Não é de hoje que a internet tem revolucionado a qualidade de vida e empreendimento de milhares de pessoas. Algumas simplesmente passaram a ter sua vida completamente mantida por conta de um sistema de propaganda online. Sendo assim, por que você não investe em Marketing Digital para maquiadores?
Quem trabalha com a estética realmente não pode perder nenhuma oportunidade, e com o foco correto é possível levantar várias opções lucrativas.
Hoje gostaria de levantar este tema de uma maneira leve e descontraída, para que assim você possa ter uma opção razoável de captação de clientes, vamos conferir?
Por que utilizar o Marketing Digital para maquiadores?
Existem vários motivos para você investir nesta modalidade, mas de longe a principal delas é o público. Entenda, praticamente todo mundo hoje em dia está focado na internet.
É só andar na rua e em qualquer estabelecimento, não vai ser difícil encontrar alguém com um celular na mão em plena atividade.
Seja para jogar um joguinho, se comunicar, acessar o balanço da conta bancária ou o que for. Todos que seguem por este caminho conseguem encontrar o tipo de cliente que precisam.
Mas o grande truque por trás disso é a vantagem sobre o marketing tradicional de panfletagem e cartazes. Você não teria como saber se a pessoa que pegou o seu flyer estaria interessada em seus produtos.
Então, para garantir um bom resultado era necessário que a pessoa centralizasse em regiões ou bairros. Aumentando as chances de conseguir clientes por conta da proximidade.
Já no marketing digital para maquiadores você pode fazer sua propaganda ser apresentada tanto focada na localidade geográfica, quanto no próprio interesse das pessoas.
Como o público da maquiagem normalmente é um público de sexo feminino, é possível calibrar sua propaganda para este tipo específico.
Assim você não paga para que um senhor de 50 anos sem cuidados com a aparência acabe recebendo seu anúncio.
Esta questão de direcionamento é excelente, mas ainda não é todo o benefício desta modalidade.
Você também irá ganhar pelo fato de que é muito mais barato fazer uma propaganda online. Já que em momento nenhum será gasto algo físico, só acontecerá uma distribuição de dados.
Alguns ainda vendem coisas extras, como por exemplo um curso de automaquiagem online.
Como usar o Marketing Digital
Existem vários meios de você conseguir utilizar esta estratégia ao seu favor. Primeiramente, sempre tem a possibilidade de investir em uma agência de marketing profissional.
Afinal de contas, eles irão te dar mais segurança no trato com as medidas corretas. Você garante que não estará jogando dinheiro fora.
Porém você pode fazer tudo com suas próprias mãos, basta seguir estes passos básicos:
1 – Descubra a persona
Antes de começar é de extrema importância descobrir a persona para o seu negócio. Isto é, o tipo de cliente ideal, aquele que se ver a propaganda com certeza irá atrás do seu conteúdo.
Mas também é importante notar a necessidade de se poder criar uma persona que você deseja no seu negócio. Quer um público de perto da sua casa? Ou então deseja pessoas de maior poder financeiro?
Este é o primeiro passo para definir o sucesso da sua estratégia de marketing digital. Não é algo fácil, mas você pode ter um vislumbre rápido apenas espionando o perfil da sua concorrência.
Por exemplo, tente olhar para os salões mais bem cotados do mercado e como eles conseguem crescer. Veja o tipo de cliente que eles têm.
Levante dados como sexo, idade, localização geográfica, gostos e o que for para você finalmente alcançar o resultado esperado.
2 – Crie redes sociais
Para o mundo da estética é importante cativar seus clientes com amostras do trabalho. Falar sobre como melhorar a sua aparência com tarefas simples também é uma boa ideia.
O que não falta por aí são opções de conteúdo cativante que você pode apresentar para seus clientes. E quanto mais dele e com mais qualidade você fizer, melhor.
Uma estratégia bem comum é utilizar o Instagram e pedir permissão para as clientes para mostrar os resultados. Algumas vão querer até fazer aquela brincadeira do antes e depois.
O fato é que se você mostrar um bom serviço vai acabar chamando a atenção de várias outras possíveis clientes. É o famoso marketing de boca a boca.
Peça para a cliente marcar as amigas na postagem do seu perfil. Isto permitirá o negócio ir além de uma forma natural.
Um jeito legal de propagar seu conteúdo é fazendo tutoriais ou mesmo um curso de automaquiagem online.
3 – Utilize campanhas do Google Ads e Facebook Ads
Ambas são plataformas de propaganda paga, e obviamente não vão sair de graça. Mas sem dúvida é algo muito mais barato do que você gastaria com marketing físico.
Até porque se você fez o dever de casa e levantou direitinho a persona ideal, será fácil conseguir novos resultados.
Mas não se espante, o resultado não sai da noite para o dia. Você vai precisar batalhar um pouquinho e ter muita força de vontade.
O fato é que suas postagens podem ser impulsionadas no Instagram através do Facebook Ads, já que agora as duas redes sociais são do mesmo dono.
Já o Google Ads se tornou especializado em propagandas focadas nas buscas do Google, fazendo com que por exemplo, alguém que procure um salão perto de casa, encontre exatamente o seu.
Conclusão sobre Marketing Digital para Maquiadores
Este é um caminho um pouco longo, porém se você executar tudo certo, os resultados começam a brotar rapidamente.
Então vale sempre a pena investir em alguma capacitação na área, seja em um curso ou mesmo indo atrás de conteúdo pela internet e gastando um tempo para entender melhor.
Seja como for, é bem provável que este tenha sido um primeiro passo, um passo certo, na direção de um meio de bombar os seus resultados em seu salão. Basta apenas confiar que uma hora tudo vem de maneira tranquila como resultado.
No mais é isso, espero ter te ajudado com esta questão em especial. Qualquer dúvida é só chamar, ok?
Até a próxima!