Ao integrar a mídia social com estratégias de marketing por e-mail, os profissionais de uma empresa de inbound marketing têm infinitas maneiras de serem criativos em suas campanhas.
Considere usar essas dicas para integrar a mídia social ao e-mail para fortalecer e expandir o alcance de uma campanha.
Promoção cruzada para construir seu público
O marketing por e-mail e as mídias sociais têm uma relação simbiótica. Quando os profissionais de uma Agência de Inbound Marketing incorpora links para mídia social em suas campanhas de e-mail, eles podem ajudar a aumentar a contagem de seguidores e o envolvimento nas plataformas sociais.
Da mesma forma, tweetar ou postar links para formulários de inscrição pode ajudar a construir listas de e-mails.
Tornou-se uma prática padrão para as marcas incorporar ícones de compartilhamento para Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn em seus cabeçalhos e rodapés de e-mail. Isso torna mais fácil para o público compartilhar links para artigos ou seguir uma marca nas redes sociais com um simples clique.
Formas mais criativas de integrar as duas formas de comunicação incluem enviar listas de assinantes de e-mail para o Facebook e Twitter ou criar formulários de inscrição em sites de mídia social para coletar endereços de e-mail diretamente de páginas de mídia social, a plataforma WordPress oferece muitos plugins que permitem que você otimize a integração do seu site e e-mail marketing com mídias sociais.
Outra maneira divertida de incentivar os clientes a seguir as páginas de mídia social das marcas é oferecer um incentivo – por exemplo, criar um grupo privado do Facebook ou LinkedIn.
Cada canal pode e deve servir como uma fonte de referência, direcionando os consumidores existentes para canais adicionais para um envolvimento contínuo.
De volta ao básico: use a mídia social para chamar a atenção dos usuários e alcançar novos públicos
A atenção do consumidor está cada vez mais dispersa, e os profissionais de marketing devem sempre procurar novas maneiras de permanecer relevantes no mercado, acelerado e supersaturado de hoje.
Personalizar listas de e-mail por meio de segmentação com base em dados demográficos ou localização é uma ótima maneira de chamar a atenção dos clientes.
Os profissionais de marketing também podem usar postagens rápidas de mídia social para capturar os interesses daqueles que não estão inscritos na lista de newsletter da sua marca, seja por meio de filtros Snapchat interativos, Tweets espirituosos ou brindes do Instagram.
Os principais benefícios para os profissionais de marketing que usam a mídia social são o alcance expandido e o aumento do conhecimento da marca.
Cada grupo demográfico tem diferentes formas preferidas de interagir com suas marcas favoritas.
Uma pesquisa da Resultados Digitais descobriu que 44 por cento dos internautas ainda preferem receber informações sobre marcas por e-mail.
No entanto, não há como negar que a mídia social tem uma grande presença na mente dos consumidores.
Ao usar plataformas de mídia social para estender o alcance do marketing por e-mail, os profissionais de marketing têm uma chance melhor de se conectar com clientes em potencial com mais frequência.
Encontre o ajuste perfeito: use plataformas que combinem com o conteúdo das marcas
Usar as plataformas certas para uma marca pode ajudar a aumentar a eficácia de uma campanha de marketing.
As empresas com produtos mais visuais se beneficiarão mais com o layout do Pinterest.
Por exemplo, as floriculturas podem usar a plataforma para mostrar as exibições do dia, e os fotógrafos podem usar o Tumblr ou outros blogs visuais para apresentar seus portfólios. Por outro lado, as companhias aéreas podem atuar fortemente no Twitter para compartilhar respostas rápidas ou atualizações sobre voos atrasados.
Aproveite os pontos fortes de cada plataforma para impulsionar os pontos de mensagens domésticas que sua marca deseja transmitir.
Lembre-se de que o e-mail permite os conteúdos sejam entregues na caixa de entrada do usuário, enquanto a mídia social pode ser usada para compartilhar trechos menores e pequenos na forma de páginas de teaser ou links para artigos.
Defina expectativas realistas: lembre-se de que o sucesso não acontece da noite para o dia
Um obstáculo que os profissionais de marketing enfrentam ao integrar a mídia social é definir expectativas muito altas ou muito baixas.
Alguns o veem como uma ferramenta que aumentará drasticamente a receita, enquanto outros não conseguem ver o valor em adicioná-lo à sua estratégia de marketing. A verdadeira resposta está em algum lugar no meio.
Os programas de mídia social precisam de tempo para ser cultivados e existem como parte de uma estratégia geral de marketing, mas para ter sucesso, as expectativas devem ser definidas corretamente e os esforços devem ser aplicados com base nessas perspectivas (por isso é importante que as empresas busquem uma assessoria com uma agência de mídias sociais).
Não subestime o poder da integração social e do aproveitamento de diferentes plataformas para diferentes conteúdos, e lembre-se de manter a consistência da marca em mente.
Pense na mídia social e no marketing por email como duas ferramentas diferentes – mas complementares – para usar, em oposição aos dois canais isolados.
Ao usar uma variedade de plataformas de mídia social alinhadas com a marca, os profissionais de marketing podem expandir o alcance de sua marca para novos públicos e permanecer conectados com clientes leais existentes.
Lembre-se dessas dicas para criar uma estratégia de marketing mais forte e eficaz.