação de artigos, criação de sites Curitiba, e-books, vídeos e templates que ajudam o público-alvo da empresa a solucionar problemas relacionados a seus produtos. Para isso, investe em mídias sociais, blogs e e-mail marketing.
É com o objetivo principal de gerar valor, gerar leads e conquistar clientes, portanto, que empresas criam blogs para seus sites. Se você buscar por ‘gestão de estoque’ no Google, por exemplo, deverá encontrar entre os primeiros resultados um artigo do Cake ERP, um software de gestão para varejo e franquias.
Se o internauta gostar do conteúdo, ele poderá aplicar as dicas e até perceber que tem uma necessidade, até então desconhecida, por um programa de gestão e resolver fazer um teste grátis. Assim, a empresa ganha um novo lead e o empreendedor recebe informações importantes sem custo nenhum.
Vantagens e desvantagens de cada abordagem de marketing
Embora pareça que uma estratégia é indiscutivelmente melhor que a outra, antes de escolher entre inbound ou outbound marketing, é essencial conhecer as vantagens e desvantagens.
As campanhas de inbound costumam apresentar melhores retornos sobre os investimentos, já que não existe tanta necessidade de veicular, continuamente, anúncios. Afinal, com um simples blog, uma empresa pode atrair centenas de clientes mensalmente. Essa dinâmica pode ser um pouco diferente para companhias que atuam em setores muito competitivos.
Nesses casos, atualizar o blog com conteúdos otimizados para palavras-chave importantes ajuda a manter um bom posicionamento no Google e demais buscadores, mas investir em anúncios pode ser essencial.
Além da economia e melhor rentabilidade, as estratégias de inbound marketing também ajudam na fidelização de clientes. Por gerar valor e serem mais brandas, favorecem o engajamento e a admiração das pessoas pela marca. A facilidade de mensuração e otimização de campanhas, que ocorrem em plataformas digitais, também é um importante benefício.
Embora inovadora e com excelentes vantagens, as estratégias de inbound não costumam apresentar resultados imediatos. Afinal, conquistar um dos lugares mais importantes no Google, gerar leads e fazer as primeiras vendas pode levar meses.
As estratégias de outbound marketing, por outro lado, costumam apresentar resultados mais rápidos, embora exijam um investimento financeiro maior. Para empresas com orçamento, criar campanhas e alcançar um enorme público é possível em apenas algumas horas.
A comunicação nas campanhas de outbound marketing tem como objetivo comunicar para um grande público, que recebe a mensagem por meio de comerciais de televisão, outdoors, banners e anúncios nas mídias sociais, por exemplo.
Esse contato direto e rápido ajuda a obter resultados mais rápido, embora a rentabilidade, devido ao investimento, seja menor. Aliás, essa é uma grande desvantagem das estratégias de outbound marketing. Devido ao custo, nem todas as empresas conseguem comprar comerciais na televisão e pagar por publicidade em revistas, por exemplo.
Além disso, a mensuração de resultados não é tão fácil, pois depende de observações, análises de dados históricos e até pesquisas.
Inbound ou outbound marketing: qual se aplica melhor em cada negócio
Decidir entre estratégias de inbound ou outbound marketing exige muita pesquisa. Desenvolver e entender as personas da empresa e a jornada de compra é essencial para criar melhores campanhas, de acordo com a capacidade e habilidades da equipe responsável pelas criações e vendas.
Não adianta investir em comerciais na televisão se o seu público não consome esse conteúdo e, por outro lado, criar campanhas no Instagram Ads pode não ser a opção mais interessante se a sua equipe de marketing não sabe como criar, mensurar e otimizar os anúncios.
Além disso, reflita sobre o retorno sobre investimento. Há tempo hábil para esperar meses até que as campanhas apresentem resultados ou você precisa de vendas imediatas? Essa flexibilidade deverá influenciar muito na decisão.
No entanto, é importante perceber que você não precisa, necessariamente, escolher entre campanhas de inbound ou outbound marketing. Uma abordagem não anula a outra e a união entre as duas, aliás, pode trazer resultados ainda mais interessantes para empresas: vendas no curto prazo, leads para o longo prazo e um melhor retorno geral sobre os investimentos.
Entendeu as diferenças e por que escolher entre inbound ou outbound marketing é uma atividade subjetiva? Avaliar o que é melhor para sua empresa depende de diversas variáveis. Você pode, no entanto, aliar estratégias inovadoras e tradicionais para resultados ainda mais interessantes.
Se quiser saber um pouco a respeito do conceito e benefícios do modelo de campanha mais atual, confira nosso artigo sobre inbound marketing.