Se você se identifica com algumas lojas e sempre está consumindo os produtos delas, saiba que elas podem estar seguindo as estratégias do marketing de varejo e calendário.
Existem muitas formas de conquistar um cliente e fidelizá-lo, seja por um bom atendimento, preço bacana, diferencial ao expor/vender o produto, localização, enfim, táticas utilizadas muito mais agora, já que praticamente tudo é digital.
É empresário e está em busca de implementar o marketing de varejo em seu negócio? Continue a leitura e entenda a importância, além de aprender também sobre qual a melhor forma de seguir o calendário de varejo.
O que são empresas de varejo
Antes de começar a falar sobre o assunto principal, é preciso explicar o que são empresas de varejo. Este setor se caracteriza pela venda de produtos em quantidades menores e que são feitas diretamente ao consumidor final.
São itens comercializados por supermercados, lojas de confecção, calçados, eletrodomésticos, por feiras, websites, barracas, quiosques, entre outros. O comércio varejista tem grande importância para a economia do país.
O que é marketing de varejo
Marketing de varejo são estratégias utilizadas pelos empresários para vender mais, ganhar visibilidade no mercado e manter um bom relacionamento com o cliente a fim de fidelizá-lo.
Nesta modalidade, os lojistas estão focados em vender seus produtos e serviços por meio de diferentes abordagens, principalmente, a de criar um problema, mas já oferecer a solução.
Como funciona o marketing de varejo
O marketing de varejo possui a mesma base do marketing tradicional, o chamado 4Ps do marketing: produto, preço, praça e promoção. A seguir vamos explicar o que é cada um deles.
Produto
Como o nome já sugere, é o produto/serviço oferecido pelo varejista, ou seja, a vida propriamente dita do negócio. Eles podem ser divididos em bens duráveis e não duráveis.
Bens não duráveis são aqueles que possuem um ciclo de consumo rápido, como, por exemplo, compra de alimentos em supermercados, produtos de higiene e cosméticos, enfim, coisas que duram pouco.
Já os bens duráveis são ao contrário, ou seja, duram por mais tempo e não são comprados com frequência pelas pessoas. Os exemplos são os eletrodomésticos, os livros, os móveis, acessórios, entre outros.
Outras características que podem destacar o produto de uma loja são as marcas, a qualidade, os benefícios que oferecem, a variedade de modelos, quem fornece, entre outros.
Preço
De todos os 4 Ps, o preço é o que vai determinar a receita financeira da empresa. É a partir dele que se define questões como o público-alvo e as estratégias de promoção ao longo do ano.
Aqui, é onde se faz a precificação do que é vendido, seguindo um valor justo para ambos os lados (cliente e vendedor). A conta precisa fechar, ou seja, cobrir todos os gastos da empresa e ter uma boa margem de faturamento.
Praça
No marketing de varejo, mais do que vender é ter um local ideal para isso. A praça nada mais é do que o ponto de distribuição dos produtos/serviços e pode ser uma loja física ou online.
No caso de loja física, é preciso ter cuidado em qual região estará, como o bairro, a rua, se aquele lugar tem acessibilidade, estacionamento, se o cliente estará confortável, a segurança, etc.
Já no online, é necessário que o site seja intuitivo e de fácil navegação. Uma página clara e objetiva. Não coloque informações desnecessárias e sempre disponibilize meios de comunicação para tirar eventuais dúvidas.
Promoção
O último P também é muito importante para o marketing de varejo, pois é onde será feita a divulgação do produto propriamente dita ao consumidor. Aqui se envolve a publicidade, as promoções e as vendas.
Por meio de investimento no marketing digital, os varejistas – como já dito anteriormente – conscientizam os clientes de um possível problema e logo lhe oferecem a solução.
Vantagens do marketing de varejo
O marketing de varejo vai além do aumento de vendas e dos lucros. Como já dito, se bem estruturado, é possível criar ótimas relações com os clientes, entender perfeitamente o público-alvo e planejar outras ações de promoções.
É normal dentro do marketing de varejo que o empresário acabe interagindo mais com outras empresas, principalmente, os marketplaces. A partir disso, os negócios vão crescendo e a rede de contatos também.
No marketing de varejo fica mais nítido a forma com que seus clientes recebem sua marca, o feedback é quase que instantâneo, seja ele bom ou ruim. Isso porque na internet uma simples curtida ou a falta dela, já diz muito.
Com o volume de dados e relatórios gerados, os varejistas podem solucionar problemas analisando criteriosamente cada passo que tomou. Desta forma, eles podem ajustar tudo conforme a necessidade de seu público-alvo.
Exemplos de grandes varejistas no Brasil
Nosso país possui muitos varejistas, mas alguns se destacam mais pelos grandes faturamentos e pela identidade consolidada a partir do marketing de varejo.
Essas empresas são aquelas que apenas por sua logo, cor ou jargão, o público reconhece. Elas investem em estratégias como soluções tecnológicas de atendimento, venda, pós venda, patrocínios e publicidades.
- Magazine Luiza;
- Lojas Americanas;
- O Boticário;
- Natura;
- Carrefour;
- Grupo Pão de Açúcar.
