Apenas nos últimos 50 anos, o consumidor brasileiro se adaptou a diversas mudanças, e a revolução da Internet das Coisas pode ser bastante significativa, principalmente nas compras online.
Aos poucos foram substituindo o dinheiro físico por cartões. Mais tarde, um grande número de produtos diferentes começou a ser comprado pela Internet. Mais tarde, eles mudaram do desktop para vários aplicativos móveis.
Os avanços tecnológicos continuam sendo um importante impulsionador da mudança de comportamento do consumidor e, com base nesse cenário, pode ser difícil até mesmo imaginar a próxima possibilidade futurista que fará parte da nossa realidade.
A Internet das Coisas (IoT) pode gerar até 132 bilhões de dólares na economia brasileira até 2025 por meio de aplicativos e outras soluções. Os dados são do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
O conceito nasceu em 1999 e vem ganhando cada vez mais espaço por oferecer eficiência, autonomia e praticidade para tarefas comuns e rotineiras. Portanto, a tecnologia tem potencial para revolucionar o comércio eletrônico.
O que é a Internet das Coisas?
A Internet das Coisas é um conceito que vai revolucionar o consumo diário ao conectar vários dispositivos à Internet. Desta forma, diferentes dispositivos podem estabelecer uma conexão entre si, começando com uma fechadura eletrônica e terminando com, por exemplo, um carro ou uma máquina de café.
Objetos inteligentes que se comunicam entre si e com o usuário por meio de sensores e software, possibilitam a realização de diversas tarefas. Assim, a tecnologia tem a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de diversos processos tanto nas compras presenciais quanto nas compras online.
O senso comum geralmente liga a Internet das Coisas a relógios inteligentes ou eletrodomésticos. Mas o potencial das invenções vai muito além, pois pode mudar toda a sociedade.
Em setores industriais importantes como a fabricação componentes elétricos industriais, a Internet das Coisas representa um diferencial em diferentes segmentos que buscam maturidade de mercado e posicionamento em um mercado competitivo.
Atualmente, a Internet das Coisas está ganhando visibilidade no setor de varejo. Isso ocorre principalmente porque os varejistas precisam se adaptar à demanda do consumidor. Na maioria dos casos, referem-se a idas às compras que se encaixam melhor nas rotinas, evitando, por exemplo, filas inúteis. E aí o e-commerce vem ganhando força e espaço no mercado.
A combinação de tecnologias
Os empreendedores interessados em implementar novos sistemas tecnológicos em sua empresa devem entender que a Internet das Coisas por si só não tem o poder de influenciar os processos econômica e socialmente.
No entanto, diferentes tipos de tecnologias são integrados e complementares e visam agregar valor a diferentes aplicações, especialmente as vendas online.
Exemplos de tecnologias que se conectam à Internet das Coisas:
Realidade aumentada
A realidade aumentada permite a comunicação entre os mundos real e virtual. Juntamente com a Internet das Coisas, pode facilitar as tarefas e criar novos tipos de comunicação entre dispositivos e pessoas.
O efeito pode ser mais pronunciado na indústria e logística, mas pode ser visto em outras áreas também, como por exemplo, na produção artesanal de macarrão ou em bens de consumo do que no comércio eletrônico.
Inteligência artificial
Juntamente com a Internet das Coisas, a inteligência artificial ganha novas dimensões. Por exemplo, na indústria automobilística, possibilita a existência de veículos sem intermediário humano, o chamado motorista.
No caso de eletrodomésticos, a inteligência artificial pode até ser aplicada para, por exemplo, programar o funcionamento de condicionadores de ar, abrir ou fechar cortinas ou acionar a automação de portão.
No e-commerce, a inteligência artificial pode ser uma grande aliada no relacionamento com os consumidores por meio dos Chatbots. O software simula uma conversa entre um consumidor e um vendedor.
Nesses sistemas, a inteligência artificial é a programação básica para entender as mensagens escritas pelos usuários, o que é feito através da configuração de palavras-chave.
Se você quiser dar exemplos de aplicações de e-commerce, imagine uma página sobre venda de balão inflável gigante, onde o usuário é surpreendido por uma mensagem útil.
