Marketing de conteúdo é um conceito relativamente novo. Trata-se de uma estratégia de marketing focada na criação de conteúdo relevante para uma determinada marca, a fim de educar o público-alvo dela e torná-la autoridade no assunto.
A ideia é captar leitores que estejam interessados no assunto abordado. Esses podem se converter em futuros clientes.
Mas, para que a estratégia funcione, é preciso que o conteúdo solucione as dúvidas e dores do público, que ele seja relevante. Assim, a empresa passará a ser vista como referência e autoridade no assunto.
O conteúdo não necessariamente fará a venda, mas ganhará o respeito do futuro cliente – e, quando ele estiver interessado em consumir algo, a marca estará fresca em sua mente, tornando a conversão possível.
Mas como o conteúdo é encontrado pelo ‘futuro cliente’?
Como você busca por produtos e serviços hoje? A maioria das pessoas utiliza o Google. A busca é feita, geralmente, digitando uma palavra-chave, que ativa milhares de sites e alguns anúncios.
O marketing de conteúdo é uma estratégia do marketing digital. Geralmente, o conteúdo é produzido com técnicas de SEO – essas permitem que o site suba de posição em um buscador quando certas palavras-chave são ativadas. E pronto!
Quando o futuro cliente digitar a palavra-chave trabalhada em seu texto, voilá! É possível que ele apareça e ganhe o clique.
Exatamente por esse motivo que o conteúdo deve ser produzido por especialistas em SEO. O texto, além de precisar ser relevante para o leitor, precisará conter palavras-chave do segmento e head tags. Também é preciso produzir uma meta description e title atrativos. Esses consistem no textinho exibido pelo Google na busca.
E o blog?
A produção de conteúdo também precisa ser constante – daí a importância da empresa manter um blog. Cada texto postado é um link a mais batalhando no ranking do Google.
O texto para blog precisa ser feito da maneira correta. Além de utilizar as técnicas de SEO, precisa ser interessante, relevante.
A empresa deve ser citada de forma sutil – é preciso ter bom senso para a criação do conteúdo. Apenas querer vender, vender e vender é uma estratégia ultrapassada. A palavra da vez é educar, educar e educar.
Além disso, o blog é um importante canal para adicionar hiperlinks internos, ou seja, linkar as páginas do site da marca. E essa é mais uma estratégia importante de SEO.
Como os e-books funcionam nessa estratégia?
Além do blog, marketing de conteúdo também engloba a produção de e-books. Esses são excelentes estratégias para a captação de leads, pois servem de isca – a pessoa fornece dados em troca do download.
Isso ocorre, por exemplo, em uma landing page, mais uma estratégia do marketing de conteúdo.
Site otimizado
Quando falamos em marketing de conteúdo, o que é ter um site otimizado? É ter todo o conteúdo desse site voltado ao SEO. Por exemplo, ter cada página do site trabalhada com uma palavra-chave diferente, ter os textos bem escritos e com uso comedido não apenas dessas palavras, mas de seus sinônimos.
E se for um e-commerce com mais de 300 produtos? Não tem problema. Cada produto precisará ter um link próprio e, de preferência, um texto maior do que 400 palavras.
E se for um site pequeno, de um microempreendedor? Também não tem problema. Cada página do site pode ser trabalhada com conteúdo otimizado e, acima de tudo, bom senso na criação de sites Curitiba, visando sempre a experiência do usuário.
Por que trabalhar com essas estratégias?
Você já se deu conta que quem não aparece no Google e nos principais buscadores não vende? Você já mapeou seus concorrentes e descobriu com quais estratégias eles estão trabalhando? Investir em marketing de conteúdo, hoje, é questão de sobrevivência! Vamos lá?