As tendências de moda já foram exclusivas das passarelas e dos grandes estilistas. Eram esses profissionais os responsáveis pelo que seria sucesso no próximo ano ou na estação seguinte, sendo tudo divulgado com muita pompa.
Não que as passarelas deixaram de ter peso, porém hoje concorrem com outras formas interessantes de ditar tendências, no caso os influenciadores digitais. Essas pessoas nem sempre têm formação em moda, mas são responsáveis por muitas das novidades do mercado.
As redes sociais e a abertura para falar do próprio estilo
A internet tem sua parcela de culpa nessa mudança de comportamento. Atualmente, antes de comprar um tênis em promoção, a primeira coisa verificada é se ele é indicado nos principais perfis de moda.
Esses influenciadores estão espalhados nas mais diversas redes sociais. Há quem começou a falar do próprio estilo na época dos blogs e depois migrou para o Instagram, mas, sem dúvida, o app que mais dita tendências é o TikTok.
Os artistas ainda inspiram
No auge da televisão, os artistas eram a inspiração para se jogar nas novidades. Você se sentia acolhido quando a Xuxa afirmava que usava um determinado creme hidratante ou ao ver uma atriz citando que fazia suas compras em certa loja famosa.
Atualmente isso até acontece, algumas propagandas ainda trabalham com artistas, mas a TV não é o primeiro local em que se busca inspiração. Então, os jovens — e até os adultos — acompanham seus famosos preferidos e observam como eles se vestem e expressam seu estilo.
Uma cantora de sucesso pode nem estar envolvida em uma publi da marca, mas ao comentar que gosta de usar tal tênis para suas corridas matinais, pronto, ele já tem tudo para virar a nova tendência.
Os influenciadores digitais
A profissão de influencer já é vista com olhar positivo e tida como uma tendência do futuro. Não são artistas ou pessoas com formação em moda, mas alguém comum e com muito carisma, pronto para incentivar seus seguidores a amarem — ou odiarem — determinado produto e marca.
Muitos começam falando sobre si e como identificaram o próprio estilo, dando dicas de combinações fáceis de fazer com o que você tem no guarda-roupa, como:
- Peças básicas;
- Conjuntos;
- Saia e blazer;
- Jaqueta jeans e salto alto.
Há também os que amam o DIY e criam novidades a partir de uma peça de roupa antiga e abandonada no fundo do armário.
Seja algo simples, seja uma marca famosa, logo vira a tendência de moda que está na boca do povo. Tanto que, para divulgar novidades, as empresas têm procurado também os influenciadores de moda.
Protagonismo feminino
Por mais que já existam homens falando sobre moda, o protagonismo dos influencers no Brasil ainda é delas. O foco está em ajudar as mulheres a se vestirem bem e em levantar a autoestima, sem deixar de lado a própria personalidade na hora da escolha.
Esses perfis falam sobre tudo, desde biotipo até o fato de você se permitir usar o que gosta e se sente bem, sem dar importância para a opinião de terceiros.
Um dos nomes com mais peso em terras brasileiras é Camila Coutinho, criadora do blog Garotas Estúpidas e, hoje, uma referência entre os perfis de moda no Instagram.
O que determina o poder de influência
Engana-se quem pensa que apenas o número de seguidores é considerado na hora de avaliar o poder de influência de um perfil nas redes sociais. O que mais tem valor é a interação do público, se realmente existe uma identificação.
Ou seja, é preciso ter uma conexão genuína com o público, afinal, é exatamente isso que facilita ditar as tendências: essa proximidade e a sensação de estar lidando com alguém fácil de alcançar, com “gente como a gente”.