e-commerce

Marketing de recomendação: entenda porque ele é tão importante para seu hotel

Que um bom marketing é importante para seu negócio, isso todo mundo sabe. É ele que faz com que os hotéis e pousadas se destaquem dos demais, além de gerar inúmeros benefícios.

Relacionamento com os clientes, conhecimento sobre o seu público, conhecimento de mercado, educar, suprir necessidades, gerar autoridade, informar… Tudo isso pode ser resultado de um bom Marketing.

E existem várias formas de marketing hoje no mercado, dentre elas o Marketing de recomendação.

O que é o marketing de recomendação?

De uma maneira bem simplificada, Marketing de Recomendação é uma estratégia de marketing que começa na experiência que o seu hóspede teve com o seu hotel até a indicação para outra pessoa.

Ou seja, é quando o hóspede fala bem de seu hotel ou pousada para outras pessoas.

Imagine a seguinte situação: seu hóspede foi muito bem atendido em seu hotel, teve toda a atenção merecida, os funcionários do hotel foram cordiais com o mesmo e ele ficou extremamente satisfeito. Tudo isso gerou uma ótima experiência para ele.

Com isso, ele começa a falar e indicar seu hotel para seus amigos, conhecidos, familiares e nas redes sociais, contando sua maravilhosa experiência que teve, e as pessoas, ao ouvirem, sentem-se realmente atraídas por seus comentários.

Por isso elas acabam procurando seu hotel e fazendo sua reserva, pois elas querem a mesma experiência.

Todo esse processo aconteceu pela recomendação daquele hóspede mas, concordam comigo que ele não só falou bem de você, mas também fez um marketing de respeito.

Ele propagou para outras pessoas o valor que seu hotel forneceu a ele. E é exatamente isso que o Marketing faz.

Mais isso é uma boa estratégia?

Essa é uma resposta simples: As pessoas dão muito mais valor ao que outras pessoas dizem sobre uma marca do que o que uma marca diz sobre ela mesma.

Agora pense você como consumidor: O que conta mais? A opinião de um amigo sobre a experiência que ele teve com determinado hotel ou a propaganda do mesmo em um site? Provavelmente a primeira opção, não é mesmo?

A indicação de alguém, além de credibilidade, passa muito mais segurança para as pessoas, pois elas estão recebendo a referência de quem já teve uma experiência real com aquele hotel e por isso, pode opinar com propriedade.

Por isso o Marketing de Recomendação é uma ótima estratégia.

Obviamente não dá só para usar exclusivamente o Marketing de Recomendação, porque as pessoas precisam de te conhecer para consumir e a partir disso tornam-se  promotores da sua empresa.

Além disso, quando uma pessoa ouvir a opinião e for pesquisar sobre você, ela precisa encontrar informações que sustentem essa opinião.

Dessa forma, atrelada a outras estratégias, pode ser uma ótima maneira de aumentar as vendas, estabelecer uma relação de confiança e credibilidade com sua audiência, fidelizar clientes e aumentar o alcance da sua marca através de um bom “boca a boca”.

Esses clientes, mais do que divulgam a sua marca, tornam-se verdadeiros evangelistas e defensores.

Conclusão

O Marketing de Recomendação pode acrescentar muito na sua estratégia de atrair mais hóspedes, principalmente se planejado de maneira correta.

Mas, tenha sempre em mente que o sucesso dele vai depender muito de uma boa experiência do seu hóspede.

Por isso, todas as hospedagens de seus hóspedes desde sua reserva até a sua saída do hotel devem estar funcionando muito bem e proporcionando essa boa experiência.

 

Este conteúdo foi produzido pelo blog da Silbeck Sistemas, onde você encontra diversos conteúdos relacionados a hotelaria.