Segundo um levantamento estatístico realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), em 2021 a Indústria respondeu por 22,2% do PIB nacional, o que confirma a importância do ramo industrial para a economia brasileira.
É nesse contexto, portanto, que o Marketing Industrial surge para ajudar a promover e comunicar corretamente as ações das empresas desse setor, bem como contribuir para estas enfrentarem os desafios da atual crise econômica pandêmica.
Vejamos então o que é o Marketing Industrial, sua definição, importância para as empresas e estratégias que você pode desenvolver para conquistar o sucesso da sua indústria. Confira!
O que é o Marketing Industrial?
O Marketing Industrial (também conhecido como Marketing B2B, ou seja, Business to Business) envolve o desenvolvimento de estratégias para empresas industriais que realizam negócios diretamente com outras organizações.
Aqui, apesar do objetivo ser igual ao marketing tradicional, aproximar uma marca do público com o qual ela precisa se relacionar, o cliente agora é outro: não é alguém físico, mas uma outra empresa.
Assim, diferentemente das empresas B2C (Business to consumer), as quais envolvem um relacionamento direto com o cliente final e o foco em estratégias de promoção de vendas, os planos de marketing no B2B envolvem a comunicação dos valores da marca.
Isso acontece através de notícias e conteúdos, de forma a reforçar o branding e o posicionamento da empresa perante o mercado.
Isto é fundamental, portanto, para a manutenção do relacionamento entre duas empresas, isso porque, se pensarmos em empresas B2B, todas elas precisam manter um bom relacionamento com seus fornecedores e compradores (atacado).
Desse modo, esta relação só se mantém forte quando há a transmissão dos valores e sentimento de confiança em ambas as partes. A nível de exemplo, podemos citar uma empresa de mineração que realiza extração de ferro, como o Grupo Vetorial.
Não faria sentido ela comunicar produtos produzidos ou campanhas de promoções, já que o negócio se trata de um serviço.
Sendo assim, o que ela deve comunicar são seus valores, seu comprometimento socioambiental, notícias de novos empreendimentos e outros, de modo a construir um bom posicionamento no mercado.
Qual a importância do Marketing Industrial?
Semelhante ao Marketing Tradicional, o Marketing Industrial é fundamental para o negócio, pois permite – além de todos os benefícios já mencionados, os seguintes pontos:
- A construção da consciência da marca;
- Análise de dados e métricas como o ROI (Retorno sobre o Investimento);
- A identificação de leads qualificados do setor;
- Uma análise mais completa dos leads.
Desta forma, o processo de desenvolver estratégias se torna mais eficiente, uma vez que traçamos um planejamento, metas, objetivos e analisamos os resultados.
Além disso, o desenvolvimento das ferramentas digitais e estratégias de marketing digital, proporcionou também grandes benefícios para empresas do setor industrial.
Isso porque, a presença no meio online permite que a empresa consiga se divulgar com maior eficiência através da produção de conteúdos online sem grandes custos agregados, o que não é possível em outras mídias tradicionais como o rádio, televisão ou jornal.
E ainda, o mundo digital possibilita que as notícias das empresas B2B cheguem ao público sem qualquer barreira geográfica ou temporal, apenas à distância de uma pesquisa no google ou outro mecanismo de busca, facilitando o acesso às informações sobre a empresa aos interessados.
3 estratégias de Marketing para a sua indústria!
Na prática, se você trabalha ou proprietário de uma empresa industrial, existem algumas estratégias essenciais para garantir o sucesso do departamento de Marketing da sua empresa:
1 – Desenvolva um calendário mensal com ações de Marketing
Trabalhe com metas, objetivos mensuráveis e reais. Defina as tarefas de cada responsável da sua equipe, prazos e controle os resultados com ferramentas digitais de Marketing.
2 – Invista nas redes sociais
Por exemplo, no caso da empresa de mineração, compartilhe atualizações das obras, notícias dos novos projetos, mencione quem faz parte da equipe, a história da empresa e outros.
Inclusive, se puder, invista em conteúdo audiovisual, já que é uma tendência forte na maior parte das redes sociais (Instagram, e TikTok e até Twitter).
3 – Foque em 2 técnicas de Marketing Digital
O Marketing de Conteúdo e SEO: principalmente quando se trata de empresas do setor industrial, produzir conteúdo de qualidade com dicas, curiosidades ou informações sobre determinado nicho da sua empresa (e incluir hiperlinks durante o texto) é fundamental.
Isso se dá, principalmente, para construir a estratégia de posicionamento da sua empresa – e melhoria deste -, além de promover mais informações sobre esta no digital.
Assim, sem dúvidas você estará preparado para dar os primeiros passos rumo ao sucesso das suas estratégias de Marketing Industrial e garantir o bom posicionamento da sua empresa!