Investir em inovação na empresa é uma estratégia que traz diversos benefícios para o negócio.
Por meio dela, é possível se manter competitivo mesmo em mercados tão acirrados, o que significa que você pode aumentar a sua participação e ampliar a carteira de clientes.
Contudo, apesar desse cenário positivo que é possível alcançar, muitos gestores ainda têm dúvidas a respeito do potencial dessa gestão e como ela pode ser implementada nos negócios. Foi pensando nisso que decidimos elaborar este artigo e explicar melhor essas questões. Continue a leitura para saber mais!
Por que é tão importante investir em inovação na empresa?
Como dito, a inovação na empresa é algo que pode beneficiar as empresas — quando devidamente planejada e bem-estruturada. Nos próximos tópicos, mostramos quais vantagens são essas.
Aumento do valor agregado
Quando se investe em processos inovadores, o foco fica ainda mais voltado para as necessidades e expectativas do público. Dessa forma, a empresa consegue desenvolver produtos e serviços ainda mais relevantes para o mercado.
Fortalece a competitividade do negócio
Cada empresa tem uma forma diferente de inovar. Entretanto, os gestores devem manter sempre o foco em desenvolver soluções estratégicas para seus consumidores, de maneira constante — e não apenas quando sente que está perdendo mercado. Assim, é possível manter e aumentar a competitividade.
Ajuda a garantir a sobrevivência da empresa
Se o investimento em inovação na empresa é negligenciado, os riscos de se tornar obsoleta e perder mercado progressivamente são maiores. Por outro lado, apostar nessa estratégia ajuda a manter o negócio no patamar de novidades de forma constante — o que tem bastante apelo com o público.
Há alguma legislação ligada à inovação?
No que diz respeito aos dispositivos legais, podemos citar duas leis, especificamente. Saiba mais sobre elas a seguir.
Lei do Bem
A Lei 11.196/05, também chamada de Lei do Bem, foi criada com o objetivo de conceder incentivos fiscais às empresas que investirem em pesquisa e desenvolvimento (P&D) direcionados para inovação tecnológica.
Assim, organizações privadas que pretendem inovar, conseguem incentivos oferecidos pelo Governo Federal — por intermédio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A ideia é, também, aproximar as empresas de institutos de pesquisas e universidades, o que alavanca ainda a área de P&D.
Entretanto, para fazer parte, é necessário preencher alguns critérios que incluem:
- enquadramento no regime tributário de Lucro Real;
- investir em Pesquisa e Desenvolvimento;
- Lucro Fiscal;
- Regularidade fiscal.
Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL
De acordo com a Lei nº 9.991/2000, empresas geradoras, distribuidoras e transmissoras dos serviços de energia elétrica devem, obrigatoriamente, destinar parte da Receita Operacional Líquida em P&D — exceto aquelas que geram energia a partir de plantas solares, eólicas, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas, por exemplo.
Como inovar na empresa?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da inovação na empresa, explicaremos melhor quais passos devem ser seguidos para implementá-la.
Desenvolver uma cultura criativa
O ideal é que os colaboradores sejam incentivados a desenvolver pensamentos distintos e criativos. É necessário que eles tenham essa liberdade para propor soluções pouco tradicionais para os problemas, além de poderem compartilhar essas situações com outros setores e profissionais.
A premissa é a de que não existem ideias ruins. Mesmo uma opinião que não seja aplicável àquele momento pode ser a chave em uma ocasião futura na hora de desenvolver uma solução inovadora.
Também é importante treinar e conscientizar os colaboradores a respeito da importância de preservar essa cultura dentro da organização.
Criar uma rotina de feedbacks
Assim como os gestores precisam dar um retorno para os colaboradores a respeito de seus desempenhos, o ideal é estimular esses profissionais a oferecer feedbacks a respeito dos processos e da gestão.
Assim, é importante incentivar os funcionários a fornecer críticas e sugestões, ao mesmo tempo em que a liderança acolha esses pontos de vista. Para isso, as pessoas precisam conhecer bem os processos e ter a liberdade de sugerir as melhorias necessárias para eles.
Aplicar as mudanças necessárias
De tempos em tempos, é necessário avaliar se os objetivos e a proposta de valor da empresa são suficientes para manter os clientes atraídos pelo negócio. Isso porque suas expectativas e necessidades podem variar, assim como as soluções que surgem no mercado. Sendo assim, vale a pena revisar a estratégia e alterá-la a fim de entregar o que o público busca.
Definir metas e monitorar os resultados
Não basta apenas desenvolver novos processos ou modelos de negócios: a inovação na empresa sempre precisa seguir um objetivo e ter uma aplicação bem direcionada. Dessa forma, deve-se estabelecer objetivos e metas e, a partir deles, mensurar os resultados alcançados.
Quando a gestão da inovação for implementada, é necessário acompanhar os resultados e compará-los aos anteriores. É dessa forma que se consegue avaliar o impacto que determinada estratégia tem para os negócios.
Também é preciso ter em mente que a adoção de novas ideias sempre deve estar em concordância com as metas. Isso ajuda a garantir que as ações colocadas em prática levem aos objetivos traçados.
Avaliar o mercado
No que diz respeito à inovação na empresa, é sempre preciso acompanhar o mercado e os aspectos ligados a ele, o que inclui:
- os concorrentes;
- os fornecedores;
- os clientes.
É de suma importância acompanhar quaisquer variações no comportamento, principalmente no consumo.
Com base nas informações levantadas, tente identificar como seus produtos e serviços atendem às necessidades, como eles se diferenciam dos demais e quais parcerias podem ser feitas para obter vantagem competitiva.
Ter coragem para investir nas mudanças necessárias
Se um fluxo de trabalho já não é mais suficiente para atender às necessidades do seu negócio e dos clientes, é sinal de que é o momento de mudar. Isso vale também para os seus parceiros de negócio que não conseguirem acompanhar o potencial da sua empresa.
Além disso, também se deve voltar o olhar para o desenvolvimento tecnológico e os benefícios que ele pode trazer, além de adotar soluções novas para demandas mais antigas. A automatização pode contribuir para facilitar as rotinas e torná-las ainda mais eficientes.
Por que contar com o auxílio de um centro de pesquisas?
Ao firmar uma parceria com um centro de pesquisa, sua empresa aumenta as chances de obter os resultados esperados em inovação. Por meio dele, fica mais fácil alcançar soluções direcionadas, de forma customizada e totalmente focada no desempenho.
Promover a inovação na empresa é uma estratégia indispensável, principalmente quando se trata de diferenciação no mercado e aumento da capacidade competitiva. Organizações que visam se manter no topo precisam considerar esse tipo de investimento e implementar as ações necessárias.
Suas dúvidas foram esclarecidas com o artigo? Aproveite para compartilhar em suas redes sociais e disseminar o conhecimento sobre inovação nas empresas para outras pessoas!
Texto escrito por: Ingage Digital