Um ambiente de trabalho equilibrado não só promove uma cultura organizacional positiva, como também auxilia a gestão do próprio negócio, certo?
E uma maneira eficaz de garantir o equilíbrio, otimizar os processos e melhorar a comunicação entre gestores e colaboradores, é investir na integração entre departamentos da empresa.
Mas como fazer isso e quais são as vantagens dessa integração? É o que você vai descobrir ao ler este artigo, então, acompanhe!
Entenda como fazer a integração entre departamentos
Abaixo, veja alguns tópicos que vão auxiliá-lo em relação à integração dos setores.
1. Estipule um objetivo comum que unifique as ações dos colaboradores
Cada departamento está preocupado com as próprias obrigações, não é? Então, um dos primeiros passos é estipular um objetivo em comum que unifique as ações das diferentes equipes.
Em muitas empresas, por exemplo, é comum que o time de vendas trabalhe em conjunto com o time de marketing, compartilhando metas em comum. Além de amenizar o sentimento de competitividade, isso estimula a obtenção de resultados, já que os objetivos ficam alinhados.
Além disso, vale ressaltar que implementar uma estratégia de rotação — como trocar um funcionário de um setor pelo funcionário de outro setor por alguns dias — faz com que os colaboradores entendam os processos e as dificuldades dos colegas de trabalho.
2. Aprimore a socialização de novos funcionários
Quando iniciamos em um novo ambiente de trabalho, é comum ficarmos retraídos até nos familiarizarmos, não é? E a situação pode ficar desconfortável caso os veteranos não se empenhem em relação à socialização de novos colegas de trabalho.
Por isso, criar um programa de socialização é uma das melhores maneiras de fazer novos funcionários se sentirem mais confortáveis e conhecerem as outras pessoas que trabalham na empresa. As opções são variadas, indo desde uma confraternização em horário de trabalho até um happy hour depois do expediente.
Essas são apenas algumas das formas de proporcionar bem-estar para seus colaboradores, deixá-los confortáveis com a empresa e, claro, auxiliar a integração entre departamentos.
3. Promova confraternizações como parte da cultura
A competitividade no meio empresarial não está apenas do lado de fora das empresas: é comum que determinados setores de uma mesma organização disputem por melhores orçamentos e demais vantagens que podem acabar minando a relação com os outros departamentos.
Por isso, se você deseja incentivar a integração, promova confraternizações periódicas para que as equipes possam interagir sem a pressão do trabalho e, quem sabe, aprimorar as relações em serviço.
4. Tenha a tecnologia como aliada da integração
Nos tópicos anteriores, focamos em uma série de fatores para melhorar a convivência e o trabalho em equipe, como objetivos em comum, socialização de novos funcionários e confraternizações periódicas.
Contudo, podemos dizer que a integração também deve ocorrer do ponto de vista tecnológico e voltado à gestão. Nesse caso, uma forma de realizar a integração com um bom custo-benefício é utilizar um software de gestão empresarial integrado com todos os departamentos em apenas um programa.
Vamos ver, resumidamente, como funciona?
Nesse sistema de gestão, por exemplo, a área de cadastro é integrada à área de estoque — ou seja, sempre que uma nova mercadoria é cadastrada, o estoque é atualizado; já essa última área é integrada à área de vendas, assim toda vez que um produto é vendido, ele é descontado automaticamente do estoque.
Todos esses processos, por sua vez, são integrados à área financeira, o que facilita o acompanhamento do fluxo de caixa e a emissão de relatórios gerenciais completos que servem para acompanhar os resultados do negócio.
Dessa forma, é possível integrar os setores e registrar os dados de todos eles num único programa!
Veja os benefícios dessa integração com a cultura
Para entender o sucesso de alguma estratégia, nada melhor do que entender os benefícios advindos dela, não é?
Por isso, confira alguns benefícios da integração entre departamentos:
- Aproxima os colaboradores;
- Faz com que os setores deixem de atuar de maneira autônoma e engaja a equipe a buscar o mesmo ideal;
- Alinha os objetivos e fortalece o comprometimento dos empregados;
- Otimiza os processos da empresa;
- Aumenta a produtividade.
Como você pôde perceber, a integração entre departamentos de uma empresa é de grande importância por apresentar benefícios que impactam a gestão do negócio, a produtividade e o relacionamento entre funcionários. Portanto, certifique-se de que os colaboradores estão em um bom ambiente de trabalho e conte com o apoio da tecnologia!
Agora, o que acha de continuar se informando? Saiba como automatizar os processos da sua loja!
Texto: Gestão do Click