Ele sabe escrever sua pergunta sobre um site, marca ou produto e será respondido com mensagens pré-programadas. A inteligência artificial ajuda o software a responder adequadamente ao usuário.
Machine learning
Machine learning é uma tecnologia que permite a análise contínua de grandes volumes de dados usando dispositivos IoT.
É uma coleção de disciplinas de análise de dados (como preditiva, mineração de dados ou reconhecimento de padrões) que facilita a compreensão de dados em campos complexos, como saúde ou logística em fábricas que produzem peças usinadas em alumínio.
A infraestrutura IoT também possui muitos aplicativos e tecnologias. Diante de uma diversidade de atividades e oportunidades, os desafios são tão grandes quanto as oportunidades.
Para empreendedores com dificuldades no tema, uma ideia é contratar uma consultoria. Ao atender a demanda por automação nos diversos níveis que a tecnologia atual permite, é possível aumentar as vendas no varejo presencial ou online.
Como a IoT pode impulsionar as vendas?
As novas tecnologias e hábitos de consumo obrigam os lojistas a se adaptarem gradativamente às suas lojas físicas, alterando as estratégias e estruturas para entrar na loja online.
Os consumidores estão cada vez mais conectados e em busca de experiências únicas que possam proporcionar total satisfação. Para gerenciar a concorrência atual, as empresas de varejo devem avançar no sentido de atualizar seus ambientes de atendimento de acordo com as demandas da era digital.
As soluções IoT da permitem a integração de toda a cadeia de trabalho da loja, desde a pré-venda até o relacionamento pós-venda.
É possível planejar campanhas de vendas com mais eficiência, simplificar os requisitos administrativos e otimizar as atividades de atendimento ao cliente. As vantagens mais importantes devem ser destacadas:
- Capacidade de monitorar e analisar processos, buscar possíveis gargalos;
- Facilidade de gestão de estoque e processos logísticos;
- Mudando a Dinâmica de Interação das Plantas Físicas;
- Criar um relacionamento mais interativo e abrangente com os consumidores;
- Melhor posição no mercado de commodities.
Desta forma, a operação manual dos carrinhos pode ser facilitada no almoxarifado de uma empresa de gradil, por exemplo, utilizando etiquetas eletrônicas que auxiliam no rastreamento digital dos produtos.
Não só nas lojas online, mas também no varejo físico, a Internet das Coisas ajuda a diversificar e melhorar o atendimento ao cliente, principalmente com o modelo de apresentação de produtos. A maioria dos consumidores agora pesquisa em lojas virtuais, mesmo que compre em lojas físicas um cesto de lixo inox preço, por exemplo.
As tecnologias ajudam a tornar o processo de compra mais intuitivo e envolvente, conectam lojas físicas e virtuais e reforçam a importância das experiências online nos hábitos de consumo atuais.
Por outro lado, o gerenciamento de hardware, software e soluções que conectam diferentes dispositivos e canais digitais ajuda o lojista a melhorar sua oferta de serviços.
Empreendedores de diversos segmentos podem investir na criação de experiências digitais inesquecíveis que possam fidelizar e referenciar terceiros.
Ao mesmo tempo, podem facilitar processos internos, analisar padrões de consumo, prever preferências, medir movimentos com sensores e até mesmo o tempo que os consumidores passam nas lojas.
No entanto, é de salientar que o sucesso das aplicações de soluções online para bens de comércio eletrónico assenta em vários fatores.
Para que as ferramentas sejam eficazes, é necessário investir simultaneamente na formação dos colaboradores e no apoio técnico. Desta forma, podem trazer valor acrescentado à empresa, simplificar as rotinas dos colaboradores ou melhorar a relação com os clientes
A crescente competitividade do mercado aumenta a necessidade de investir em disputas para conquistar a atenção dos clientes.
Por isso, as empresas devem buscar formas de melhorar os processos por meio da instalação de tecnologias adequadas e úteis que ajudem a realmente alavancar as vendas e proporcionar experiências únicas aos clientes, independentemente do segmento de atuação do estabelecimento.
Por fim, cabe aos empresários definir as tecnologias e estratégias mais adequadas para utilizar a Internet das Coisas em cada negócio, o que pode ser feito com mais facilidade com a contratação de profissionais capacitados e especializados na área.