Dicas para aplicar o marketing de varejo
Bom, agora que você já tem noção do que é marketing de varejo, é o momento de colocar em prática. Portanto, separamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer da maneira correta para chegar a bons resultados.
Tenha um bom atendimento
Esse item é um dos que mais vai dizer sobre a sua loja e se o cliente vai continuar a compra. Um bom atendimento começa desde uma mensagem respondida pelo WhatsApp ou a recepção feita pessoalmente por um vendedor.
Respeito, boa comunicação e disposição para atender são a base de um atendimento de qualidade. É preciso deixar o cliente confortável e escutar seus desejos, reclamações ou até mesmo tirar dúvidas.
Crie desejos e atraia os clientes
Neste item, é preciso investir em estratégias de publicidade, realizar campanhas do seu produto e criar no público o desejo por aquilo. Faça eventos, promoções, ofereça descontos, entre outros.
O importante e necessário é atrair o cliente até sua loja e fazer com que ele tome a decisão de compra. A partir disso, você também terá exemplos do que fazer ou não nas próximas campanhas.
Nunca pare de adquirir conhecimentos
Mesmo que tudo esteja funcionando e fluindo bem, jamais pare de buscar por novas abordagens. Isso te deixará por dentro de tudo o que está acontecendo no mercado.
Sempre faça pesquisas, estude a concorrência e o comportamento dos clientes. Traga novidades e consequentemente você ganhará destaque e será referência no assunto.
Venda da maneira correta
Sua corrente pode ter exatamente o mesmo produto, porém, se você focar não apenas em como mudar isso, mas na experiência de compra do cliente, as coisas mudam.
Invista em um ambiente acolhedor, que dê todo o suporte às dores de quem procura sua loja. Ofereça um atendimento personalizado, promoções que conquistem os clientes.
Calendário de varejo
Depois de se falar nas estratégias do marketing de varejo, outro ponto a ser seguido pelos empresários é o calendário de varejo. Como o nome já diz, são as melhores datas do ano para se aplicar estratégias e vender mais.
O calendário serve de cronograma das ações que os comerciantes vão tomar e por isso, deve ser planejado com antecedência. Aqui é possível desenvolver melhores campanhas e as precificação dos produtos.
Se ele for planejado de forma estratégica, os resultados vão além de vender mais em datas especiais, mas também acaba atraindo novos clientes e fideliza os que você já tem.
Como definir uma data
Talvez seja meio óbvio que algumas datas já são importantes para o comércio em geral, mas não basta apenas segui-las, é preciso entender como e porque aquele dia pode ser bom para os negócios.
O calendário certo é aquele que antes de tudo leva em consideração o público-alvo e as personas e as oportunidades de venda, pontuando os melhores benefícios para ambos os lados.
Além das datas tradicionais, pesquise dias de coisas que tenham relação com o que você vende. Cuidado para não se equivocar e fazer promoção em um dia que não tem nada a ver com o perfil da loja e do cliente.
Por exemplo, se você é do ramo de roupas masculinas, não faz sentido investir em grandes promoções no dia das mulheres. Ou lojas que não trabalham com produto infantil e façam campanhas no Dia das Crianças.
Divida as datas grupos
Pronto, você montou o calendário da loja, agora volte novamente olhando as datas marcadas e veja qual a priorização que ela deve ter. Pode ser de:
- Grande relevância: dias que merecem campanhas completas, ou seja, divulgação de promoções, descontos e designs especiais. Alto investimento de tempo e dinheiro;
- Média relevância: São dias considerados especiais, mas que possuem média influência sobre sua loja/produto. Possui promoções, porém o investimento financeiro e de tempo são menores;
- Pequena relevância: Datas que são lembradas, mencionadas nas redes sociais da loja, mas que não influencia diretamente a ponto de fazer promoções ou publicidade.
Datas importantes do calendário de varejo
Abaixo, trouxemos as datas mais importantes e que aquecem o financeiro do setor varejista. Confira:
- Natal: 24 e 25 de dezembro;
- Ano novo: 31 de dezembro a 1º de janeiro;
- Páscoa: março e abril, dependendo do ano;
- Dia das mães: segundo domingo do mês de maio;
- Dia dos namorados: 12 de junho no Brasil ou 14 de fevereiro que é a data mundial o “Valentine´s day”;
- Dia dos pais: segundo domingo de agosto;
- Dia das crianças: 12 de outubro;
- Black Friday: última sexta-feira de novembro, mas pode ser trabalhada durante toda a semana ou até mesmo.
Coloque tudo em prática
Agora que você já sabe sobre marketing e calendário de varejo, é o momento de pôr as duas estratégias para funcionar. Lembre-se de seguir corretamente cada passo para alcançar os melhores resultados.
Marketing de varejo proporciona muitos benefícios para alavancar sua loja e conquistar os clientes. Use sem moderação bom atendimento, publicidades bem elaboradas e soluções tecnológicas.
Alinhando com o calendário de varejo, as vendas e os lucros aumentam e a fidelização do público acontece. Sinta-se à vontade para encaixar cada dica com a realidade de sua empresa e boa sorte.