Indicadores de desempenho empresariais, você usa em seu dia a dia de trabalho? Acompanhar o desempenho das suas estratégias de negócio é algo fundamental para assegurar o sucesso da sua empresa.
Com o uso de determinadas métricas, fica mais fácil identificar problemas e propor soluções mais eficazes para potencializar a performance do seu modelo de negócio.
Trouxemos neste artigo 10 indicadores de desempenho empresariais que você não pode deixar de implementar na sua gestão:
- Índice de produtividade;
- Faturamento;
- Retorno sobre Investimento (ROI);
- Giro de estoque;
- Taxa de turnover;
- Market share;
- First Contact Resolution;
- Customer Effort Score;
- Net Promoter Score (NPS);
- Lifetime Value.
Ao longo da leitura, você vai descobrir como calcular cada métrica e entender porque é importante monitorá-las e gerir cada uma delas, de forma a ter total conhecimento do desempenho do seu negócio.
Aliás, você sabe como fazer a gestão de indicadores? Então, sugerimos que dê uma olhada neste vídeo e rememore essa prática: https://www.youtube.com/watch?v=gHoBM8uGIlc
10 indicadores de desempenho empresariais que você precisa acompanhar
Os indicadores de desempenho empresariais são ferramentas que fornecem dados concretos sobre o resultado dos esforços da empresa para alcançar metas e objetivos previamente estabelecidos.
Por meio dos indicadores, promove-se uma gestão mais qualificada e não baseada em meros “achismos”. Confira abaixo 10 métricas indispensáveis para a sua gestão empresarial.
1 – Índice de produtividade
Produzir muito não significa, necessariamente, ser produtivo. Na verdade, o indicador de produtividade empresarial mostra a relação entre o que a empresa é capaz de produzir e os recursos utilizados para isso.
Assim, uma empresa que produz 10 peças por hora, por exemplo, é mais produtiva do que aquela que produz a mesma quantidade de peças com o dobro de tempo.
2 – Faturamento e indicadores de desempenho
O faturamento é a soma de toda a receita que a empresa conseguiu gerar durante um período específico.
Este indicador financeiro pode ser simples de ser achado, no entanto, é fundamental conhecê-lo, pois pode ser usado para a comparação do faturamento de sua empresa com outras concorrentes do mesmo ramo ou entre unidades de negócio.
Veja mais alguns indicadores financeiros: https://www.youtube.com/watch?v=zaWrC2L4D1Q
3 – Retorno sobre Investimento (ROI)
O ROI é um indicador financeiro que mostra a capacidade da empresa em recuperar o dinheiro investido em algum projeto ou na concepção do próprio modelo de negócio. A fórmula mais usada para o ROI é a seguinte:
(Ganho obtido – Investimento) / Investimento
Assim, se você investiu R$ 100.000 em um projeto e teve um retorno de R$ 120.000, teríamos:
(120 – 100) / 100
20/100 = 0,20, isto é, 20%
4 – Giro de estoque e indicadores de desempenho
O giro de estoque se refere ao tempo médio que determinado produto leva para “girar” no estoque. Com esse indicador, tem-se mais controle sobre as mercadorias de maior e menor saída.
5 – Taxa de turnover
Esse é um importante indicador de recursos humanos e aponta a rotatividade de funcionários. O cálculo da taxa de turnover é feito com a seguinte fórmula:
Turnover = ([admissões mensais + desligamentos mensais] ÷ 2) ÷ total de funcionários.
6 – Market share
O market share é um importante indicador de competitividade. Ele quantifica a parcela do mercado que a empresa detém. Para calcular, basta dividir o total de vendas da sua empresa pelo total de vendas do mercado durante um mesmo período.
7 – First Contact Resolution
Esse é um indicador de atendimento e aponta quantos chamados sua empresa conseguiu solucionar logo no primeiro contato. O cálculo é feito dividindo o total de solicitações resolvidas de primeira pelo total de solicitações recebidas.
8 – Customer Effort Score
Também é importante monitorar o nível de esforço que os clientes precisam fazer para terem suas solicitações atendidas pelo suporte da empresa. Este é outro importante modelo de indicador de satisfação do cliente.
O cálculo do índice de Customer Effort Score (CES) é feito a partir de uma pesquisa em que o cliente avalia, de 1 a 5, o nível de esforço que ele precisou fazer para ser atendido.
9 – Net Promoter Score (NPS)
Um dos indicadores de desempenho empresariais mais utilizados, o NPS mede o nível de satisfação dos seus clientes. Primeiro, você deve fazer uma pesquisa solicitando que os seus clientes respondam o seguinte questionamento:
De 0 a 10, o quão propenso você está a indicar nossos produtos e serviços para um amigo ou familiar?
De acordo com as notas obtidas, você deverá separar os respondentes da seguinte forma:
- Detratores: notas de 0 a 6;
- Neutros: notas 7 e 8;
- Promotores: notas 9 e 10.
Calcule a porcentagem de Promotores e Detratores, subtraia o percentual de Detratores do de Promotores e pronto. O ideal é que o resultado esteja sempre acima de 60%.
10 – Lifetime Value e indicadores de desempenho
O lifetime value mensura o valor do ciclo de vida do cliente. Esse indicador mostra, em média, quanto de dinheiro cada cliente gera durante todo o tempo em que ele mantém um relacionamento ativo com a empresa.
LTV = ticket médio x frequência de compras x tempo média de relacionamento.
Veja mais alguns exemplo de indicadores de desempenho (KPIs) que você pode usar em seu negócio: https://www.youtube.com/watch?v=P2y0lkR-cRA&t
Esses são os 10 principais indicadores de desempenho empresariais para você usar na sua empresa. Incorpore essas métricas à sua gestão e tenha maior controle sobre a performance do seu modelo de negócio.
Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.