O gin é uma bebida destilada à base de cereais perfeita para o preparo de drinques.
Além de gostoso e de ter um teor alcoólico interessante (entre 37,5% e 50%), o gin é pouco calórico — o tradicional não tem açúcar em sua composição —, muito versátil e refrescante, sendo o tipo perfeito de bebida para acompanhar o almoço.
O drinque mais famoso à base dele é a gin tônica, que mistura o destilado com água tônica, limão e gelo. No entanto, além dessa clássica, várias outras combinações são possíveis. Quer experimentar? As receitas são simples e você pode fazer em casa para impressionar os convidados. Difícil escolher a mais gostosa.
Tônica, tangerina, zimbro e grão de café
A combinação é pouco usual e cheia de personalidade, mas muito chique e refrescante. O preparo é simples, mas leva alguns minutos e precisa de uma frigideira.
Preparo: Pegue uma frigideira e aqueça os grãos de café até que eles fiquem torrados e deixe esfriar. Em seguida junte numa taça uma dose de gin, 3 grãos de zimbro, uma tangerina com casca (picada em rodelas) e complete com água tônica. Acrescente os grãos de café no final e surpreenda-se.
Xarope de laranja, espumante e água com gás
Conhecida como Blood Orange Spritz, essa é uma mistura que costuma fazer muito sucesso em bares especializados em drinques.
Preparo: Junte, numa coqueteleira, uma dose de gin, 30 ml de xarope de laranja, 50 ml de água com gás e gelo. O “tchan” da receita vem a seguir: após misturar tudo, sirva numa taça e complete com espumante. Se quiser um ar chique, decore a taça com uma rodela de laranja ou grapefruit.
Frutas vermelhas e água tônica
Essa é uma variação da gin tônica tradicional que, basicamente, substitui o limão por frutas vermelhas. Pode ser feita com chá ou polpa das frutas, mas com as versões in natura fica ainda mais refrescante.
Preparo: Numa taça, junte uma dose de gin, frutas vermelhas picadas (morangos e amora, por exemplo) e complete com água tônica. Misture tudo e sirva com gelo.
Melancia, Aperol, limão, xarope de açúcar e espumante
Essa mistura é uma opção para quem não gosta tanto do amargo da tônica e prefere as bebidas mais docinhas. Além disso, apesar de fácil de fazer em casa, esse é um drinque elaborado, que vai te fazer parecer um barman tradicional.
Preparo: O primeiro passo é preparar o xarope de açúcar, misturando numa panela duas partes de açúcar com uma de água até ferver. Enquanto o xarope esfria, amasse um pedaço de melancia com uma dose de gin, 40 ml de Aperol e suco de meio limão (se tiver o siciliano, melhor).
Em seguida, junte essa mistura com o xarope de açúcar em um dedo de espumante. Sirva com gelo e um pedacinho de melancia para enfeitar a taça.
Cointreau, suco de limão e xarope de framboesa
A mistura do Cosmopolitan, que costuma ser feita com vodca, também fica uma delícia com gin e vai surpreender os amigos que gostam de drinques clássicos.
Preparo: Numa coqueteleira, acrescente uma dose de gin, uma de Cointreau, suco de meio limão e 30 ml de xarope de framboesa. Misture bem e sirva com gelo.
Maracujá, tônica e limão-taiti
O maracujá deixa a mistura de gin com tônica mais suave e interessante.
Preparo: Numa taça, junte uma dose de gin, uma colher de sopa de polpa de maracujá (pode ser com ou sem semente) e misture. Finalize com gelo, uma fatia de limão-taiti e um pedacinho a mais da casca para enfeitar.
Texto: Gear Seo